“A gente sabe onde quer chegar, e vamos buscar isso!” Maurício Salgado e atletas comemoram classificação
Pelo segundo ano consecutivo, as Gurias Coloradas são semifinalistas do Brasileirão A1. A vaga entre as quatro melhores equipes do país foi conquistada na última segunda-feira (22/08), depois de empate de 1 a 1 com o Flamengo, no Beira-Rio. O resultado, somado à vitória de 3 a 1 no jogo da ida, garantiu ao Inter a reedição da melhor campanha de sua história na elite feminina. Mas a simples classificação para enfrentar o São Paulo não satisfaz o apetite alvirrubro, como o técnico Maurício Salgado destacou em entrevista coletiva.
“É um clássico nacional no masculino e que tem se consolidado no feminino. Inter e São Paulo têm se encontrado em várias situações – inclusive na base. É uma equipe que a gente gosta de jogar contra, e que sabe as dificuldades de jogar contra. Buscam muito o resultado, assim como o Inter. Tem essa similaridade de um jogo rápido, de muita transição, e o que eu posso antecipar é que estamos com a expectativa de dois grandes jogos. E muito confiantes. A gente sabe onde quer chegar, e vamos buscar isso.”
Maurício Salgado
Homenageado minutos antes de a bola rolar para a partida de volta das quartas de final do Brasileirão, Salgado, que recentemente completou 100 jogos à frente das Gurias, admitiu que o time esteve abaixo do esperado no primeiro tempo, mas sublinhou a força mental apresentada pelo elenco para, logo após o gol visitante, sofrido na casa dos 20 minutos de jogo, igualar as ações do confronto. Já na etapa final, comentou o técnico, o Inter melhorou e fez por merecer, além do empate, uma possível vitória de virada.
“A gente tinha a clara noção de que o jogo geraria dificuldades. Primeiro, pela qualidade do adversário. O que ocorreu foi que, mesmo sabendo disso, tínhamos feito alguns planos de ação que não aconteceram no primeiro tempo. Nosso time entrou no jogo delas, e isso não pode voltar a acontecer. No segundo tempo, o time conseguiu ter esse encaixe. Conseguimos corrigir algumas coisas, e estivemos muito mais próximos do que somos.”
Maurício Salgado
“Nós temos, sistematicamente, mostrado que temos poder de reação em relação ao adversário. E quem quer chegar tem que ter isso, porque, às vezes, não é o que a gente planejou. Tem o adversário, tem circunstâncias. Então, acho que o segundo tempo é bem emblemático. Não porque foi o nosso melhor jogo, mas porque a gente não só equilibrou, como passou a ter mais ações.”
Maurício Salgado
Curiosamente, o São Paulo, adversário nas semis deste ano, é o mesmo rival superado pelas Gurias na fase de quartas de final da temporada passada. Na ocasião, o Inter perdeu o jogo de ida, disputado no Beira-Rio, por 2 a 1, mas virou de maneira histórica a partida da volta, no Morumbi, e chegou pela primeira vez na história entre as quatro melhores equipes do futebol feminino brasileiro.
A classificação para a final, porém, não veio em 2021. Nas semifinais, as Gurias foram superadas pelo Palmeiras, que com a vitória também garantiu vaga na Libertadores. A dor da eliminação para as palestrinas, bem como a euforia sentida no jogo do Morumbi, são algumas das lições que Maurício Salgado acredita terem sido absorvidas pelo grupo ao longo dos últimos meses. Por isso, o técnico entende que o Inter agora está mais preparado para chegar à decisão.
“Eu não acho; tenho certeza: a gente está mais pronto. Exatamente porque nós não somos os mesmos. Temos aprendido com o dia a dia, elas aprendem com as vitórias e com as derrotas. Você tem que ser sempre a sua melhor versão, e nós temos jogadoras muito boas e com bagagem. Que já sofreram com essa situação, que não é nova. Sabemos da dificuldade que é chegar e da qualificação do adversário, mas a gente sabe muito, também, das nossas qualidades – e a gente aprimorou muito elas. Somos um time mais pronto do que no ano passado.”
