Inter vence no Jaconi lotado e avança na CONMEBOL Sul-Americana

Alario decidiu a classificação colorada/Foto: Ricardo Duarte

AVANÇA O INTERNACIONAL! Apoiado por um Alfredo Jaconi que pulsou como o Beira-Rio, o Clube do Povo venceu o Delfín-EQU por 1 a 0, gol de Lucas Alario, chegou aos 11 pontos no grupo C e garantiu vaga nos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana. A vitória desta noite de sábado (08/06), válida pela quinta rodada da competição continental, antecede embate contra o São Paulo, pelo Brasileirão, previsto para as 20h da próxima quinta (13/06), no Heriberto Hulse.

Leia mais:

+ Inter enfrenta o Rosario Central na CONMEBOL Sul-Americana;

+ Melhores momentos;

+ Coletivas pós-jogo;

+ Galeria de fotos;

+ Bastidores;

Nos playoffs continentais, o Inter, que avançou de fase na vice-liderança de sua chave, enfrentará o Rosario Central-ARG. O duelo será travado em jogos de ida e volta, cujas datas-base são os dias 17 e 24 de julho. Os argentinos abrirão o confronto como mandantes, no Gigante de Arroyito, enquanto o jogo de volta será travado com mando do Clube do Povo!

Torcida fez linda festa no Alfredo Jaconi/Foto: Ricardo Duarte

Time e torcida em sintonia

A saudade era grande, mas o apoio da torcida foi ainda maior. Depois de 41 dias sem ir a campo no Rio Grande do Sul, o Clube do Povo contou com a força de mais de 16 mil colorados e coloradas no caldeirão do Alfredo Jaconi. No embalado dessa cantoria incessante, o Inter cobrou míseros segundos para criar a primeira chance do jogo, finalizada por Alan Patrick e milagrosamente defendida pelo goleiro Heras.

Alan Patrick teve a primeira chance do jogo/Foto: Ricardo Duarte

A oportunidade do camisa 10 serviu de resumo ao roteiro da etapa inicial. Travado inteiramente no campo de defesa do Delfín-EQU, o confronto ficou resumido ao choque de ataque contra defesa. Incapaz de trocar passes, o time visitante abusou da cera para esfriar o jogo quando possível, e ainda contou com atuação inspirada de seu goleiro para não ser vazado antes do intervalo.

Alfredo Jaconi viveu uma noite de Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

Aos 11 minutos, Heras voltou a ser vilão do Inter. Em velocidade, o Colorado saiu com qualidade do campo de defesa, trocando passes pelo corredor direito. Acionado na altura do grande círculo, Alan Patrick conduziu até a entrada da área antes de encontrar Wesley com bonito passe em profundidade. O atacante bateu com força, rasteiro, mas parou em excelente saída do goleiro.

Heras brilhou em lance cara a cara com Wesley/Foto: Ricardo Duarte

Não faltou movimentação para os jogadores de ataque do Inter, que trocavam constantemente de posição, fazendo dos tabelamentos pelo lado do campo o gatilho perfeito para arrastar a última linha adversária. Já na bola parada, o Colorado levou 17 minutos para assustar. Da esquerda, Alan Patrick cobrou escanteio fechado. Na primeira trave, Fernando desviou de letra. Em cima da linha, Heras espalmou, e Alario, no rebote, finalizou por cima.

Alario teve bom desempenho nas disputas pelo alto/Foto: Ricardo Duarte

Na teoria, a formação ofensiva deixava a Academia do Povo exposta aos contragolpes. Em campo, o que se viu foi uma atuação segura de Vitão e Robert Renan. Acompanhados por Fernando, os zagueiros só foram batidos em um lance, quando Messiniti, aos 27 minutos, escapou em velocidade pela esquerda e até conseguiu driblar Fabrício. Com pouco ângulo, contudo, o atacante definiu sem força, e Bruno Henrique, ligado na cobertura, afastou o perigo.

A pressão colorada foi continuada até o apito final. Aos 41, Alan Patrick soltou a bomba de fora da área e assustou Heras. Minutos mais tarde, Bruno Henrique foi atropelado dentro da grande área. Inicialmente, a arbitragem ignorou a penalidade, mas o VAR, após revisão, sugeriu que o vídeo fosse consultado. Infelizmente, um impedimento na origem da jogada impediu maiores emoções para colorados e coloradas. Ao final do primeiro tempo, o placar seguia zerado.


