Velhas Súmulas: ex-treinador Rubens Minelli recorda Inter dos anos 1970

Tricampeão estadual. Bicampeão nacional. Aí estão dois exemplos do saldo da soma entre Internacional e o treinador Rubens Minelli, ocorrida na metade dos anos 1970. E a partir dela, o Colorado se agrandou a ponto de dominar o futebol nacional por dois anos seguidos, conquistando o título de melhor equipe das edições de 1975 e 1976 do Campeonato Brasileiro. São duas equipes que estão eternizadas na história do Inter e serão para sempre motivo de orgulho para cada colorado e colorada.

Sobre tudo isto, Minelli, hoje com 91 anos de idade, falou em entrevista recentemente concedida à Rádio Colorada. O material foi reproduzido na edição deste final de semana do Programa Velhas Súmulas.

Minelli comandou tecnicamente o Inter entre os anos de 1974 e 1976
Sport Club Internacional · Rádio Colorada | Entrevista com o ex-treinador Rubens Minelli | 19/07/2020

O histórico ex-treinador recordou, na conversa, algumas de suas primeiras ações ao ser contratado como comandante técnico do time principal do Clube do Povo: “o Inter era um time forte para disputar o Campeonato Gaúcho, mas não era um time forte para ser campeão brasileiro. Eu conversei com o presidente do Inter naquela fase, o Herrmann [Eraldo], aliás, um excelente presidente, e disse que a ele que eu queria contratar quatro jogadores, mas não aceitava jogadores reservas em outros times, porque para fazer um time forte, você tem que levar os melhores jogadores dos outros times, e não levar os que estão sobrando. Eu dei as posições e os jogadores começaram a aparecer. Contrataram o Lula. Pagaram um milhão pelo Lula. Achavam que era muito dinheiro. E foi muito dinheiro, e bem pago, porque o jogador jogou muito. Contrataram Flávio; um zagueiro, o Marinho Peres. Eram titulares de outros times. Fizemos um time forte do Internacional”.

Minelli destacou o que esperava daquele Inter que tomou forma para ser campeão nacional em 1975 e 1976: “minha preocupação foi fazer um time forte, jovem e com muita técnica. Eu estava procurando jogadores, peças para montar uma estrutura diferente. As peças se encaixaram perfeitamente. Nós fizemos um time que jogava o futebol moderno há anos. O que o futebol apresenta hoje, eu já apresentava com o Internacional há anos. Naquela ocasião nós passamos a ser o time, com exceção dos cariocas que achavam que o Flamengo era o melhor time, mas disparado o Internacional, de Porto Alegre, foi tido como a melhor equipe. E ganhou os títulos para mostrar que tinha muita qualidade”.

Rubens Minelli foi treinador do Inter em 217 partidas, tendo obtido como resultados: 153 vitórias, 44 empates e apenas 20 derrotas.

Acompanhe a programação da Rádio Colorada: de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, o Programa do Inter aborda o noticiário sobre as equipes alvirrubras e do futebol local, nacional e estrangeiro; aos sábados, das 14 horas às 15 horas e 30 minutos, o Velhas Súmulas revisita a história mais que centenária do Internacional. A partir do próximo final de semana, o Velhas Súmulas também será reprisado aos domingos, a partir das 14 horas, sempre quando não houver outras transmissões neste horário.

Siga também a emissora de rádio oficial do Inter no Twitter.