Inter superado no Castelão

O Clube do Povo visitou o Fortaleza, na noite deste sábado (19/09), para a disputa de partida da 11ª rodada do Brasileirão. Iniciado às 19h, o confronto, realizado no Castelão, teve o 1 a 0 para os mandantes como placar final, gol de Felipe. O Inter agora volta suas atenções para a Libertadores, torneio pelo qual recebe, na próxima quarta-feira (23/09), o Grêmio, em partida de abertura do returno continental.


Etapa inicial movimentada

O Clube do Povo iniciou a partida com atitude, apertando a saída de bola cearense e exibindo intensa movimentação na linha de frente. O flanco direito, com Edenilson, Saravia e Leandro Fernández, causou problemas constantes à retaguarda tricolor, que sofria especialmente com o atacante argentino, dono de excelente oportunidade aos 23 da etapa inicial. Pouco depois, Patrick deixou o campo lesionado. Em seu lugar entrou Nonato, deslocando Johnny para o corredor esquerdo. Ato contínuo, Fernández passou a ocupar a faixa canhota, e por ali também criou grande chance, desperdiçada, por detalhe, pelo centroavante Leo Ferreira.

De sua parte, o Fortaleza seguiu fiel ao estilo de jogo do técnico Rogério Ceni. Recusando-se a quebrar bolas no campo de defesa, o Leão do Pici aceitava a pressão colorada, apostando em saídas velozes que pudessem escapar dos atacantes alvirrubros e, assim, criar situações de mano a mano para os velozes Osvaldo, Romarinho e David. Além do trio, o lateral-direito Marlon também assustou com seus rápidos avanços, igualmente incapazes de alterar o escore, que permaneceu em branco quando da chegada do intervalo.


Segundo tempo de confusões da arbitragem

O segundo tempo transcorreu marcado por acidentada atuação de Marielson Alves Silva. Logo aos quatro, o árbitro ignorou pênalti sofrido por Musto, cometido por Paulão. Aos 25, outra penalidade, esta cometida em Leandro Fernández, foi igualmente desconsiderada pela arbitragem.

Dentro de campo, o Inter retornou para os 45 minutos finais criando boas oportunidades, municiadas por D’Alessandro, novidade em relação aos 11 que desceram para os vestiários. No melhor momento do Clube do Povo, porém, quem abriu o placar foi o Fortaleza, em chute forte de Felipe que deu números finais ao duelo.


Melhores momentos – primeiro tempo

1min – UH! Edenilson recebe bom passe de Johnny, vai ao fundo e cruza buscando Leo Ferreira. Centroavante sobe bem e consegue o desvio, mas sem direção. Inter começa o jogo pressionando.

3min – Pela linha de fundo… Inter escapa bem pela direita a partir de arranque de Moledo, que lança Saravia. O lateral chega na linha de fundo e cruza fechado, mas a bola sai direto em tiro de meta para Felipe Alves.

5min – FELIPE ALVES! Leandro Fernández cobra escanteio pela direita. Aberta, a bola buscava Rodrigo Moledo, na marca do pênalti, mas goleiro tricolor deixa a meta e consegue afastar.

8min – MOISÉS! Após confusão na grande área colorada, lateral trava Wellington Paulista, que ficava com a bola de frente para a meta alvirrubra. Musto completa, enviando para escanteio.

13min – POR CIMA! Leandro Fernández recebe pela direita, corta para dentro e solta o canhotaço. Forte, a bola toma muita altura e supera o poste superior de Felipe Alves.

14min – Osvaldo é lançado em velocidade, vai ao fundo pela esquerda e cruza para Romarinho, que até desvia, mas sem direção alguma. Tiro de meta para Lomba.

18min – Passou perto! Felipe recebe na intermediária, ajeita para a direita e solta a bomba. Com muita curva, a bola sai tirando tinta do poste esquerdo de Lomba.

23min – COMO NÃO ENTROU?? Edenilson serve Leandro Fernández, que domina pela direita da grande área, finta em cima da marcação, abre para a canhota e manda rasteiro. A bola tira tinta da trave e explode na rede pelo lado de fora. O Inter passa muito perto de abrir o marcador!

25min – Com muitas dores, Quintero deixa o campo. Entra Jackson.

29min – Agora quem muda é Coudet. Entra Nonato, sai Patrick. A partir da troca, Johnny assume a função de meia-esquerda, enquanto o substituto passa a atuar como central. Edenilson completa a trinca, ocupando o flando direito.

30min – Marlon é lançado na esquerda da área colorada e cabeceia com muito perigo. Bola sai por cima do gol de Lomba.

31min – POR CENTÍÍÍÍMETRO! Leandro Fernández é lançado pela esquerda, ganha de Jackson, invade a área e rola rasteiro para Leo Ferreira, que se atira na bola, mas não consegue completar em direção ao gol aberto. Na sequência do lance, árbitro paralisa a jogada por falta na origem do lance.

