Base conhece estudo para formação de atletas mais inteligentes e criativos

As ações de trabalho na base colorada durante o período de isolamento social prosseguem. Nesta semana, depois do papo com o preparador físico, Fábio Mahseredijan, os profissionais do setor assistiram a apresentação de Israel Teoldo sobre um tema muito relevante no futebol atual, a formação de atletas para a tomada de decisões.

O professor Israel Teoldo trabalha como formador de instrutores nos cursos da Conmebol e também nos cursos para técnicos Licença A da CBF. E entre outros títulos, tem Pós-Doutorado – Ciências do Esporte na Brunel University London, na Inglaterra. Teoldo também coordena o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol da Faculdade de Viçosa-MG.

O trabalho apresentado, “Como qualificar o treino para ajudar na formação de jogadores mais inteligentes e criativos”, envolveu a todos presentes na vídeo-chamada. Durante a explanação, Teoldo apresentou o dado de que durante uma partida um atleta toma cerca de 2,5 mil decisões.

Para o coordenador de performance da base, Ademir Calovi, a preocupação hoje tem que ser na formação de jogadores mais cultos e criativos: “O tema apresentado hoje é novo e extremamente importante, pois o poder de decisão do jogador, que hoje tem menos tempo para executar ações, ganhou maior relevância. Hoje para formar jogadores taticamente cultos e criativos é importante avaliar as características e treina-las, assim potencializa-se as qualidades do atleta”, afirmou.