Gurias lutam muito, mas são superadas pelo Corinthians
As Gurias Coloradas foram eliminadas da Supercopa Feminina de 2023 nesta quinta-feira (09/02). Em partida válida pela semifinal da competição, o Inter perdeu para o Corinthians, na Neoquímica Arena, pelo placar de 2 a 1. Priscila marcou para o Clube do Povo, enquanto Diany e Tamires anotaram os gols do time da casa. Agora, o time de Maurício Salgado volta as atenções para o Brasileirão A1, cuja primeira rodada será disputada no encerramento de fevereiro.
Bom primeiro tempo
Maurício Salgado repetiu a escalação de sábado passado, quando as Gurias golearam o Athletico por 5 a 1, para o duelo diante do Corinthians. Já a postura, embora igualmente competitiva, foi adaptada para o confronto semifinal. Agressivo e intenso sem a bola, o Inter não permitiu conforto às alvinegras, que até concentraram maior posse, mas pouco conseguiram criar antes do intervalo.
Atuando com linhas altas, a ponto de a goleira Lelê constantemente se aproximar do grande círculo do gramado, o Corinthians, além de inoperante no ataque, também começou a se expor na defesa. Espetada para os contragolpes, Belén Aquino era constantemente acionada nas costas da marcação, e sofreu, bem como Fabíola Sandoval, consecutivas faltas – todas punidas com relativa complacência pela arbitragem.
Saiu dos pés da uruguaia a melhor chance do Inter no primeiro tempo. Em cobrança de falta frontal, Aquino obrigou Lelê a operar um milagre. Além disso, Haas e Bruna, após escanteio cobrado por Djeni, também assustaram aos 34 minutos de jogo. Já o Corinthians, que antes mesmo do intervalo realizaria duas substituições (Andressa e Kati entraram nas vagas de Tarciane e Carol Tavares), incomodou somente em arremates de longa distância.
Dois gols impedem reação
A efetividade que faltou ao Corinthians no primeiro tempo sobrou no começo da etapa final. Se é verdade que Belén teve duas boas chances antes dos cinco minutos, os movimentos seguintes foram de protagonismo do ataque paulista. Assim, Diany abriu a conta aos 13, e Tamires, batendo pênalti, fez o segundo aos 24. Prontamente, Maurício Salgado, que já colocara Analuyza e Tamara em campo, recorreu à dupla Mileninha e Priscila.
Redisposto no ataque, então escalado com Sandoval e Analuyza nas meias e com as jovens promessas na frente, o Inter não abdicou da luta, e foi para cima. Com espaço para atacar o corredor direito, Tamara, primeiro, deu bom passe para Mileninha, que finalizou com espaço, mas para fora. Depois, aos 39, Pri aproveitou a sobra de cruzamento feito pela Bolt e não perdoou: 2 a 1. O empate, porém, infelizmente não chegou, embora a pressão tenha sido continuada.
Primeiro tempo
6min – Gabi Barbieri sai da meta como uma líbera, mas acerta a bola com a mão. Cartão amarelo para a goleira colorada.
8min – Yasmin recebe de Diany e arrisca a cobrança em dois toques. Forte demais, ela sai por cima.
12min – Bruna antecipa tentativa de cruzamento para Jaqueline e a posse fica com Gabi.
16min – Jheniffer recebe passe de Portilho e chuta por cima.
22min – De longe, Jaqueline arrisca finalização perigosa. A bola faz a curva e sai pela linha de fundo.
26min – MILAAAGRE DA GOLEIRA! Belén Aquino cobra falta frontal, na altura da meia-lua da grande área. Lelê voa para espalmar.
29min – Jogada irregular do Corinthians, mas não paralisada pela arbitragem, é finalizada por Millene Fernandes. Ela manda pela linha de fundo.
33min – CANTO BOLA! Depois de bonita troca de passes, Belén Aquino estica até Eskerdinha, que chuta travada. Escanteio!
34min – UUUUUUUUUUUUUUUUH! Djeni cobra o escanteio na altura da marca do pênalti, Bruna Benites ganha a briga pelo alto e finaliza mascado. Isa Haas, por detalhe, não finaliza e abre o placar.
34min – Capela recebe amarelo.
