Museu do Inter lança exposição em homenagem às Gurias Coloradas

Gurias são protagonistas na nova exposição do Museu/Foto: João Callegari

O Museu do Sport Club Internacional realizou, na tarde de segunda-feira (25/07), um evento para celebrar o lançamento da exposição ‘Mulheres, memórias muito além do futebol’, em homenagem às Gurias Coloradas. O evento também fez alusão ao Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana, Afro-caribenha e da Diáspora, e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. 

A celebração contou com a participação de representantes de torcidas e consulados, funcionários(as) do Clube, atletas do time feminino e diretores, além da presença de Sandra de Deus, professora, pesquisadora e doutora em comunicação. Diretora Feminina e de Inclusão, Janice Cardoso comandou a solenidade.

‘Mulheres, memórias muito além do futebol’, a nova exposição do Museu do Inter/Foto: João Callegari

Na ocasião, a zagueira Sorriso realizou a entrega da camisa comemorativa aos 100 jogos que completou pelo Inter no último dia 28 de maio. Paulista da capital, a defensora é a única atleta das Gurias com mais de uma centena de partidas já disputadas pelo Clube do Povo desde a reabertura do departamento de Futebol Feminino colorado. Emocionada, a ídola confidenciou que o evento ficará marcadora para o resto de sua vida.

Foto: João Callegari

“É muito emocionante estar aqui, fazendo história, construir tudo o que estou construindo. Agradeço, primeiramente, a Deus e a minha família, por terem me apoiado. Às atletas, comissão, todo mundo que está envolvido nessa história. Isso, pra mim não tem explicação. Estou muito feliz e honrada de fazer parte disso aqui. Para mim, é um privilégio como atleta, e espero buscar muitas coisas aqui dentro desse Clube que tem meu coração!”

Sorriso

As chuteiras utilizadas por Fabi Simões para marcar três gols logo no primeiro clássico Gre-Nal que a atacante disputou, válido pelo Gauchão de 2019 e encerrado com goleada colorada por 4 a 0, foram igualmente doadas ao Museu. Tida por muitos como a melhor lateral-direita da história do futebol feminino brasileiro, a baiana de Salvador também compartilhou seu orgulho com a homenagem recebida do Clube o Povo.

Foto: João Callegari

“Para mim, é muito gratificante ver várias pessoas, várias mulheres aqui presentes nesse evento, e eu marcando história aqui no Museu do Internacional. É orgulho. Uma coisa que eu não esperava, mas que aconteceu fruto de muito trabalho junto com as meninas dos times. Eu estou botando minha chuteira aqui, mas elas também fazem parte dessa história.”

Fabi Simões

O Museu ainda recebeu os troféus dos Brasileirões Sub-20 e Sub-17 de 2022 e do Gauchão 2021. Vale lembrar que a base colorada é a única do país que já conquistou todos os títulos nacionais possíveis. As taças ficarão expostas junto à camisa e ao par de chuteiras de Sorriso e Fabi, respectivamente. Vice-presidente de Relacionamento Social do Inter, Cauê Vieira celebrou o impacto que o protagonismo exercido pelas Gurias gera na sociedade.

“Que bom que a gente tem, no futebol, um espaço de visibilidade para essas temáticas. Através do futebol, a gente fala sobre conscientização e sobre inclusão de mulheres. O futebol nos dá a possibilidade de dar voz a temas que muitas vezes acabam sendo suprimidos pela sociedade. Que orgulho termos aqui, no Internacional, um espaço para falar sobre esses assuntos, onde as nossas Gurias Coloradas, que são símbolo dessa luta, tem todo destaque e reconhecimento”

Cauê Vieira
Cauê Vieira (D) recebe as chuteiras de Fabi Simões (E)/Foto: João Callegari

Já a diretora Feminina e de Inclusão do Inter, Janice Cardoso, destacou o simbolismo da data escolhida para o lançamento da nova exposição. Ao estabelecer um novo marco de valorização das Gurias Coloradas exatamente no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, da Diáspora, e no Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o Sport Club Internacional reafirma seu comprometimento por uma sociedade mais justa e sem discriminação.

Foto: João Callegari

“Ao inaugurarmos, nessa data marcante, no nosso Museu, a exposição do totem com objetos mágicos das Gurias Coloradas, estamos valorizando nosso vitorioso Futebol Feminino e homenageando todas as mulheres que levantam a bandeira da igualdade. É mais do que futebol! É o Clube do Povo cada vez mais inclusivo!”

Janice Cardoso

A partir desta terça (26), os visitantes já podem conhecer o totem com acervo das Gurias Coloradas no Museu do Inter. Clique no botão abaixo e saiba mais sobre o horário de funcionamento do Museu, e também confira informações sobre o tour Visita Colorada!