David da Silva reassume o comando da base das Gurias Coloradas

David da Silva é o novo técnico da base feminina do Inter / Foto: Juliana Zanatta

A base mais campeã do Brasil está sob novo comando. O treinador David da Silva, que teve uma passagem vitoriosa pelo Clube do Povo entre 2018 e 2022, retorna ao Internacional e é o novo técnico das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 das Gurias Coloradas.

Natural de Estrela-RS, David iniciou a carreira no Uruguai, onde comandou o Club Atlético Progreso e o Club Atlético Bella Vista. Posteriormente, retornou à sua cidade natal onde treinou o Estrela Futebol Clube, conquistando o campeonato Gaúcho Feminino Sub-15, em 2018. Naquele mesmo ano recebeu convite para assumir o comando técnico da base feminina colorada, permanecendo até 2022. Como auxiliar técnico, conquistou o Brasileirão Sub-18; como treinador, conquistou dois campeonatos Gaúchos e quatro campeonatos Brasileiros, nas categorias Sub-16, Sub-17 e Sub-20, e no Sub-18 como auxiliar técnico. Além disso, também levantou os troféus de campeão da Liga de Desenvolvimento Sub-14, em 2021, e da CONMEBOL Libertadores Sub-16, no mesmo ano.

Técnico comandou a categoria Sub-14 na conquista da Liga de Desenvolvimento da CONMEBOL de 2021 / Foto: Adriano Fontes/CBF

Em 2021, foi treinador da Seleção Brasileira Escolar Sub-15, na oportunidade conquistando o título mundial. Na base colorada, trabalhou no processo de formação de diversas atletas que hoje integram a equipe profissional, como a goleira Gabriela Barbieri, as zagueiras Guta e Carla, as meio-campistas Gabi Berchon e Danny Teixeira e as atacantes Priscila, Mileninha, Alice e Tamara. Recentemente, David esteve no comando da base feminina do Brasil de Farroupilha.

“Estou muito feliz pela volta, reencontrei pessoas que já estavam aqui antes. Esperamos ter o mesmo sucesso ou até mais que antes, revelar muitas atletas. O Inter é um Clube que dá oportunidade para meninas muito novas, isso é importante. Entendo a responsabilidade que é manter essa hegemonia que nós temos tanto no futebol gaúcho quanto brasileiro, e criar meninas com a cara do Clube, que entendam a importância que têm o Inter na carreira delas e principalmente a importância que o Internacional e as categorias de base tem para o futebol brasileiro, sempre revelando muitas atletas”, destaca o treinador.

Nesta retomada, o técnico vai em busca do bicampeonato Gaúcho Sub-17, com data de estreia prevista para o dia 2 de setembro, contra o Guarany de Bagé.