Inter é superado nos pênaltis e deixa a Copa do Brasil
O Internacional lutou até o final na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, mas não conseguiu alcançar a classificação na Copa do Brasil. O time colorado venceu o América-MG por 1 a 0 no tempo normal, com gol de Yuri Alberto marcado no finalzinho do segundo tempo, e levou a decisão da vaga para os pênaltis. Porém, acabou superado por 6 a 5 e se despediu do torneio.
Agora, o foco fica concentrado nas disputas do Brasileirão e da Libertadores. No domingo (22/11), às 18h15, o Inter recebe o Fluminense, no Beira-Rio, pela 22ª rodada do Brasileirão. Na próxima quarta (25/11), começa a decidir com o Boca Juniors, também no Gigante, a vaga às quartas de final da competição continental.
Escalação modificada em BH
O time que começou a partida na capital mineira teve mudanças em relação ao jogo contra o Santos. Moisés retomou a titularidade na lateral esquerda, enquanto Rodrigo Lindoso e D’Alessandro foram as novidades no meio-campo. No ataque, Leandro Fernández foi o substituto de Abel Hernández, lesionado.
Edenilson realizou tratamento intensivo após sofrer uma pancada no joelho no confronto com o Peixe e pôde atuar desde o início. Já o artilheiro Thiago Galhardo – que esteve em Montevidéu com a Seleção Brasileira que enfrentou o Uruguai, na terça à noite, pelas Eliminatórias da Copa de 2022 – se juntou à delegação colorada nesta quarta e reforçou o time de Abel Braga. Nonato, Patrick e o goleiro Daniel, diagnosticados com Covid-19, e Mauricio, impossibilitado de atuar por já ter defendido o Cruzeiro na Copa do Brasil, foram os desfalques.
Inter sofre com o ferrolho mineiro
Disputado sob chuva intensa, o primeiro tempo foi de pouca inspiração no plano ofensivo. O Inter tentou pressionar, mantendo a posse de bola e trocando passes no campo de ataque na busca pela penetração na área, mas a forte marcação imposta pelo time mineiro dificultou o sucesso das investidas. Por outro lado, também não foi ameaçado pelos donos da casa.
Gol aos 49min leva decisão para os pênaltis
A partida recomeçou com o mesmo panorama: o Inter girava a bola no campo de ataque sem conseguir a finalização diante de um América-MG disposto apenas a se defender. Abel Braga promoveu mudanças ao longo da etapa, colocando Yuri Alberto, o atacante Caio Vidal, oriundo do time Sub-20, Uendel e Praxedes em campo.
O Colorado tentou até os minutos finais o gol que levaria a decisão da vaga para os pênaltis, e ele nasceu no apagar das luzes, aos 49min, com Yuri Alberto. Nas cobranças de penalidades máximas, no entanto, o América-MG errou uma cobrança, enquanto o Inter deixou de converter duas vezes, uma na primeira série de cinco e outra nos chutes alternados.
Melhores momentos – primeiro tempo
0min – Jogo começa debaixo de forte chuva.
5min – Inter busca se impor nos primeiros movimentos. América-MG se fecha e assiste ao Colorado trocar passes no campo ofensivo.
8min – Inter articula boa jogada! D’Alessandro tabela com Rodinei e toca para Leandro Fernández, que devolve para o camisa 10: D’Ale lança para a área na tentativa de acionar Edenilson, mas Messias faz o corte.
15min – Tempo passa rápido no Independência, e Inter corre contra o cronômetro para tentar reverter a desvantagem da derrota por 1 a 0 no Beira-Rio. Jogadas pelas laterais do campo são exploradas na tentativa de vencer a forte marcação dos mineiros em frente à área. Mas está difícil conseguir a conclusão final.
17min – América-MG tenta ameaçar: Geovane solta a bomba, a bola desvia em Galhardo e sai pela linha de fundo.
18min – João Paulo pega o rebote e chuta por cima do travessão colorado.
25min – D’Alessandro faz excelente passe para Moisés, que cruza rasteiro, com desvio, para a finalização de Thiago Galhardo no interior da área. O chute é prensado pela zaga e a bola sai para escanteio.
