Novo diretor executivo, Paulo Bracks é apresentado e projeta desafios no Inter

Profissional falou dos pilares que irão orientar a gestão do futebol (Foto: Ricardo Duarte)

Um novo Inter começa a mostrar sua cara e indicar a que veio. Na tarde desta terça-feira (05/01), foi a vez de Paulo Bracks, novo diretor executivo do futebol colorado, ser apresentado oficialmente à torcida e imprensa. Ao lado do vice-presidente de futebol João Patrício Herrmann, o profissional de 39 anos abriu diálogo com os jornalistas e contou um pouco sobre o trabalho que irá implementar no Clube do Povo, tendo como principais pilares a valorização da base e da ciência de dados.

Confira abaixo alguns destaques da entrevista:

Desafios

“O projeto que foi apresentado, que passa pela valorização da base, me seduz bastante por conta da formação que eu tenho de base e por aquilo que acredito dentro do futebol de poder trabalhar com atletas jovens, o que vinha fazendo nos últimos dois anos no América-MG. Fazer isso aqui, com muito mais ferramentas do que eu tinha antes, consigo potencializar isso.”

Utilização da base

“A base é um dos pilares que teremos no Clube a partir de 2021. Uma das metas da presidência como plano de gestão é ter 40% de atletas formados no Clube dentro do grupo principal em um prazo de até dois anos. E nós vamos cumprir. Mas não apenas figurar, queremos que o atleta performe.”

Eficiência no mercado

“Se de um lado temos o pilar da base, de outro temos o da ciência de dados, dos scouts, do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas), que temos aqui no Inter e é uma referência. Já me debrucei sobre essas ferramentas, ontem tivemos uma reunião de cinco horas. Isso vai nos permitir ir ao mercado com muita assertividade e pontualidade. Por vezes, um atleta sem um investimento muito alto, mas que vai encaixar no nosso modelo de jogo.”

Julinho Camargo e transição

“Ele não vai estar dentro de campo treinando, ele vai estar auxiliando na transição e prospecção de jogadores dentro do próprio Clube, os encaixando na metodologia que vamos desenvolver dentro do futebol como um gerente de transição. É um profissional com muito conhecimento sobre o Internacional e o futebol gaúcho.”

João Patrício Herrmann apresentou o executivo Paulo Bracks (Foto: Ricardo Duarte)

Saiba mais sobre o profissional

Paulo Bracks, 39 anos, é advogado e pós-graduado em Direito Desportivo, conta com formação de Gestão do Futebol pela CBF e Gestão Técnica pela Universidade do Futebol. Além disso, Bracks é professor da CBF Academy. O profissional esteve nas últimas duas temporadas no América-MG. Começou como Executivo nas categorias de base e assumiu o time principal em maio de 2019. O América é semifinalista da Copa do Brasil e vice-líder da Série B 2020.

O novo Diretor colorado ainda trabalhou de 2014 a 2017 na Federação Mineira de Futebol, como Diretor de Competições. E no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, de 2008 a 2014, como Auditor.

Assista à entrevista na íntegra: