Inter realiza pré-estreia do documentário ‘Gigantes’ sobre recuperação do Beira-Rio

Sala de conferências Cid Pinheiro Cabral, exibiu duas sessões de “Gigantes”, nesta sexta-feira (6) /Foto: Filipe Maciel / Internacional

O Sport Club Internacional realizou, nesta sexta-feira (6), a pré-estreia do documentário “Gigantes”, que retrata o processo de recuperação do estádio Beira-Rio após as enchentes de maio. A exibição ocorreu em duas sessões, na sala de conferências Cid Pinheiro Cabral, às 16h e às 19h30. As sessões foram destinadas a sócios, imprensa, conselheiros, representantes das torcidas e funcionários do Clube.

Leia mais:

A produção mostra o impacto da maior catástrofe ambiental da história do Rio Grande do Sul, que afetou gravemente o estádio Beira-Rio e destruiu o CT Parque Gigante. O documentário registra o trabalho de reconstrução das instalações do Clube e o esforço coletivo para reerguer toda a estrutura severamente danificada.

Para o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, a obra mostra a capacidade de mobilização e o trabalho do Clube e de seus funcionários.

“Acho fundamental esse trabalho, e estão todos de parabéns: aqueles que trabalharam na reconstrução do Beira-Rio e do CT e aqueles que, ao longo desse período, conseguiram juntar esse acervo de material para que a gente possa mostrar para o mundo, para o Brasil, para o torcedor colorado, principalmente, todo esse envolvimento e a capacidade de mobilização dos colorados e coloradas, e dos nossos funcionários, que trabalharam para que a gente pudesse recuperar esse tão importante patrimônio.”

O vice-presidente de Patrimônio e do CT Parque Gigante, Gabriel Nunes, salienta a satisfação de mostrar para a torcida colorada os trabalhos de recuperação.

“Ver as imagens e tudo o que a gente passou, enquanto diretoria, enquanto funcionários, enquanto Clube, foi realmente muito impactante. Acho que o Daniel teve um olhar muito sensível para esse momento difícil que todos passaram, toda a sociedade gaúcha como um todo. E, com a força da torcida e com o trabalho árduo dos nossos funcionários, conseguimos nos mobilizar para não baixar a guarda e levantar o nosso Gigante em tempo recorde. Foi muito importante estar aqui hoje, na nossa sala de conferências, mostrando esse material para nossos associados e para nossa torcida. É realmente uma satisfação muito grande, e agora vamos em frente, em busca dos nossos objetivos na temporada.”

Diretor da obra, o jornalista Daniel Marenco afirma que a produção é uma homenagem a quem vive o Inter hoje e, também, a quem ajudou na construção do Estádio no passado. 

“O que tenho dito é que o mais importante desse processo todo é a possibilidade de homenagear quem faz esse estádio existir. Eu filmei essa galera que trabalhou na reconstrução do Gigante, mas de certa forma, também, estava pensando nos que, lá atrás, construíram o Beira-Rio. E, entre esses do passado, meu avô”, afirmou o videomaker do Clube.

Vice-presidente de Comunicação, Ricardo Rogoski falou antes da segunda sessão da pré-estreia do documentário “Gigantes” /Foto: Nelson Pires / Internacional

“De que a gente não tem o direito de desistir, não podemos ficar tristes, não podemos desistir, porque somos colorados e temos a missão de representar aqueles que construíram um estádio sobre as águas”, citou como a principal mensagem do filme, o vice-presidente de Comunicação Ricardo Rogoski.

Emoção tomou conta da sala de conferências Cid Pinheiro Cabral, na primeira sessão do “Gigantes” /Foto: Filipe Maciel / Internacional

Para o vice-presidente do Conselho de Gestão, Ivandro Morbach, apontou a importância de mostrar a dimensão pelo o que passou o estádio Beira-Rio em meio à tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul.

“Queria primeiro ressaltar e parabenizar a equipe de comunicação do clube, que fez um belíssimo documento histórico. Revisitar esse momento e olhar a real dimensão do que passamos, uma tragédia climática que atingiu todo o estado, inclusive o nosso clube, é algo muito importante. Nossos profissionais se engajaram na reconstrução e colocaram o coração nesse processo, como se estivessem reconstruindo a própria casa. Isso é realmente comovente. Fizemos o trabalho em tempo recorde, mas, mais uma vez, os protagonistas foram os profissionais e funcionários do Inter, que, mesmo atingidos e enfrentando dificuldades, trabalharam intensamente, com o coração, demonstrando amor.”

Vice-presidente de Administração, André Dalto, lembra que o Inter manteve a sua essência de Clube do Povo durante o período.

“O estado inteiro foi, digamos assim, acolhido pelo povo. E o Inter não é diferente; a gente tem essa marca de ser o Clube do Povo, e a nossa torcida foi fundamental em todos os sentidos. Dentro do Beira-Rio, para a nossa reconstrução, o nosso povo interno, nossos colaboradores, foram protagonistas dessa retomada. E eu, como dirigente, fico orgulhoso dessa equipe que temos aqui trabalhando”, completou Dalto.

A estreia de “Gigantes” ocorrerá neste sábado, às 22h, no SporTV. Após a transmissão na TV, o filme estará disponível no Globoplay.