35min – HAAAAAS! Yasmim levanta na área paulista, Eskerda corta parcialmente e Portilho fica com a sobra. A atacante chuta, mas Isa bloqueia.
41min – Bruna recebe o amarelo. Falta em Jheniffer.
42min – Yasmim bate com muita força. Tiro de meta para Barbieri.
44min – Arthur Elias, insatisfeito com a exibição de sua defesa, faz duas trocas. Kati e Andressa entram, Carol Tavares e Tarciane saem.
45min – Mais cinco. Vamos a 50!
50min – INTERVALO EM ITAQUERA!
Segundo tempo
2min – DEFEEEEEEENDE, LELÊ! Pati lança Aquino nas costas, a uruguaia tenta o chute, mas, depois de boa saída, a goleira rival defende.
5min – UUUUH! Belén gira pra cima da primeira marcadora, corta a segunda e finaliza de perna direita. Lelê defende.
8min – Roberta pressiona Gabi Portilho e força chute mascado da adversária. Segura, Gabi fica com ela.
10min – Yasmim recebe de Portilho e, já dentro da área, chuta rasteiro. Tiro de meta para Barbieri!
11min – HAAS! Diany bate escanteio fechado da esquerda, Isa impede o chute de Jheniffer na pequena área.
13min – Diany abre o placar.
17min – Tamara e Analuyza em campo. Saem Roberta e Fany Gauto.
18min – MILAAAAAGRE DE LELÊ! Capela lança Aquino na área paulista, a uruguaia aproveita a hesitação da zaga alvinegra e chuta de voleio. Goleira rival salva!
20min – Vic Albuquerque e Tamires no Corinthians. Saem Portilho e Diany.
22min – Pênalti para o Corinthians.
24min – Tamires amplia para o Corinthians.
26min – Por reclamação, Sandoval recebe o amarelo.
29min – Carol Nogueira por Yasmim. Muda o time da casa.
33min – Mais duas mudanças no Clube do Povo: Priscila e Mileninha nos lugares Belén Aquino e Pati.
33min – Jaqueline amarelada.
36min – Carol Nogueira impede contragolpe do Inter. Amarelada!
37min – PRA FOOOOOOOOORA! Tamara lança Mileninha nas costas da zaga, a cria chega em grandes condições e finaliza de perna canhota. Quase o desconto!
39min – GOL DO INTER!
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO INTER! É GOL DAS GURIAS COLORADAS! É GOL DO CLUBE DO POVO! PRISCILA, PRISCILA, PRISCIIIIIIIILA! O INTER DESCONTA! Analuyza encontra Djeni no corredor central de ataque e deixa com a camisa oito, que encontra lindo passe rasteiro para Tamara. Dentro da área, ela cruza à meia-altura, Lelê não consegue o corte, mas Kati impede que Mileninha marque. No rebote, Pri não perdoa: de canhota, para as redes, para o gol!
45min – PRA FOOOOOOOORA! Eskerdinha cruza rasteiro para Sandoval, que domina de perna direita e chuta de canhota. Quase!
45min – Mais seis. Vamos a 51!
51min – A cera paulista vale mais dois de acréscimos.
53min – Encerrada a partida.
Ficha técnica:
Corinthians (2): Lelê; Carol Tavares (Kati), Mariza, Tarciane (Andressa) e Yasmim (Carol Nogueira); Diany (Tamires), Juliana Ferreira, Gabi Portilho (Vic Albuquerque) e Jaqueline; Millene e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.
Internacional (1): Barbieri; Roberta (Tamara), Bruna Benites, Haas e Eskerdinha; Capelinha, Djeni, Pati Llanos (Priscila) e Fany Gauto (Analuyza); Sandoval e Aquino (Mileninha). Técnico: Maurício Salgado.
Gols: Diany, aos 13’/2ºT, Tamires, aos 24’/2ºT (C). Priscila, aos 39’/2ºT (I).
Cartões amarelos: Jaqueline e Carol Nogueira (C). Barbieri, Bruna Benites, Sandoval e Capelinha (I).
Arbitragem: Deborah Correia, auxiliada por Patricia de Oliveira e Izabele de Oliveira. Quarta árbitra: Fernanda dos Santos de Souza. VAR: Caio Max Augusto Vieira.
Estádio: Neo Química Arena-SP.