Inter promove primeira edição do Seminário de Emergências Médicas no Futebol
O Clube do Povo, por meio da Área de Operações, realizou, na tarde desta terça-feira (03), a primeira edição do Seminário de Emergências Médicas no Futebol. O evento teve como objetivo demonstrar procedimentos e protocolos para o atendimento a atletas durante jogos, bem como aprimorar a identificação e avaliação de emergências, capacitando os participantes para reconhecer e agir rapidamente a situações críticas em eventos futebolísticos.
Os principais tópicos abordados incluíram o fortalecimento e a aplicação de protocolos de atendimento e a promoção e integração das equipes médicas envolvidas.
A abertura foi conduzida por Cauê Vieira, representante do Conselho de Gestão, que enfatizou: “Um encontro como este representa mais um passo do Clube do Povo rumo à mais alta capacitação de seus colaboradores, destacando a importância de um atendimento eficiente e de excelência.”
Na sequência, o Dr. Marcos Marczwski, coordenador de Saúde e Performance do Inter, apresentou a estrutura organizacional do Departamento Médico do Futebol Sport Club Internacional. Ele ressaltou que “este seminário foi de extrema importância por reunir profissionais direta e indiretamente vinculados às atividades esportivas do Inter. É crucial que todos tenham noções básicas de suporte à vida, que fazem a diferença no desfecho final dos atendimentos. Conseguimos reunir profissionais de saúde e de campo das nossas categorias profissionais, base e feminino.”
A Dra. Denise Magalhães representou a Unimed, apresentando a estrutura do SOS Unimed e os Protocolos de Atendimento. Já o Dr. Cícero Baldin, representante do Hospital Mãe de Deus, trouxe uma visão detalhada da estrutura de atendimento a emergências médicas. Ele comentou que “o evento foi revolucionário por reunir profissionais de todos os departamentos ligados ao futebol, que fazem o elo entre saúde e atendimento aos atletas. Conseguimos debater formas de melhorar os protocolos, simulações e tudo que podemos implementar para garantir o melhor atendimento aos atletas.”
A Área de Operações destacou alguns planos de ação baseados nas apresentações feitas pelos profissionais, abrindo um espaço de debate para a inclusão de novas estratégias e ações que visam aprimorar continuamente o atendimento dos profissionais que atuam no Beira-Rio e nas demais áreas em que o Clube do Povo opera.
Rodrigo Lucca, diretor de Operações, encerrou o encontro agradecendo a participação de todos, frisando que este foi apenas o primeiro passo rumo à constante capacitação e profissionalização dos colaboradores.
Profissionais dos departamentos médicos do Inter, Unimed, Bombeiros Civis, Hospital Mãe de Deus, Conselho de Gestão do SCI, e a Área de Operações do Clube, responsável pelo seminário, estiveram presentes. Ao final do evento, todos os participantes receberam certificados de participação no seminário.