Inter vira e garante vaga na Libertadores
Repleto de desfalques, muitos de última hora, e debaixo de forte chuva, o Inter mostrou raça e futebol para virar contra o Ceará, nesta quarta-feira (27/10), e garantir vaga na Libertadores de 2023. No Beira-Rio, Edenilson e Alan Patrick marcaram os gols da vitória de 2 a 1, que leva o Clube do Povo aos 64 pontos na tabela. No próximo dia 2 de novembro, o Colorado voltará a campo diante do América-MG, fora de casa, em duelo da 35ª rodada do Nacional.
Desfalques e gol cedo complicam
O Inter esteve bastante desfalcado nesta noite. Sem Bustos, Johnny e Alemão, todos desfalques de última hora por quadro viral, e também Liziero, lesionado, Mano armou uma escalação ofensiva, com Pedro Henrique e Wanderson nas pontas, Alan Patrick e Pena na armação e Edenilson como primeiro volante. Enquanto o time ainda se encontrava em campo, o Ceará cavou pênalti que valeu o único gol da etapa inicial, marcado por Lima.
Convertida aos cinco minutos, a penalidade foi sucedida por melhora na atuação colorada. Usando principalmente o corredor esquerdo, flanco atacado por Renê e Wanderson, o Inter assustou pela primeira vez aos 15, quando o camisa 11 chutou forte, de dentro da área, mas para fora. Depois, Alan e Pena também levaram em perigo em arremates de longa distância – arma igualmente explorada pelos visitantes, que esbarraram em Keiller.
Time domina e vira
Mano mudou o time ainda no intervalo. Mais agudo do que Igor Gomes, que começara a partida na lateral-direita, Weverton foi chamado para fazer sua estreia pelo Inter. Com isso, o corredor tradicionalmente ocupado por Bustos ganhava mais agressividade, e empurrava o Colorado para o campo do Ceará. Sem condições de reagir na bola, os visitantes abraçaram a cera, e por isso pagaram caro.
Aos 19, Pena fez jogada individual, levou a marcação no drible e cruzou da esquerda. Rasteira, a assistência foi desviada por Moledo. Precisa, encontrou Edenilson, que completou para o gol aberto. No placar, 1 a 1. No anímico, a virada iminente. Com David e Mauricio nas vagas de Romero e PH, Mano renovou o fôlego do ataque e não deixou o ritmo cair.
De tão atordoado que estava, o Ceará tentou atuar com dois goleiros. Além de João Ricardo, Luiz Otávio jogou com as mãos, e espalmou chute preciso de Moledo. No campo, o árbitro ignorou. No VAR, não titubeou. Pênalti, que Alan Patrick converteu com a qualidade digna de quem veste a 10 do Clube do Povo. Antes do apito final, Lucas Ramos e Taison também entraram e contribuíram para a conquista dos três importantes pontos.
Primeiro tempo
1min – KEILLER! Cléber recebe passe em profundidade, invade a área colorada e finaliza rasteiro. Seguro na saída do gol, paredão abafa o chute.
2min – Pênalti para o Ceará.
5min – Keiller acerta o canto, mas a cobrança é bem sucedida, e Lima abre o placar para os visitantes.
6min – Bruno Pacheco finaliza rasteiro, da esquerda, e leva perigo.
11min – Alan Patrick cobra na área falta sofrida por Pedro Henrique, na direita do ataque. Moledo sobe mais do que a zaga e desvia com perigo, pela linha de fundo.
15min – POR DETALHE! Renê escapa pela esquerda e faz o cruzamento na direção de Braian. O centroavante ajeita para Edenilson, que serve Wanderson. Camisa 11 enche o pé e tira tinta do poste alvinegro.
20min – Boa chance! Renê recebe de Alan Patrick e, com espaço na entrada da área, solta a bomba. Forte, ela sai por cima. Pressão colorada!
23min – QUE TRAULITADA! Pena recebe com espaço pela intermediária esquerda de ataque, ajeita com a direita e, sem deixar cair, arrisca de canhota. A bola chega viva no goleiro, que espalma pela linha de fundo.
25min – KEEEEEEEEEEEEILLER! De mão trocada, goleiro voa no ângulo direito e impede o segundo gol visitante. Linda defesa!
30min – De voleio, Romero emenda cruzamento feito por Pedro Henrique. Forte, ela sai por cima.
33min – UUUUUUUH! Pena, pela intermediária direita de ataque, tenta de perna canhota. Rasteira e cruzada, ela sai raspando a trave.
41min – NADA? PH chama a marcação para bailar e é derrubado dentro da área. Arbitragem mandou seguir.
