Raio-X: os detalhes da última rodada da fase de grupos da Libertadores

Em busca da classificação às oitavas! O Clube do Povo visita a Universidad Católica, na noite desta quinta-feira (22/10), em partida de encerramento da fase de grupos da Libertadores. Duelo da sexta rodada da chave E, ocorre, a partir das 21h30, no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. Confira, a seguir, tudo sobre o embate!


Pra cima deles, Colorado!

Vice-líder do grupo E, o Inter joga por um empate para garantir classificação às oitavas da Libertadores. Embalado pela primeira colocação no Nacional, campeonato no qual soma quatro vitórias consecutivas, o Clube do Povo encerrou, na manhã desta quarta-feira (21/10), a preparação para a jornada em solo chileno. No CT Parque Gigante, Eduardo Coudet comandou uma atividade tática com o time que entrará em campo diante da Católica. Para o duelo, o Colorado terá quatro desfalques: Moisés e Leandro Fernández, suspensos, e Johnny e Boschilia, lesionados.

Após o treino, Marcelo Lomba concedeu entrevista exclusiva para a Mídia do Inter. O goleiro, que se atuar nesta quinta-feira se tornará o arqueiro com mais partidas de Libertadores disputadas pelo Clube do Povo, projetou o desafio decisivo que aguarda o Colorado em Santiago. Confira:

A terça-feira também contou com entrevista de atleta colorado. Atração de coletiva de imprensa virtual, Marcos Guilherme, titular nas últimas três partidas disputadas pelo Clube do Povo, comemorou o bom momento encarado pelo Inter na temporada e projetou a sequência do mês de outubro.

O Facebook do Inter também produziu conteúdo especial com vistas ao duelo desta quinta-feira. Confira o material, que conta com aspas de Marcelo Lomba, Zé Gabriel e Thiago Galhardo:

Em busca da vaga no Chile

Prontos para lutar pela classificação na Conmebol Libertadores! 💪🇦🇹 Thiago Galhardo, Zé Gabriel e Marcelo Lomba falam sobre e expectativa pelo duelo decisivo com a Universidad Católica!⚠️Atenção: jogo desta quinta-feira será transmitido com exclusividade aqui no Facebook! ⚠️#VamoInter #GloriaEterna

Posted by Sport Club Internacional on Wednesday, October 21, 2020

Transmissão

Libertadores, como todos os outros campeonatos, é na Rádio Colorada! A emissora oficial do Clube do Povo estará ao vivo a partir das 20h com a apresentação do Portões Abertos, pré-jogo legitimamente alvirrubro, feito de torcedor(a) para torcedor(a). Na sequência, às 21h, começa a jornada esportiva, que será sucedida, após o apito final, pelo Vestiário Vermelho, que repercute, com entrevistas exclusivas e coletivas, todos os detalhes do confronto. Acompanhe a cobertura através do FM 95,5 ou via Site e App do Inter.

Clique aqui para fazer o download do APP do Inter para Android

Clique aqui para fazer o download do APP do Inter para IOS

As redes sociais do Clube do Povo apresentarão, uma vez mais, o principal minuto a minuto da internet, enriquecido por imagens compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, o Facebook Watch anuncia transmissão.


Projeções de tabela

O Clube do Povo soma oito pontos na tabela de classificação, dois a menos do que o Grêmio, líder da chave E. Depois do Inter, quem aparece é o América de Cali, da Colômbia, terceiro com 5 pontos, um a mais do que a lanterna Católica. Se vencer no Chile, o Colorado pode encerrar a fase de grupos na primeira colocação – para tanto, precisaria torcer contra triunfo gaúcho no duelo que ocorre, na Arena, também nesta quinta, às 21h30.

Com situação encaminhada para avançar às oitavas, o Inter igualmente assegura a vaga eliminatória em caso de empate. Se perder para a Universidad, o Clube do Povo só fica de fora dos mata-matas continentais em caso de goleada do América de Cali sobre o Grêmio. No saldo de gols, o Colorado soma três tentos positivos, enquanto os colombianos têm dois negativos.