Maurício Salgado
A expectativa de Maurício Salgado também está alicerçada em dois ‘mantras’ do atual elenco colorado: a ambição, de quem não se satisfaz com a história já escrita, e a evolução, simbolizada pelo contínuo e incansável trabalho. A partir da soma desses valores, as Gurias sabem que são capazes de enfrentar qualquer adversidade. Confiança, para quem veste vermelho, jamais estará em falta.
“Usamos muito duas palavras no nosso dia a dia. Uma é ambição. Temos a ambição de chegar. E a outra é evolução. A gente precisa evoluir, e esse processo é diário. E quando você chega nesse alto rendimento, qualquer minuto é importante. O Inter é um time muito aguerrido, que segue o plano. Um time que respeita todo mundo, mas que também tem muita confiança no trabalho que faz e nas jogadoras que tem.”
Maurício Salgado
Jogadoras também festejam
A heroína da tarde no Beira-Rio foi Sorriso. Autora do gol de empate do Inter com o Flamengo, ela também concedeu entrevista coletiva depois da partida, na qual fez uma justa convocação à torcida. No próximo domingo (28/08), o Beira-Rio sediará o embate com o São Paulo a partir das 11h, e a ídola espera casa cheia para apoiar as Gurias na luta pela classificação. Em troca, o elenco promete o que nunca lhe faltou: entrega pelas cores do Clube do Povo.
“Tem que acreditar porque a gente vem desempenhando um grande papel. É de anos isso, uma construção muito grande. Estamos fazendo o nosso melhor em campo, e espero que, na semana que vem, esteja casa cheia, porque merecemos isso. Sempre queremos jogar no Estádio. Temos um time bem qualificado, que merece estar em palcos grandes. Podem ter certeza: garra e vontade não vão faltar. Vamos acreditar até o final e, se Deus quiser, conseguiremos essa classificação.”
Sorriso
O gol marcado no Beira-Rio foi o terceiro de Sorriso no Brasileirão de 2022. Atrás apenas de Millene, Lelê e Duda Sampaio na artilharia colorada, a xerife revelou que sua vocação ofensiva é continuamente estimulada pela comissão técnica, que defende que tanto ela quanto sua parceira, Bruna Benites, marquem presença com autoridade na área rival. Desta forma, o entrosamento da dupla, já consagrado na defesa, também tem evoluído no campo de ataque.
“Eu e a Bruna estamos há muitos anos juntas, e nos entendemos com um olhar. A gente não se fala muito, mas se entende. Se uma erra, a outra cobre. E a gente treina bastante. O professor sempre fala que tem que subir confiante, porque vai fazer. Estamos ali para defender, mas fazer também. Acho que o melhor ataque começa na melhor defesa, e estamos mantendo os pés no chão para melhorar a cada dia. Então, a Lelê e a Millene que se cuidem, porque estou chegando.”
Sorriso
Da artilheira para a garçonete. Pela 10ª vez no Brasileirão, Duda Sampaio serviu uma assistência com a camisa colorada. Ainda na orla do gramado do Beira-Rio, ela falou, assim que encerrado o confronto, de maneira exclusiva com as mídias do Inter. Feliz com a temporada que vive, a camisa 10 também comemorou o carinho que recebe da torcida, manifestação que toma como reconhecimento à postura que apresenta em campo.
“Sem dúvida, está sendo um grande ano, começando por esse momento de hoje, de chegar à semifinal de Brasileiro pela primeira vez. Estou muito feliz, principalmente por poder estar ajudando. É muito importante para mim, como meia, ajudar com assistências e correndo dentro de campo, igual tenho feito. Desde o início, quando cheguei aqui, tenho mostrado isso. É um pouco do que o Inter gosta, né? De um time que se entrega. Pude me encaixar bem aqui no time, e fico feliz!”
Duda Sampaio
O Check-In para a partida do próximo domingo será liberado nesta quinta-feira (25/08), a partir das 10h. Até aqui, as Gurias têm 100% de aproveitamento nas partidas que disputaram no Beira-Rio pelo Brasileirão de 2022. Com o apoio da torcida, o Inter buscará abrir vantagem no duelo contra o São Paulo, que terá seus 90 minutos finais disputados em Barueri, no dia 13 de setembro.