Gurias goleiam e asseguram classificação antecipada no Gauchão
Classificadas! Em partida da quarta (e penúltima) rodada da fase de grupos do Gauchão Feminino, as Gurias Coloradas golearam o Elite, em Ijuí, pelo placar de 15 a 0. Com o resultado, o Clube do Povo chegou aos sete pontos na tabela do Estadual e assegurou classificação antecipada para as semifinais do Rio Grande do Sul. Os gols da vitória deste sábado (26/10) foram marcados por Analuyza (4x), Julieta (3x), Belén (3x), Chú (2x), Ketlin (2x) e Bianca Martins.
Oito gols na etapa inicial
As Gurias abriram o placar logo aos 40 segundos de partida. Lançada por Bruna Benites, Julieta surgiu nas costas da zaga, saiu cara a cara com a Andreia e finalizou rasteiro, no canto, para tirar o zero do escore. Decidido a construir o melhor resultado possível em Ijuí, o elenco colorado pouco comemorou o gol, e tratou de levar a bola rapidamente até o centro do campo, acelerando o reinício de confronto.
A pressão colorada foi intensa após o 1 a 0, mas tanto o poste quanto a goleira Andreia trataram de retardar o segundo gol do Inter. As redes mandantes só voltaram a ser balançadas aos 18 minutos. Servida por Tamara, Analuyza, que retornava após longo período ausente por lesão, soltou a bomba de perna canhota para ampliar. Golaço!
O segundo gol “abriu a porteira” no Bertholdo Christmann. Aos 22, a própria Analuyza recebeu cruzamento de Katrine e marcou, de cabeça, mais um. A vitória se transformou em goleada a partir dos 25, quando Belén Aquino, em venenosa batida de falta, venceu Andreia e anotou o quarto. Três minutos mais tarde, Juli mostrou qualidade e reflexo para dominar com uma perna, finalizar com a outra e fazer o quinto!
Antes do intervalo, o Clube do Povo marcou mais três. Acionada por Zóio, Belén teve liberdade para dominar a grande área a partir do corredor esquerdo de ataque e mostrou qualidade na hora de definir fora do alcance da goleira. Pouco depois, aos 38, Analuyza percebeu Andreia adiantada e cruzou fechado. Por cobertura, ela morreu nas redes! Fechando a conta antes do intervalo, Analuyza festejou pela quarta vez: após assistência de Tamara, a camisa 16 arrematou cruzado e rasteiro para marcar o oitavo gol do Inter!
Brilho de quem começou no banco
Jorge Barcellos processou quatro trocas no intervalo: Bianca Martins, Ketlin, Joana e Chú saíram do banco – e cobraram poucos segundos para movimentar o placar do jogo. Estreando profissionalmente pelo Inter, foi Bianca quem teve a responsabilidade de ampliar a vantagem das Gurias para 9 a 0. Aproveitando cruzamento rasteiro de Julieta, a defensora não tremeu diante do gol aberto e, com sangue frio, partiu para o abraço.
O 10 a 0 veio com Chú. De perna direita, a camisa 99 emendou bonito sem-pulo (coincidentemente, aos 10 minutos), após corte ruim da zaga local e garantiu mais um golaço para as Gurias. Já aos 27, Ketlin deu sequência à lista de substitutas artilheiras: no rebote da goleira, a jovem, que defende a base do Inter desde 2021, foi acrobática para desviar de carrinho e fazer o 11º.
Nos últimos 15 minutos de confronto, mais quatro gols foram marcados pelo Inter. Aos 31, Belén Aquino anotou uma pintura em cobrança de falta que morreu no ângulo mandante. Depois, Ketlin marcou o seu segundo, 13º das Gurias. Às vésperas dos acréscimos, quem balançou as redes foi Chú, depois de assistência de Julieta. Instantes mais tarde, a dupla inverteu seus papéis, com a brasileira servindo a uruguaia. Jogo encerrado: Gurias 15 a 0!
Ficha técnica:
Elite (0): Andreia; Gabriela de Matos, Ana Paula, Taina (Nicoli) e Gabriela de Lima; Gabriela Guedes (Jane), Maiara, Kelen e Gabriela da Silva; Lauren Algeri e Maikele. Técnica: Marli Lourenzon.
Internacional (15): Tainá; Tamara, Bruna Benites (Bianca Martins), Lorranny e Katrine (Katrine); Zóio, Marzia, Danny Teixeira (Chú) e Analuyza (Joana); Belén Aquino (Pati Llanos) e Julieta. Técnico: Jorge Barcellos.
Gols: Julieta, a 1’/1ºT, 26’/1ºT e 45’/2ºT, Analuyza, aos 18’/1ºT, 22’/1ºT, 38’/1ºT e 41’/1ºT, Belén Aquino, aos 25’/1ºT, 34’/1ºT e 31’/2ºT, Bianca Martins, aos 2’/2ºT, Chú, aos 10’/2ºT e 43’/2ºT, e Ketlin, aos 27’/2ºT e 38’/2ºT (I).
Arbitragem: Mirjano Alberto Klassmann, auxiliado por Luiz Felipe de Almeida e Jonas Andre Carls.
Estádio: Bertholdo Christmann-RS.