Inter é superado no Gigante
O Clube do Povo foi derrotado de virada, nesta tarde de sábado (29/07), pelo Cuiabá. Válida pela 17ª rodada do Brasileirão, a partida foi encerrada com o placar de 2 a 1. Bustos marcou o gol do Inter no duelo, último disputado antes da visita colorada ao River, válida pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores e prevista para a próxima terça-feira (01/08).
Inter melhor no primeiro tempo
Com posse de bola superior aos 80% durante os 20 minutos que abriram o confronto, o Inter não deixou o Cuiabá respirar no começo de jogo no Beira-Rio. Cada chance criada pelo Clube do Povo era sucedida por intensa blitz na saída de jogo visitante, o que garantia veloz retomada da posse de bola. Assim, o gol não demorou a sair.
Aos 16 minutos de partida, Fabricio Bustos tirou proveito de corte incompleto da defesa cuiabana e, com a perna direita, acertou um chute cinematográfico no ângulo de Walter. Inevitável, o encontro da bola com as redes foi sucedido por explosão do Beira-Rio, que festejava na mesma intensidade apresentada pelo time dentro de campo. Por detalhe, inclusive, os festejos não foram ampliados aos 20.
Lançado após tabela entre Pena e Bustos, Valencia deixou o rival no chão antes de cruzar bola rasante. Venenosa, a tentativa de assistência cruzou a pequena área sem encontrar desvio de Alan Patrick ou Wandeco. Cinco minutos mais tarde, Wanderson bateu de chapa, depois de boa jogada com Renê, e parou em defesa de Walter. Só dava Inter!
A melhor oportunidade após o gol de Bustos, curiosamente, também pertenceu a um lateral. Renê circulou por dentro, apoiando na construção ofensiva, acionou Alan Patrick, recebeu a devolução na medida e soltou a bomba, já dentro da área. Walter espalmou, Pena ficou com o rebote e chutou em cima da marcação. Não era a hora do Inter. E era o momento do Cuiabá, que chegou ao empate aos 43. Ranielle, de cabeça, foi o algoz colorado.
Jogo nervoso
O recomeço de confronto sugeriu que o Inter reeditaria a forte blitz contra o Cuiabá. Com o advento do estreante Bruno Henrique, que substituiu Aránguiz, o Clube do Povo criou três boas chances antes dos cinco. Primeiro, Vitão carimbou o travessão. Depois, Wanderson esbarrou em grande defesa de Walter. No rebote, Bustos finalizou pelo alto. Daí em diante, o Cuiabá cresceu.
A crescente tensão gerou desconforto na equipe colorada, que começou a errar consecutivos passes. Solto para jogar, embora não abandonasse a retranca quando atacado, o Cuiabá passou a vencer a primeira linha de pressão do Inter e encontrar a zaga alvirrubra exposta. Nesse cenário, Gabriel Mercado impediu contragolpe promissor dos visitantes, aos 20, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Mesmo em desvantagem numérica, o Inter seguiu em cima. Coudet, que àquela altura também já promovera a entrada de Mauricio no lugar de Carlos de Pena, colocou Thauan Lara na vaga de Johnny, deslocando Renê para o miolo de zaga. Depois, PH e Luiz Adriano ainda substituíram Wanderson e Enner. Assim, a posse seguiu com o Clube do Povo, dono de grande oportunidade aos 34. De fora da área, Alan Patrick arriscou com força e carimbou o travessão.
A efetividade também foi aliada do Cuiabá na etapa final. Aos 41, os visitantes tiveram chance clara com Derik Lacerda, que finalizou para fora. No minuto seguinte, Deyverson protagonizou contra-ataque rápido que resultou no gol da virada visitante. Jogo encerrado: 2 a 1.
Primeiro tempo
1min – Inter começa na pressão! Depois de bonita tabela entre Alan Patrick, Aránguiz e Valencia, Carlos de Pena fica com a bola na entrada da árae e bate de canhota. A zaga bloqueia.
2min – Bustos é lançado pela direita e tenta o cruzamento. Fechada, a bola quase surpreende Walter, mas toma a linha de fundo como destino.
8min – Explode na marcação! Wanderson domina na meia-lua e solta a bomba. Carimbou o zagueiro!
11min – UH! Só o Inter joga! Colorado aperta a saída de jogo, recupera a posse e conduz até a direita. Bustos cruza, Valencia desvia e ela sai com perigo!
GOL DO INTER!
16min – GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO! É GOL DO INTER! GOOOOOOOOOOOOOOOL COLORADO! PINTURA, OBRA DE ARTE, ESPETÁCULO NO GIGANTE1 É GOL DO COLORADO, A ALEGRIA DOS NOSSOS CORAÇÕES! QUE BUCHA, BUSTOS! Depois de cruzamento da esquerda, a zaga visitante não consegue afastar o perigo e a sobra fica com Fabricio Bustos. Pela direita da grande área, o argentino solta a bomba e carimba o ângulo da meta cuiabana. Lindo!
