Inter é superado na última rodada do primeiro turno nacional

Alemão marcou na derrota de 2 a 1 do Inter/Foto: Ricardo Duarte

O Colorado visitou o Palmeiras, na tarde deste domingo (24/07), em partida da 19ª e última rodada do primeiro turno do Brasileirão. No Allianz Parque, Gustavo Gómez abriu o placar para os donos da casa, Alemão empatou para o Inter na reta final de confronto, mas Gabriel Menino, já depois dos 40 minutos da etapa final, decretou a vitória de 2 a 1 dos paulistas. O Clube do Povo volta a campo no próximo domingo (31/07), às 16h, no Beira-Rio, quando abrirá o returno nacional diante do Atlético-MG.

+ Confira a galeria de fotos;

+ Assista à coletiva de Mano Menezes;


Rival melhor

Inter foi a campo com alguns desfalques na defesa/Foto: Ricardo DUarte

Bastante desfalcado, o Inter foi a campo com novidades no Allianz Parque. Recorrente titular da zaga colorada, Mercado foi escalado como lateral-direito, enquanto Kaique e Vitão formaram o miolo de defesa do Clube do Povo. Na esquerda, Thauan completava o quarteto posicionado em frente a Daniel, enquanto Wanderson e Pedro Henrique atuavam como escapes na frente e Johnny povoava a meia-cancha vermelha.

A disposição colorada sustentou o zero a zero durante 17 minutos, quando Dudu fez jogada individual pela esquerda da área do Inter e cruzou bola rasteira para Gustavo Gómez. Como se fora um centroavante, o zagueiro completou para as redes gaúchas. O gol não alterou o panorama da partida, que seguiu disputada com maior posse de bola para o time da casa.

Edenilson usou a braçadeira colorada nesta tarde/Foto: Ricardo Duarte

Na tentativa de responder ao controle paulista, Mano redesenhou a linha de frente do Internacional, posicionando Pedro Henrique de maneira mais centralizada, enquanto Johnny e Wanderson atuavam nos respectivos corredores direito e esquerdo. Mesmo assim, quem voltou a marcar foi o Palmeiras, mas o gol de Murilo foi invalidado por impedimento – assinalado pelo VAR.

O gol anulado acordou o Inter, que ocupou o campo ofensivo nos últimos cinco minutos do primeiro tempo. Após seguidos cruzamentos cortados por Gustavo Gómez, Pena, inclusive, arrancou suspiros da torcida colorada. Pela intermediária esquerda de ataque, o uruguaio chutou por baixo, e parou em importante defesa de Weverton.

Pena teve boa chance no final do primeiro tempo/Foto: Ricardo Duarte

Inter cresce, mas paga caro por deslize

Mano mudou o time na volta do intervalo, com as entradas de Alemão e Mauricio nas vagas de Wanderson e Gabriel. Mais ofensivo, o Inter cresceu a partir das substituições, e passou a criar suas primeiras grandes chances da tarde. Aos 10, Pedro Henrique foi lançado por Pena, saiu cara a cara com Weverton e chutou mascado. A bola até passou do goleiro, mas foi cortada, em cima da linha, por Murilo.

Mauricio quase empatou as 13 do segundo tempo/Foto: Ricardo Duarte

Aos 13, quem assustou foi Mauricio, que recebeu ótima assistência de Alemão e, dentro da área, teve espaço para dominar e preparar o chute. De perna canhota, o arremate rasteiro foi defendido por Weverton. Atento à crescente do Inter, Abel Ferreira reforçou o poder de marcação de sua equipe, colocando Gabriel Menino, volante, na vaga de Raphael Veiga, meia-ofensivo.

Para além das trocas, o Palmeiras também reagiu dentro de campo – e com uma de suas principais armas. A partir de escanteio cobrado na primeira trave, os mandantes carimbaram duas vezes o travessão, com Dudu, cujo cabeceio também foi espalmado por Daniel, e Zé Rafael. Protagonista de um lado, a trave também salvou o outro aos 31, instante em que Alemão deixou três marcadores comendo poeira e mandou um tirambaço de fora da área. A bola explodiu no poste, adiando um gol, àquela altura, já inevitável.

Centroavante teve boa atuação em São Paulo/Foto: Ricardo Duarte

O empate chegou com Alemão. Grande nome da etapa final, o centroavante concluiu excelente trama do meio de campo colorado. Quem começou a jogada foi Pena, que acionou Mauricio. Ele carregou até o ataque, onde deixou para Edenilson, que serviu boa assistência para Alexandre. O camisa 35 dominou já preparando o chute de perna canhota, mas, mais do que um arremate, soltou um foguete teleguiado, que morreu no ângulo da meta palestrina.