Gol faz justiça ao domínio colorado

Os minutos inaugurais do segundo tempo não fugiram à regra do primeiro. Logo aos quatro, Mallo aproveitou escanteio batido na segunda trave e cabeceou forte, mas carimbou a marcação. Cada vez mais fechado, o muro de defensores equatorianos também bloqueou, aos seis, chute promissor de Bruno Henrique. Coudet, então, colocou Wanderson em campo (logo depois, o comandante também promoveria as entradas de Bustos e Lucca nas vagas de Mallo e Aránguiz).

Wanderson entrou no começo do segundo tempo/Foto: Ricardo Duarte

Com Wanderson na ponta-direita, Lucca e Alario centralizados e Wesley no corredor esquerdo, o Clube do Povo ficou desenhado em um esquema próximo ao 4-2-4. A formação com dois centroavantes favoreceu o jogo aéreo, arma intensamente explorada a partir desse momento em diante – e responsável pelo gol colorado.

O relógio indicava 23 minutos quando Wesley assumiu a responsabilidade de cobrar escanteio pela esquerda. Mais uma vez, a batida foi forte, em direção à segunda trave. Desta vez, quem apareceu com espaço foi Vitão. Generoso, o zagueiro percebeu que Alario conseguira tomar a frente da marcação e cabeceou na direção do argentino, que não perdoou. De primeira, o centroavante emendou de perna direita e fez o Jaconi explodir. Inter 1 a 0!

Alario marcou pela quinta vez com a camisa do Inter/Foto: Ricardo Duarte

Com o gol, o Inter ultrapassava o próprio Delfín-EQU e entrava na zona de classificação para os playoffs da CONMEBOL Sul-Americana. Obrigado a sair para o jogo, o time visitante começou a ceder mais espaços, e quase pagou caro quando Lucca, aos 31, aproveitou erro na saída de jogo adversária, invadiu a área pela direita e bateu forte. A bola saiu raspando o travessão de Heras.

Jaconi explodiu com o gol colorado/Foto: Ricardo Duarte

O jogo de xadrez dos técnicos foi intensificado aos 33 minutos, quando Juan Pablo Buch substituiu Miño por Tejena. Ao mesmo tempo, Coudet reforçou o sistema defensivo colorado: Igor Gomes e Thiago Maia entraram nos lugares de Alario e Wesley. A partir de então, Bustos foi adiantado para a linha de meio-campistas, onde ficou alinhado com Fernando, Maia e Wanderson.

Na única chance que criou na reta final, o Delfín-EQU parou no goleiro Fabrício. Em lance de puro reflexo, o paredão colorado salvou, com a mão esquerda, chute perigosíssimo do ataque visitante. No restante do confronto, os equatorianos abusaram do chuveirinho, mas não conseguiram superar a defesa do Inter. Na frente, o Clube do Povo ainda teve oportunidades para matar o jogo no contra-ataque, mas o 1 a 0 já era suficiente!

Colorado está classificado para os playoffs da CONMEBOL Sul-Americana!

Primeiro tempo

0min – SAAAAAAAAALVA HERAS! Lançado na esquerda, Renê consegue o domínio e, já rente à linha de fundo, serve Alan Patrick. O capitão domina, ganha ângulo para a perna direita e bate abafado por grande saída do goleiro rival.

3min – O homem tá afim de jogo! Alan Patrick recebe na entrada da área e tenta de cobertura. Passou perto!

5min – Mais uma do Colorado! Wesley, de esquerda, arrisca de fora da área. Cruzada, ela morre em tiro de meta.

8min – Alan Patrick, pelo corredor esquerdo da intermediária ofensiva, cobra falta buscando o gol. Com desvio na barreira, ela sai em escanteio.

9min – Tiro de meta, professor? Wesley entorta Cuero e cruza rasteiro. Alario desvia, a bola ainda bate no marcador e sai na linha de fundo. Arbitragem deu posse para o Delfín-EQU.

11min – MILAGRE DO GOLEIRO! De pé em pé, o Inter arma o contragolpe até Alan Patrick. O craque conduz para o ataque e encontra lindo passe em profundidade por Wesley, que finaliza abafado por mais uma saída arrojada de Heras.

12min – Renê, caindo por dentro, recebe de Wesley e bate rasteiro e cruzado. Passou perto!

17min – UUUUUUUUUUUUUUH! Alan Patrick bate escanteio fechado da esquerda, Fernando desvia na primeira trave e Heras, no limite da risca, espalma. Alario ainda tenta no rebote, mas manda por cima.

24min – Wesley recebe na esquerda e cruza fechado, buscando Alario. A bola, porém, vai na direção de Heras, que quase se complica, mas defende.

26min – Aránguiz recebe na grande área e é atropelado. Em cima do lance, árbitro fez que não era com ele.

27min – BRUNO HENRIQUE! Messiniti recebe na esquerda da área colorada e dribla Fabrício. Sem ângulo, o atacante tenta o chute, mas o camisa oito colorado trava em cima da linha!