41min – Contragolpe do Ceará é perigoso. De longe, Nino arrisca e acerta a haste de sustentação da trave.
45min – Mais quatro. Primeiro tempo vai a 49.
45min – Geovane recebe o amarelo por falta em Moledo.
48min – COBRANÇA PERIGOSÍSSIMA! Alan tem falta frontal a seu dispor, e bate por cima da barreira. Ela desvia e sai tirando tinta.
48min – QUASE O EMPATE! Alan agora assume o escanteio. Pela esquerda, levanta na primeira trave, onde PH desvia. Ela corre a pequena trave e sai ao lado.
49min – Intervalo no Beira-Rio!
Segundo tempo
0min – Inter volta com mudança (e estreia). Weverton no lugar de Igor Gomes.
5min – INTER EM CIMA! Colorado começou o segundo tempo alugando o campo de ataque. Agora, Alan escapou pela esquerda e fez o cruzamento fechado, mas Braian, por detalhe, não conseguiu o desvio.
14min – Victor Luis entra no Ceará. Sai Rigonato.
18min – MILAAAAAAAAAAGRE DO GOLEIRO! Depois de bola espirrada no braço do zagueiro do Ceará – já dentro da área! -, Alan Patrick emenda um chute forte, mas João Ricardo voa e salva os visitantes.
19min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DE EMPATE! É GOL COLORADO! É GOL DO INTER! É GOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DA ACADEMIA DO POVO! EDENILSOOOOOOOOOOOON! É O GOL DA INSISTÊNCIA! Pela esquerda, Pena faz linda jogada e cruza rasteiro. Na primeira trave, Moledo desvia. Na segunda, Edenilson surge como centroavante e completa para o gol. VAMOS! EM BUSCA DA VIRADA! EM BUSCA DOS TRÊS PONTOS!
21min – Mano recebe o amarelo por reclamação.
25min – Wanderson tenta pela esquerda. Da quina da área, o 11 corta para dentro e chuta. A bola
26min – Zé Roberto substitui Cleber, Michel Macedo entra no lugar de Nino. Duas mudanças no Ceará.
28min – David e Mauricio por Romero e PH: mais duas trocas no Clube do Povo.
29min – PÊNALTI PARA O INTER! Moledo emendou chute forte de dentro da área, Luiz Otávio fez o milagre com a mão e o árbitro mandou seguir, mas o VAR chamou e a irregularidade está marcada!
30min – Luiz Otávio leva o amarelo!
32min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É O GOL DA VIRADA! VIRA, VIROU! É GOL DO INTER! É GOL DA ACADEMIA DO POVO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! VAMOS, COLORADO! É GOL DO CLUBE DO POVO! ALANPA! É GOL DO MEU 10! É GOL DO CRAQUE! Batida perfeita de Alan Patrick, no ângulo direito de João Ricardo, que se estica todo, mas não sai nem na foto. A virada chegou, os três pontos estão vindo, e o Beira-Rio está em festa!
34min – Guilherme Castilho e Iury entram no Ceará. Saem Geovane e Sobral.
39min – Duas trocas no Inter: Taison e Lucas Ramos por Wanderson e Alan Patrick.
42min – MILAGRE! Taison arma o contragolpe para o Inter, dispara em altíssima velocidade e serve David, que faz o pivô para o Renê. De três dedos, com estilo, o lateral só não marca o terceiro por culpa do goleiro, que salva.
45min – Vamos a 50! Mais cinco minutos.
50min – Árbitro acresce mais um. Jogo vai a 51.
51min – JOGO ENCERRADO! VITÓRIA COLORADA!
Ficha técnica:
Internacional (2): Keiller; Igor Gomes (Weverton), Vitão, Rodrigo Moledo e Renê; Edenilson, Carlos de Pena, Pedro Henrique (Mauricio), Alan Patrick (Lucas Ramos) e Wanderson (Taison); Braian Romero (David). Técnico: Mano Menezes.
Ceará (1): João Ricardo; Nino Paraíba (Michel Macedo), Luiz Otávio, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Geovane (Guilherme Castilho), Fernando Sobral (Iury), Diego Rigonato (Victor Luis) e Vina; Lima e Cléber (Zé Roberto). Técnico: Lucho González.
Gols: Lima, aos 5’/1ºT (C). Edenilson, aos 19’/2ºT, e Alan Patrick, aos 32’/2ºT (I).
Cartões amarelos: Luiz Otávio e Geovane (C).
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Eder Alexandre e Thiaggo Americano Labes. Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro. VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos.
Estádio: Beira-Rio.
Público: 10.544. Pagantes: 8.207. Não pagantes: 2.337.
Renda: R$ 181.476,00