Arbitragem

Mauro Vigliano apita, auxiliado por Cristian Navarro e Julio Fernández. Trio argentino.


O rival

Los Cruzados/Foto: Site Universidad Católica

Comandada desde o início de 2020 pelo argentino Ariel Holan, a Universidad Católica chegou à Libertadores como campeã chilena. O troféu nacional foi conquistado apesar de paralisação do campeonato local, medida de segurança adotada em resposta aos levantes populares iniciados no mês de outubro de 2019 e que seguem tomando as ruas de Santiago contra políticas adotadas pelo governo do presidente Sebastián Piñera.

A taça ficou com ‘Los Cruzados’ pois, quando encerrado o torneio, a equipe, à época comandada por Gustavo Quinteros, somava 13 pontos de vantagem ao Colo-Colo, segundo. Assim, o clube foi decretado vencedor sem maiores discordâncias entre os rivais.

Ariel Holan, técnico da Católica/Foto: Site Universidad Católica

Tradicionalmente disposta no esquema 4-3-3, a Universidad Católica ocupa a terceira colocação no Campeonato Chileno. Desde a retomada do futebol, após nova interrupção no calendário, esta mundial e suscitada pela pandemia do novo coronavírus, a equipe disputou 11 partidas, das quais venceu cinco. Os Cruzados sofreram, ainda, três reveses, além de terem registrado duas igualdades.

A última partida disputada pelo time de Ariel Holan não foi encerrada. Após descer para os vestiários parcialmente derrotada por 2 a 0, a Universidad Católica viu seu duelo frente ao Curicó Unido, fora de casa, ser encerrado aos três minutos da etapa final devido à falta de luz, consequência de incêndio no sistema elétrico do Estádio La Granja.

Saavedra, meia da equipe chilena/Foto: Site Universidad Católica

O duelo desta quinta-feira é tratado como um dos mais importantes do ano para a Universidad Católica. Embora já eliminada da fase de oitavas de final da Libertadores, a equipe chilena sonha com atingir a terceira colocação do grupo para, assim, garantir vaga na Copa Sul-Americana. Muito por isto, Ariel Holan promete escalar força máxima para enfrentar o Inter. A provável escalação cruzada tem Dituro no gol; Rebolledo, Lanaro, Huerta e Parot na defesa; Saavedra, Fuenzalida e Pinares no meio; Lezcano, Zampedri e Puch no ataque. Kuscevic, zagueiro, e Aued, volante, são os desfalques do lado mandante.

Atleta da Seleção Chilena, Fuenzalida é um dos destaques do bom time cruzado/Foto: Site Universidad Católica

O palco

Inaugurado no dia 4 de setembro de 1988, o Estádio San Carlos de Apoquindo fica aos pés da Cordilheira dos Andes. Icônico pelo lindo visual que lhe serve de moldura, o endereço dos Cruzados conviveu com ampla reforma em 2012, continuada nos anos de 2013 e 2014. Palco dos mais modernos do Chile, amplamente utilizado por outras equipes do país, conta com capacidade para cerca de 15 mil pessoas.

Estádio San Carlos de Apoquindo/Foto: Site Universidad Católica

Retrospecto de invencibilidade

Inter e Universidad Católica já disputaram sete confrontos na história. Invicto no retrospecto do duelo, o Clube do Povo soma quatro vitórias sobre ‘Los Cruzados’. Ocorreram, ainda, três igualdades, números atingidos através de 14 gols marcados e apenas três sofridos.


O último encontro

A Universidad Católica foi a primeira adversária do Inter na fase de grupos da Libertadores 2020. Diante de quase 36 mil pessoas, o Clube do Povo derrotou os visitantes por 3 a 0, no Beira-Rio. Ofensivo desde o primeiro movimento, o Colorado encurralou a equipe chilena ainda na etapa inicial. Os gols, todavia, saíram apenas no segundo tempo. Guerrero, duas vezes, e Marcos Guilherme marcaram os tentos alvirrubros e garantiram a festa da Maior e Melhor Torcida do Rio Grande.