20min – POR CENTÍMETRO! Enner recebe após linda tabela entre Bustos e Carlos de Pena, corta o marcador (que fica deitado) e cruza rasante. Nem Alanpa, nem Wandeco conseguem o desvio.
25min – Defende o goleiro! Tabela rápida pela esquerda, entre Wanderson e Renê. O lateral cruza para o atacante, que bate de primeira. Walter encaixa.
26min – Alanpa briga pela posse, garante ela dentro da área e cruza rasteiro. Antes de Enner, a zaga corta no último instante. Que blitz, amigos!
34min – Em profundidade, Alan Patrick tenta encontrar Wanderson. O camisa 11 acelera e toma a frente do zagueiro, mas o rival se recupera a tempo de mandar por escanteio.
37min – Que tabela! De Bustos para Pena, que ganha espaço para a canhota e arrisca. Passou perto!
40min – QUE JOGADA! Renê dá apoio na construção e deixa para Alan Patrick, que devolve na medida para o lateral. Ele solta a bomba, Walter espalma e, no rebote, Pena carimba o zagueirão.
41min – Amarelo para Mercado.
43min – De cabeça, Raniele empata para o Cuiabá.
45min – Mais quatro minutos! Primeiro tempo vai a 49.
48min – Nada? Aránguiz finaliza de dentro da área e a bola parece explodir no braço do rival. Juiz mandou seguir.
49min – Intervalo no Gigante.
Segundo tempo
0min – Inter volta com novidade (e estreia): Bruno Henrique na vaga de Aránguiz.
1min – Mostrando as credenciais, Bruno Henrique tenta o passe de trivela para Enner. Antes do centroavante, a zaga afasta e quase marca contra.
2min – NO TRAVESSÃO! Renê cruza da esquerda, Vitão aparece como elemento-surpresa e dá o testaço. A bola explode no poste e sai pela linha de fundo.
4min – UUUUUUUH! Wanderson recupera no campo de ataque, finta dois e manda a bomba. Walter espalma, a bola sobra com Bustos e ele quase marca o segundo.
14min – Bustos amarelado. Falta em cima de Deyverson.
18min – Mauricio entra no Inter. Sai Carlos de Pena.
20min – Mercado expulso pelo segundo cartão amarelo.
23min – De fora da área, Alan Patrick arrisca de perna direita e assusta.
23min – Troca o Clube do Povo: Johnny sai, Thauan entra.
23min – Rochet! Deyverson recebe na área colorada e finaliza rasteiro. Goleiro defende!
27min – Sobral cruza da direita, Deyverson desvia na segunda trave, sem força, e Rochet defende.
28min – Raniele é advertido com cartão amarelo. Cometeu falta dura em Thauan.
30min – Lacerda e Lucas Mineiro entram no Cuiabá. Clayson substituído, Sobral também.
34min – QUE PECADO! Da intermediária de ataque, Alan Patrick solta a bomba. A bola foge de Walter, mas escolhe o travessão como destino.
35min – Amarelo para Vitão. Impediu contragolpe visitante.
37min – Ceppelini sai, Denilson entra. Raniele sacado, Filipe Augusto promovido.
38min – Amarelo para Walter. Antijogo.
41min – Derik Lacerda recebe cruzamento de Wellington Silva, emenda de voleio e manda ao lado da meta colorada.
42min – Gol de Deyverson.
45min – Mais oito. Jogo vai a 53.
48min – Thauan recebe o amarelo.
48min – Pitta é o último nome chamado nos visitantes. Sai Deyverson.
53min – Fim de jogo.
Ficha técnica:
Internacional (1): Sergio Rochet, Fabricio Bustos, Gabriel Mercado, Vitão e Renê; Johnny (Thauan Lara), Carlos de Pena (Mauricio), Aránguiz (Bruno Henrique) e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
Cuiabá (2): Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme; Fernando Sobral (Lucas Mineiro), Raniele (Filipe Augusto) e Pablo Ceppelini (Denilson); Clayson (Derik Lacerda), Deyverson (Pitta) e Wellington Silva. Técnico: António Oliveira.
Gols: Bustos, aos 16’/1ºT (I). Raniele, aos 43’/1ºT, e Deyverson, aos 42’/2ºT (C).
Cartões amarelos: Mercado (I). Raniele e Walter (C).
Cartões vermelhos: Mercado (I).
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Danilo Ricardo Manis (FIFA) e Daniel Paulo Ziolli. Quarto Árbitro: Roger Goulart.. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA).
Estádio: Beira-Rio.
Público: 32.020. Pagantes: 26.603. Não pagantes: 5.417.
Renda: R$ 811.912,00.