Empate fazia justiça ao bom segundo tempo colorado/Foto: Ricardo Duarte

O empate reconhecia o bom segundo tempo colorado, mas foi desfeito aos 42, quando Gabriel Menino recebeu cruzamento de Vanderlan e finalizou no contrapé de Daniel. Último da partida, o gol definiu a vitória do Palmeiras, que segue na liderança isolada do Brasileirão, ao passo que o Inter, com 30 pontos, fica na sétima posição, mas empatado em pontos com o Flamengo, sexto.


Primeiro tempo

3min – Lançado pela esquerda, Dudu invade a área colorada, abre ângulo e finaliza de perna direita. Rasteira, a bola faz a curva, mas sai tirando tinta.

4min – Inter responde com Pena. Depois de boa combinação entre Edenilson e Johnny, Pena recebe pela esquerda e arrisca. Weverton defende.

6min – De muito longe, Veiga arrisca. Daniel encaixa.

17min – Gustavo Gómez recebe de Dudu e abre o placar para o Palmeiras.

20min – Marcos Rocha solta uma bomba de fora da área e arrisca. Tiro de meta para Daniel.

23min – Vanderlan repete o companheiro de posição e também finaliza de longe. Agora, Daniel defende em dois tempos.

35min – Dudu finaliza bola rasteira, pela esquerda da área colorada. Tiro de meta.

36min – Cartão amarelo para Mano Menezes.

40min – Gabriel é o primeiro jogador amarelado.

41min – Murilo pega o rebote de defesa de Daniel e amplia para o Palmeiras, mas lance é anulado pelo VAR.

45min – Mais dois. Vamos a 47 nesse primeiro tempo.

46min – SAAAAAALVA, WEVERTON! Inter vai para o ataque após a anulação do gol palestrino. De fora da área, Pena arrisca, e goleiro rival manda pela linha de fundo.

48min – Intervalo em São Paulo.


Segundo tempo

0min – Inter volta com novidades: Alemão e Mauricio substituem Wanderson e Gabriel.

10min – EM CIIIIIIIIMA DA LINHA! Lançado pela esquerda, Pedro Henrique dispara em velocidade, invade a área e chuta mascado. Debaixo das traves, Murilo corta. Na sequência, lance é paralisado por impedimento.

13min – SAAAAAAAALVA O GOLEIRO! Grande jogada de Alemão, que deixa dois marcadores para trás e serve Mauricio. Dentro da área, o meia domina, engatilha e solta o chute de perna canhota. Goleiro defende.

21min – DANIEL! Dudu finaliza boa bola de perna direita, com curva, a partir da entrada da área. Goleiro colorado voa e manda por escanteio.

22min – DANIEEEEEEEL! Depois de escanteio cobrado fechado pela direita, Dudu desvia na primeira trave. Goleiro do Inter salva, e Thauan completa pela linha de fundo.

22min – NO TRAVESSÃO! Agora, Zé Rafael é quem aparece na primeira trave. Testaço do meio-campista explode no poste superior.

23min – Wesley e Gabriel Menino entram no Palmeiras. Saem Dudu e Veiga.

31min – VALERIA PUSKAS! Alemão deixa três comendo poeira, ganha ângulo para a perna direita e manda um foguete, que explode no poste esquerdo de Weverton. Que lance!

34min – Scarpa bate falta fechada pela direita, López resvala, e ela quase toma o caminho do gol.

34min – Merentiel entra no Palmeiras. Sai López.

36min – MEU DEUS DO CÉU, QUE GOLAÇO! GOLAÇO! GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO! ALEMÃO, MEU FILHO, O QUE É ISSO? É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! Inter chega ao ataque de pé em pé. Pena, do campo de defesa, deixa com Mauricio, que escapa até o ataque e serve Edenilson. Dele para Alemão, que domina engatilhando o canhotaço e manda no ângulo palestrino. Pintura!

38min – Depois do gol, Pedro Henrique deixou o campo. Veio David.

43min – Menino recoloca o Palmeiras em vantagem.

45min – Mais quatro. Vamos a 49.

46min – Palmeiras troca mais duas vezes. Luan e Breno Lopes vêm, Danilo e Scarpa vão.

47min – No Inter, entram Moledo e Lucas Ramos. Vitão e Pena são substituídos.

50min – Jogo encerrado.


Ficha técnica:

Palmeiras (2): Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Danilo (Luan), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Dudu (Wesley), López (Merentiel) e Gustavo Scarpa (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira.

Internacional (1): Daniel; Gabriel Mercado, Kaique Rocha, Vitão e Thauan Lara; Gabriel (Mauricio), Johnny, Edenilson e Carlos de Pena; Pedro Henrique (David) e Wanderson (Alemão). Técnico: Mano Menezes.

Gols: Gustavo Gómez, aos 17’/1ºT, e Gabriel Menino, aos 42’/2ºT (P). Alemão, aos 36’/2ºT (I).

Cartões amarelos: Gabriel (I).

Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Thiago Henrique Correa Farinha. Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva. VAR: Pablo Ramon Pinheiro.

Estádio: Allianz Parque-SP.