34min – Moisés avança pela esquerda e arrisca o chute de longa distância, mas a bola ganha muita elevação.
40min – Jogo truncado, com muita disputa pela bola. Ninguém consegue chegar à frente com perigo.
48min – Final do primeiro tempo.
Segundo tempo
0min – Recomeça a partida. Times sem alterações.
5min – Jogo picotado em razão das sucessivas faltas cometidas por ambos os lados.
15min – D’Alessandro cruza de dentro da área e a bola bate na mão do defensor do América-MG. Porém, a arbitragem não viu pênalti no lance.
🔻🔺 15min – Yuri Alberto entra no lugar de Leandro Fernández.
17min – Geovane cobra falta e Marcelo Lomba faz grande defesa!
20min – D’Alessandro cobra falta frontal à área e Matheus Cavichioli defende no meio do gol.
🔻🔺 23min – Duas trocas no Inter: Caio Vidal e Uendel entram nos lugares de Rodrigo Dourado e Moisés, respectivamente.
🔻🔺 23min – América-MG também mexe: Léo Passos e Alê entraram nas vagas de Rodolfo e Geovane.
🟨 25min – Juninho comete falta em Caio Vidal e é advertido.
🔻🔺 31min – Praxedes no lugar de D’Alessandro.
34min – Edenilson alça a bola na área em cobrança de falta, mas Anderson corta pelo alto.
🟨 34min – Felipe Azevedo recebe o cartão.
37min – Edenilson chuta de longe e Matheus Cavichioli defende com segurança.
🔻🔺 41min – Sabino e Marcelo Toscano nos lugares de Flávio e Felipe Azevedo, no Coelho.
🟨 42min – Victor Cuesta comete falta e recebe o cartão.
🔻🔺 46min – Daniel Borges no lugar de Ademir, no América-MG.
48min – Inter tenta o gol nos últimos lances: Caio divide com Messias. A bola sobra para Praxedes, que manda por cima do gol.
49min – GOOOOOOOOOOOOOL DO INTER!!!!!! Yuri Alberto marca no apagar das luzes!!!!! Após cruzamento para a área, Thiago Galhardo raspa a bola com a cabeça e ela fica à feição para Yuri chutar cruzado, sem chance de defesa! 1 a 0.
50min – Final do tempo normal. Decisão da classificação vai para os pênaltis.
Penalidades máximas
⚽️ Léo Passos converte para o América-MG.
❌ Thiago Galhardo bate para fora.
⚽️ Messias faz 2 a 0.
⚽️ Rodrigo Lindoso desconta. 2 a 1.
❌ Daniel Borges cobra para fora, por cima do gol defendido por Lomba!
⚽️ Edenilson converte, no ângulo esquerdo, e iguala a série: 2 a 2.
⚽️ Sabino converte para o Coelho. 3 a 2.
⚽️ Yuri Alberto bate no cantinho esquerdo e deixa tudo igual novamente. 3 a 3.
⚽️ Marcelo Toscano converte. 4 a 3.
⚽️ Rodinei marca na quinta cobrança. 4 a 4!
⚽️ João Paulo marca. 5 a 4.
⚽️ Praxedes também converte a cobrança alternada. 5 a 5!
⚽️ Juninho converte a sétima cobrança. 6 a 5.
❌ Uendel chuta para fora e América-MG fica com a vaga.
Ficha técnica:
América-MG (0)(6): Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson e João Paulo; Flávio (Sabino), Juninho e Geovane (Alê); Ademir (Daniel Borges), Rodolfo (Léo Passos) e Felipe Azevedo (Marcelo Toscano). Técnico: Lisca.
Internacional (1)(5): Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Moisés (Uendel); Rodrigo Dourado (Caio Vidal), Rodrigo Lindoso, Edenilson, D’Alessandro (Praxedes) e Leandro Fernández (Yuri Alberto); Thiago Galhardo. Técnico: Abel Braga.
Cartões amarelos: Juninho, Felipe Azevedo (AMG); Victor Cuesta (I).
Gol: Yuri Alberto (I), aos 49min do segundo tempo.
Arbitragem: Vinicius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Estádio: Arena Independência-MG.