Duda Sampaio brilha em goleada da Seleção na Copa América

Duda brilhou na goleada brasileira sobre o Peru/Foto: Thais Magalhães/CBF

O Brasil se despediu da primeira fase da Copa América Feminina com goleada em cima do Peru, e a partida teve como grande destaque a colorada Duda Sampaio. Escalada pela primeira vez como titular do time de Pia Sundhage, a meio-campista marcou um gol, deu uma assistência e sofreu um pênalti na vitória de 6 a 0 conquistada pela Seleção na noite de quinta-feira passada (21/07).

Destaque na grande campanha do Inter no Brasileirão A1, competição em que ocupa a primeira posição na lista de passes para gol, com oito, Duda já oferecera uma assistência na Copa América Feminina, ainda na primeira rodada, quando o Brasil despachou a Argentina por 4 a 0. A estreia como titular, porém, chegou apenas no sexto jogo da campanha, e comprovou que a camisa 10 das Gurias vive um 2022 iluminado.

Colorada tem excelentes números em 2022/Foto: Thais Magalhães/CBF

Melhor jogadora da atual edição do Campeonato Brasileiro nos meses de maio e junho, Duda marcou pela primeira vez com a camisa da Seleção aos 16 minutos da partida de quinta-feira. Após boa jogada pela esquerda, Fê Palermo cruzou bola rasteira em direção à entrada da área adversária, onde Sampaio demonstrou qualidade para superar a primeira marcadora já no domínio, com a canhota, e finalizar sem chances de defesa, com a perna direita, para as redes.

“Graças a Deus, pude aproveitar a minha chance hoje, jogando com tranquilidade e felicidade. Defender essa Seleção é algo incrível, eu sabia que uma hora teria a oportunidade. Estou muito feliz, e vamos com tudo para a fase final!”

Duda Sampaio
O sorriso de quem está à vontade com a Amarelinha/Foto: Ricardo Duarte

O golaço da craque colorada foi o segundo do Brasil, que àquela altura já vencia as peruanas por 1 a 0. Minutos mais tarde, Geyse faria o terceiro, ao passo que o quarto gol saiu após cobrança de pênalti. Encerrado o primeiro tempo, Duda somava 31 passes certos contra apenas quatro errados, e 100% de eficácia nos quatro desarmes que tentara, estatística que comprova o quão à vontade se sentiu na função que lhe fora designada por Pia – bastante similar à que desempenha no Inter de Maurício Salgado.

Foto: Thais Magalhães/CBF

“A função que desempenho no meu clube é bem semelhante à que faço aqui. Lá tenho bastante liberdade para atuar, aqui estou na Seleção, a gente sabe da dificuldade que os adversários nos impõem, então o mais importante é buscar fazer o que a Pia nos pede sempre, ter comprometimento dentro de campo. Graças a Deus, pude fazer isso bem hoje”

Duda Sampaio

Além da liberdade para se movimentar, outra semelhança encontrada por Duda entre Inter e Seleção fica pela responsabilidade de cobrar (quase) todos os lances de bola parada. No início do segundo tempo, por exemplo, foi a colorada quem bateu o escanteio que originou o quinto gol do Brasil. Da direita, Sampaio levantou bola forte e fechada, na cabeça de Fê Palermo, que não teve dificuldades para completar para as redes.

Logo depois de ser garçonete, Duda ameaçou reprisar o papel de artilheira, mas foi impedida, com falta, pela zaga rival. Dentro da área, o lance foi imediatamente assinalado como pênalti pela arbitragem, e convertido em gol por Adriana. A vitória de 6 a 0 referendou a classificação como líder do Brasil para as semifinais da Copa América. Na próxima terça-feira (26/07), a Canarinho enfrentará o Paraguai, em jogo único pela vaga na final do continente.

Ninguém toca na minha craque, viu?/Foto: Thais Magalhães/CBF

Se avançar à decisão, o Brasil decidirá o título da Copa América no sábado seguinte (30/07), às 21h de Brasília, contra o vencedor de duelo entre a anfitriã Colômbia e a Argentina. Já as Gurias voltarão a campo pelo Nacional logo depois, no dia três. Atuais vice-líderes, elas receberão o Santos, no Sesc, em partida da 14ª e penúltima rodada da primeira fase, e fica a nossa torcida para que esse retorno ocorra com a presença de uma craque campeã continental do lado colorado. Boa sorte, Duda! A Maior e Melhor Torcida do Rio Grande está contigo!