35min – ENSAIADA! Edenilson cobra escanteio curto para Leandro Fernández, que cruza aberto. Moisés aparece como elemento surpresa na segunda trave e desvia para Johnny, que tenta o domínio, mas é travado pela marcação.

37min – FELIPE ALVES! Leo Ferreira faz excelente trabalho de pivô para Saravia, que cruza aberta, buscando Johnny. Jovem meio-campista consegue o desvio, mas sem tanta força. Defesa segura do goleiro tricolor.

42min – UUUH! Moisés recebe de Johnny e cruza buscando o segundo poste. Leo Ferreira passa da bola, mas se estica todo e consegue desviar. Bola sai por cima do gol, levando perigo.

45min – Vamos a 47. Mais dois de acréscimos.

47min – Fim de papo na primeira etapa.


Segundo tempo

0min – Inter de volta com mudança. D’Alessandro entra na vaga de Johnny. Nonato, agora, passa a ocupar a esquerda da trinca de meio-campistas.

2min – OPA! Juninho impede escapada de Edenilson e é punido com cartão amarelo.

3min – Leandro Fernández cobra com muito perigo. Bola cruza a extensão da meta tricolor sem desvio algum. Dentro da área, Paulão acertou violento carrinho em Musto. Lance será revisto no VAR.

6min – Jogo que segue. Árbitro não viu pênalti no lance.

11min – Bem, Zé! Fortaleza tem falta perigosa pela direita da intermediária. Cobrada aberta, a bola pingava perigosa na área vermelha, mas Zé Gabriel afasta pela linha de fundo.

14min – UH! Leandro Fernández vai ao fundo e cruza rasteiro. A bola chegaria limpa para Edenilson, já presente na pequena área. Antes dele, todavia, Paulão corta.

15min – PRA FOOOOOORA! D’Alessandro serve assistência açucarada para Leandro Fernández. Jackson trisca na bola, tirando ela da feição para o argentino, que manda, de canhota, ao lado do poste cearense.

16min – SAAAAAALVA A ZAGA! Agora, Fernández é o garçom. Ele serve Leo Ferreira, que invade a área e arremata travado por Paulão. A bola sai em escanteio para o Clube do Povo!

18min – D’Alessandro leva o amarelo. Motivo incerto.

20min – Felipe pega a sobra de corte parcial da defesa colorada e manda uma bomba para as redes de Lomba. Placar aberto.

23min – PERDEU! Nonato recupera a posse para o Inter e deixa com D’Ale, que dispara em velocidade pelo centro. Camisa 10 chega às cercanias da grande área acompanhado por Leandro Fernández e Leo Ferreira, e decide pelo passe em direção ao centroavante, que não consegue o domínio. Que oportunidade!

25min – Leandro Fernández é derrubado na área do Fortaleza. Árbitro ignora.

26min – Nonato leva o amarelo por falta na intermediária defensiva.

27min – Dupla troca no Inter! Boschilia e Abel Hernández entram nas vagas de Leandro Fernández e Leo Ferreira.

30min – Cartão amarelo para Boschilia.

31min – Muda Ceni, e em dobro. Yuri César no lugar de Osvaldo, Ronald na vaga de Wellington Paulista.

36min – UH! Moisés avança pela esquerda e cruza aberto. Abel vence no alto e cabeceia com perigo, mas a bola sai em tiro de meta.

37min – Duas últimas trocas para o Fortaleza. Fragapane e Orobó nas vagas de David e Romarinho.

39min – Coudet também faz sua quinta troca. Nonato deixa o campo para a entrada de Lindoso.

40min – Orobó marca para o Fortaleza, mas o lance estava claramente impedido. Irregularidade referendada pelo VAR.

45min – Vamos a 53. Mais oito minutos.

46min – Eduardo Coudet recebe o amarelo por reclamação.

52min – Mais um. Vamos a 54.

54min – Encerrada a partida.


Ficha técnica:

Fortaleza (1): Felipe Alves; Marlon, Juan Quintero (Jackson), Paulão e Carlinhos; Juninho, Felipe, David (Franco Fragapane), Romarinho (Orobó) e Osvaldo (Yuri César); Wellington Paulista (Ronald). Técnico: Rogerio Ceni.

Internacional (0): Marcelo Lomba; Renzo Saravia, Rodrigo Moledo, Zé Gabriel e Moisés; Damián Musto; Edenilson, Johnny (Andrés D’Alessandro) e Patrick (Nonato, depois Rodrigo Lindoso); Leandro Fernández (Gabriel Boschilia) e Leonardo Ferreira (Abel Hernández). Técnico: Eduardo Coudet.

Gol: Felipe, aos 20 minutos do segundo tempo (I).

Cartões amarelos: Juninho (F). Nonato e Andrés D’Alessandro (I).

Arbitragem: Marielson Alves Silva apita, auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Jucimar dos Santos Dias, trio baiano. VAR: Paulo Roberto Alves Júnior, do Paraná.

Estádio: Arena Castelão, Fortaleza-CE.