Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: saiba mais sobre a data e as iniciativas de acessibilidade do Clube do Povo

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ocorre nesta segunda-feira, 21 de setembro. Oficialmente instituída em 2005, a data é comemorada no início da primavera desde 1982, iniciativa de movimentos sociais que associam a chegada da nova estação, marcada pelo renascer de plantas caducifólias, ao espírito de renovação pleiteado por todos que lutam em defesa da inclusão plena na sociedade de nosso país.

Divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último Censo revelou que 24% da população nacional declara ter alguma deficiência, percentual que, se aplicado à atualidade, engloba mais de 45 milhões de pessoas. Elevado, o número confidencia a importância de que movimentos em defesa de maior acessibilidade sejam empreendidos no cotidiano, não ficando restritos apenas a datas e marcos específicos.

Na contramão do que muitos imaginam, deficiência e doença não são sinônimos, uma vez que a primeira nada mais é do que um substantivo, o qual se refere a uma característica inerente do indivíduo. A deficiência pode ser, citando apenas alguns exemplos, física, sensorial ou cognitiva. Exatamente por este motivo, quaisquer argumentos falaciosos que defendam “cura” precisam ser repudiados na mesma intensidade que olhares carregados de preconceito ou comentários nocivos.

“Nada é mais gratificante do

que um sorriso

de agradecimento.”

É nosso dever, enquanto sociedade, demolir barreiras que impeçam os indivíduos de exercerem participação total e efetiva na sociedade. O Clube do Povo compartilha desta filosofia, como comprovam iniciativas protagonizadas pelo Internacional nos últimos anos.

Instituição que carrega em seu DNA valores democráticos como a luta por igualdade, o Colorado gaúcho, nacionalmente conhecido como Clube do Povo do Rio Grande do Sul, sabe da importância de empreender para que o Beira-Rio, casa da Maior e Melhor Torcida do Rio Grande, acolha todos da melhor maneira possível. Desde a reabertura do Gigante, ocorrida em 2014, o Inter promoveu melhorias contínuas com o objetivo de adequar sua estrutura ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente à acessibilidade.

As transformações realizadas na estrutura física do Beira-Rio, que passou a contar com lugares para PCD’s (Pessoas com Deficiência) em praticamente todos os seus setores, foram reconhecidas no ano de 2016, quando o Gigante recebeu nota máxima no Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios. O programa considera, na avaliação dos palcos, características como conforto, segurança, acessibilidade e condições de higiene.

Para além de transformações físicas, o Clube do Povo também se orgulha de contar com pioneira equipe de acessibilidade no seu quadro de colaboradores. Criado em 2014, o grupo atualmente presta atendimento a PCD’s desde a chegada ao estacionamento do Gigante até a saída do complexo Beira-Rio. O serviço, que opera nos mais diversos setores do Estádio, conta com 45 pessoas em partidas de grande público, e trabalha de maneira integrada com Consulados e Torcidas Organizadas.

“Amamos o que fazemos. Nada é mais gratificante do que um sorriso de agradecimento. Vestimos a camiseta, e executamos nossa função com muita atenção, segurança, autonomia, dedicação, carinho e transparência”, destaca Márcia Picolli, membra do grupo. A equipe de acessibilidade também auxilia torcedores visitantes, atua em Gre-Nais realizados na Arena e, ainda, é figura carimbada no Lance de Craque, amistoso beneficente organizado pelo ídolo colorado D’Alessandro.

A equipe de acessibilidade conta com o apoio da Diretoria Feminina, pasta ligada à vice-presidência de Relacionamento Social e coordenada por Mirella Ferrari. Juntas, anualmente promovem o Jogo da Acessibilidade, quando o Beira-Rio abre suas portas para receber, gratuitamente, torcedores PCD’s em uma partida do Clube do Povo.

“Trabalhamos para proporcionar o melhor às pessoas com deficiência, oferecendo uma ótima lembrança àqueles que assistiam ao jogo. Faz parte da nossa luta por igualdade!”

Mirella Ferrari

Em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus, o Clube do Povo não poderá realizar, neste mês de setembro, nova edição do Jogo da Acessibilidade. De todo modo, porém, o Internacional reitera seu compromisso na luta contra preconceitos e em defesa da inclusão na sociedade brasileira, na esperança de que a data de hoje suscite questionamentos e atraia cada vez mais parceiros na causa, e reitera a identidade plural de uma instituição na qual todos e todas são bem-vindos!