34min – Por antijogo, Miño recebe o primeiro amarelo da noite!

39min – Seguro, Fabrício! Miño arrisca da entrada da área e o goleiro colorado encaixa sem rebote!

39min – Inter chega pela esquerda. Wesley cruza na primeira trave, Alario antecipa e finaliza. Com desvio, sai em escanteio!

41min – UH! Vitão lança Wesley, que deixa com Alan Patrick. O camisa 10 carrega por dentro e solta o foguete de perna direita. Assustou, mas saiu em tiro de meta.

42min – QUE JOGADA! Renê recebe pela esquerda da área e toca para Bruno Henrique. A zaga desvia, mas não impede a conclusão do passe. O chute do camisa oito, contudo, sai sem direção.

44min – Amarelo para Goitea.

45min – Mais quatro. Primeiro tempo vai a 49!

46min – Bruno Henrique recebeu na área, dominou e, antes do giro, foi atropelado. Juiz também mandou seguir.

47min – VAR CHAMOU! POSSÍVEL PÊNALTI!

49min – Após consulta ao vídeo, arbitragem marca impedimento do ataque colorado.

51min – Uh! Depois de cruzamento da esquerda, Alario cabeceia e a zaga corta a centímetros do gol.

52min – Intervalo no Jaconi.


Segundo tempo

4min – Hugo Mallo recebe escanteio cobrado com força da esquerda, sobe mais do que a marcação e cabeceia forte. A bola explode na marcação.

6min – O muro de defensores visitantes salva mais uma. Alan Patrick encontra Bruno Henrique na área equatoriana e o camisa oito bate de canhota, mas é bloqueado.

9min – Wanderson em campo! Atacante, que retorna de lesão, entra na vaga de Bruno Henrique.

14min – Messiniti sai no Delfín. Entra Herrera.

15min – Coudet muda mais duas vezes: Bustos e Lucca nas vagas de Mallo e Aránguiz.

18min – Wanderson recebe o amarelo por impedir o contragolpe visitante com falta.


GOL DO INTER!

23min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOL DA ACADEMIA DO POVO! LUCAS ALARIOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! PIPA ALARIOOOOOOOOOOOOOOOOO! É GOL COLORADOOOOOOOOOOOO! Wesley bate escanteio aberto da esquerda. Na segunda trave, Vitão surge livre e desvia no pé de Alario, que emenda sem deixar ela cair. Bucha do centroavante para tirar o zero do placar! VAMOS!

31min – FOGUETE DE LUCCA! Atacante aproveita a interceptação na saída de jogo equatoriana, invade a área e, com ângulo para a direita, solta a bomba. Assoviou o travessão!

33min – Michael Tejena entra no Delfín. Miño deixa o campo.

35min – Coudet conclui as trocas da noite. Igor Gomes e Thiago Maia vêm, Alario e Wesley vão.

37min – FABRÍCIO! Grande defesa do paredão colorado! Pela esquerda da área vermelha, Tejena aparecera para bater de canhota.

42min – Thiago Maia é amarelado por falta na altura do grande círculo.

44min – Alan Patrick dá lindo passe de calcanhar para Thiago Maia, que tenta a inversão até Bustos. A zaga corta, mas a sobra é do nosso capitão, que bate para defesa firme de Heras.

45min – Mais quatro também no segundo tempo. Jogo vai a 49.

49min – JOGO ENCERRADO! INTER AVANÇA!


Ficha técnica:

Internacional (1): Fabrício; Hugo Mallo (Bustos), Vitão, Robert Renan e Renê; Fernando, Charles Aránguiz (Lucca), Bruno Henrique (Wanderson) e Wesley (Thiago Maia); Alan Patrick e Lucas Alario (Igor Gomes). Técnico: Eduardo Coudet.

Delfín-EQU (0): Brian Heras; Josue Cuero, Nicolas Goitea, Ignacio Gariglio e Juan Manuel Elordi; Jean Carlos Humanante, Maikel Reyes, Marcos Mejia e Alan Miño (Tejena); Nicolas Messiniti (Herrera) e Angulo. Técnico: Juan Pablo Buch.

Gol: Alario, aos 23’/2ºT (I).

Cartões amarelos: Wanderson e Thiago Maia (I). Miño e Goitea (D).

Arbitragem: Felipe González, auxiliado por Alejandro Molina e Gabriel Ureta. Quarto Árbitro: Francisco Gilbabert. VAR: José Cabero.

Estádio: Alfredo Jaconi-RS.

Público: 16.822. Pagantes: 14.103. Não pagantes: 2.719.

Renda: R$ 731.083,00.