Gurias Coloradas vencem a terceira consecutiva no Brasileirão feminino
Com gols de Tamara, Letícia Monteiro e Priscila, as Gurias Coloradas venceram o Botafogo por 3 x 0 no estádio Ronaldo Nazário de Lima, no Rio de Janeiro, e se afastaram da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro feminino. Ao embalar com a terceira vitória consecutiva na competição, a equipe de Jorge Barcellos, agora, começa a sonhar com a classificação para a segunda fase do nacional.
Buscando a vitória desde o início
As Gurias Coloradas começam a partida tentando criar algumas situações de ataque pelo lado esquerdo de ataque, mas é o Botafogo que tem a primeira chance de gol no jogo em cobrança de escanteio quando Silvana subiu mais que todo mundo e cabeceou para fora. Mas foi aos cinco minutos de jogo que Tamara, da pequena área, estufou as redes de Michelle. A colorada aproveitou um cruzamento de Belén Aquino e precisou de duas tentativas para abrir o placar.
Após algumas tentativas de cruzamento do Botafogo, e uma parada para o atendimento de Driely, que saiu da partida contundida, o jogo esfria sem chances claras de gol para nenhuma equipe por alguns minutos, até que aos 21min, Letícia Monteiro dá pelo passe em profundidade para Priscila, que chega chutando forte e cruzado para grande defesa da goleira Michelle, que salva as botafoguenses do 2 x 0. Dois minutos depois, Belén Aquino tenta um lindo voleio após escanteio de Katrine, a defesa carioca corta com um toque de mão na bola, mas arbitragem não viu o pênalti no lance.
Após uma pausa para hidratação, o jogo volta com a mesma intensidade no ataque das Gurias Coloradas, que levavam bastante perigo à defesa carioca sem tomar sustos. Aos 32min, com um único toque, Capelinha desarma o ataque botafoguense e aciona Priscila na entrada da área. A atacante das Gurias Coloradas tem Letícia Monteiro se projetando pela direita, mas ela prefere cortar para a perna esquerda e tentar a finalização. A bola acaba explodindo na defesa.
Antes do final da primeira etapa, as Gurias Coloradas ainda chegaram perto de ampliar o placar com combinações de Priscila, Letícia Monteiro e Belén Aquino.
Início fulminante na segunda etapa
No início da segunda etapa, o jogo seguia movimentado no ataque das Gurias Coloradas. Logo no primeiro minuto, Priscila, ágil e determinada, arrancou pela ponta direita, vencendo a marcação com a habilidade característica da Rainha da América. O cruzamento saiu preciso, e na segunda trave, Belén Aquino se lançou na bola, dividindo com a defesa carioca. Era o prenúncio do segundo gol das Gurias.
Sem tempo para a defesa carioca respirar, Belén Aquino voltou a ser protagonista. A uruguaia, como q driblou adversárias com maestria e invadiu a área. O chute, embora desviado pela defesa, parou nas mãos seguras da goleira Michelle, que parecia ter nascido para momentos como aquele.
E logo aos três minutos da segunda etapa, a insistência das Gurias Coloradas foi recompensada após Priscila, novamente brilhando pela direita ao se desvencilhar da marcação com facilidade, encontrar Letícia Monteiro no centro da área. Letícia, em uma jogada de pura raça e técnica, girou sobre a marcação, foi derrubada, mas, mesmo do chão, não desistiu e empurrou a bola para o fundo das redes. Botafogo 0 x 2 Inter.
Mesmo com o gol, as botafoguenses mostraram mais ímpeto ofensivo na segunda etapa com as mudanças do técnico Léo Goulart no intervalo. Aos sete minutos, Tamara tentou deitar e rolar, mas dessa vez, a goleira Michelle estava lá, imbatível, segurando a bola. Aos 16min, Letícia Monteiro, em uma jogada de pura genialidade, driblou três adversárias e encontrou Capelinha em profundidade. O cruzamento da volante foi cortado pela defesa carioca, resultando em escanteio para as Gurias Coloradas, mas a ameaça era constante.
As botafoguenses tentavam revidar, mas Priscila, aos 17min, tentou encobrir Michelle de fora da área. A bola, no entanto, traiçoeira, se perdeu pela linha de fundo. O Botafogo respondeu com Mayara Vaz arriscando de longe, mas a goleira Tainá, atenta, defendeu no canto direito.
Tainá brilha
O tempo passava e a partida seguia para a vitória alvirrubra com a segurança das mãos da arqueira colorada. Aos 26min, um cruzamento na área das Gurias Coloradas encontrou Tainá soberana no ar, transmitindo segurança à sua equipe. Sete minutos depois, Chai, em cobrança de falta, lançou a bola na área colorada, mas Tainá, dividindo com Silvana, saiu ilesa.
O relógio marcava 39min quando Yenny Acuña fez um cruzamento perfeito para Priscila. Contudo, o morrinho artilheiro traiu a jogadora, que não conseguiu finalizar. Na sobra, Marzia chutou por cima do gol, arrancando suspiros da torcida.
Com as entradas de Marzia e Analuyza no meio da segunda etapa, as Gurias ganharam um pouco de fôlego, mas as cariocas seguiam tentando marcar o seu primeiro gol na partida. E os 40min, o Botafogo quase marcou, mas Tainá, em um lance de puro reflexo, salvou o Inter novamente.
A árbitra da partida deu sete minutos de acréscimo e o jogo ficou mais pesado a partir dos 40min, o cansaço era evidente em ambas as equipes. Aos 50min, foi a vez de Nathane ameaçar, mas Tainá, monumental, defendeu em dois tempos.
No apagar das luzes
E quando parecia que o placar estava definido, aos 52min, veio o golpe final. Yenny Acuña lançou alto para Priscila na ponta esquerda. Com frieza e habilidade, ela arrancou, cortou a marcação e, com um chute preciso, estufou as redes. Gol da Rainha da América, antes do apito final.
Primeiro tempo
2′ – Na primeira conclusão a gol do jogo, Silvana sobe mais que todo mundo após cobrança de escanteio na área das Gurias Coloradas e cabeceia para fora.
5′ – GOOOOOL! Após cobrança de escanteio, Tamara aproveita a sobra e estufa as redes das cariocas!
10′ – As Gurias Coloradas giram a bola em frente a defesa carioca levando ela até a esquerda com a Katrine. A lateral colorada tenta o cruzamento que sai muito fechado para Priscila.
10′ – Uuuuh! Letícia Monteiro tabela com Belén Aquino na meia lua, dá um corte seco na adversária e busca o canto da goleira Michelle, que consegue catar a bola.
14′ – Mayara Vaz faz jogada na ponta direita de ataque e cruza na área das Gurias Coloradas, Tainá pula no alto e fica com ela.
19′ – Belén Aquino encontra Isa Haas na área botafoguense no escanteio, mas a zagueira colorada não consegue imprimir força no cabeceio.
21′ – Belo lançamento de Letícia Monteiro para Priscila em profundidade que chegou chutando forte e cruzado! A goleira Michelle faz bela defesa para salvar as botafoguenses do 2 x 0.
23′ – QUAAAAASE! Belén Aquino tenta o voleio após cobrança de escanteio de Katrine, a defesa carioca consegue o corte. Um toque de mão na bola não foi visto pela arbitragem que não marcou o pênalti.
23′ – Belén Aquino é acionada na ponta esquerda, corta para a perna direita e iça a bola na área carioca. Priscila não alcança o cruzamento.
32′ – Com um único toque, Capelinha desarma o ataque botafoguense e aciona Priscila na entrada da área. A atacante das Gurias Coloradas tem Letícia Monteiro se projetando pela direita, mas ela prefere cortar para a perna esquerda e tentar a finalização. A bola acaba explodindo na defesa.
36′ – Tamara escora para Pati Llanos que chega chutando de fora da área, a bola passa muito perto do ângulo de Michelle que só acompanha com olhos esperando o melhor.
40′ – Uuuh… Letícia Monteiro recebe na entrada da área de Pati Llanos, gira, e bate rasteiro para o gol. A bola quica em frente a Michelle que espalma.
43′ – Priscila recebe de Belén Aquino na área, a bola escapa um pouco de seu domínio, mas ela se recupera, dá uma linda caneta na adversária e antes de conseguir finalizar para o gol, a defesa carioca consegue o corte.
49′ – Final da primeira etapa.
Segundo tempo
1′ – Logo no início da segunda etapa, Priscila é acionada na ponta direita, vence a marcação e faz o cruzamento para Belén Aquino na segunda trave. A uruguaia tenta a finalização dividida com a defesa carioca.
2′ – A dribles, Belén Aquino invade a área e bate para o gol. A bola sai mascada na defesa e fica com a goleira Michelle.
3′ – GOOOOOLLLL! PRISCILA FAZ BELA JOGADA PELA PONTA DIREITA E ENCONTRA LETÍCIA MONTEIRO NO MIOLO DA ÁREA, QUE GIROU NA MARCAÇÃO, FOI DERRUBADA E MESMO DO CHÃO, CONSEGUE EMPURRAR PARA O FUNDO DAS REDES!
7′ – Também no chão, Tamara tenta a finalização para o gol de Michelle que dessa vez fica com a bola.
16′ – Letícia Monteiro enfileira três adversárias e aciona Capelinha em profundidade. A volante colorada tenta o cruzamento, que é cortado pela defesa carioca e é escanteio para as Gurias Coloradas.
17′- Priscila tenta encobrir a goleira Michelle de fora da área, a bola acaba se perdendo na linha de fundo.
19′ – Mayara Vaz arrisca de fora da área e a goleira Tainá cai no canto direito para ficar com a bola.
26′ – Cruzamento na área das Gurias Coloradas e Tainá fica com ela soberana no ar.
33′ – Falta para o Botafogo na intermediária e Chai bota a bola na área das Gurias Coloradas, a goleira Tainá divide com Silvana que fica sentindo.
39′ – Yenny Acuña faz bom cruzamento para Priscila que é traída pelo morrinho artilheiro, e não consegue concluir, na sobra, ela escora para Marzia que bate por cima do gol.
40′ – TAAAAINÁ!!! Lançamento para a área colorada e a goleira das Gurias Coloradas salva o Inter em belo cabeceio de Gabi Itacaré.
50′ – TAAAINÁ DE NOVO! Nathane recebe a bola na área e Tainá sai no abafa para defender a bola em dois tempos.
52′ – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL!!! Yenny Acuña manda um lançamento alto para Priscila na ponta esquerda, ela estica, corta a marcação para o meio e estufa as redes!
52′ – FIM DE JOGO!
Ficha técnica:
Internacional (3): Tainá, Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine, Capelinha, Gabi Morais (Zóio), Pati Llanos (Marzia) e Letícia Monteiro (Analuyza), Belén Aquino (Yenny Acuña) e Priscila. Técnico: Jorge Barcellos.
Botafogo (0): Michelle, Bárbara (Bruna), Káren, Silvana e Guima (Nalon), Chai, Driely (Vitorinha), Mayara Vaz (Drika) e Nathane, Gabi Itacaré e Kélen (Sassá). Técnico: Léo Goulart.
Gols: Tamara, aos 5’/1ºT, Letícia Monteiro, aos 3’/2ºT, e Priscila, aos 52’/2ºT (I).
Cartões Amarelos: Tamara e Capelinha. (I) Sassá. (B)
Arbitragem: Ingrede Santos, auxiliada por Beatriz Geraldini de Sousa e Ana Vitoria Trindade Ferreira. Quarto árbitro: Alan Trindade da Silva.
Estádio: Ronaldo Luis Nazário de Lima.