Raio-X: tudo sobre a estreia colorada em 2021

Novo ano, mesma temporada. A estreia colorada em 2021 ocorre nesta quinta-feira (07/01), às 19h, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Diante do Ceará, os comandados de Abel Braga disputam partida da 28ª rodada do Brasileirão. Confira, abaixo, tudo sobre o confronto.


Vamo, Colorado!


Os preparativos visando ao duelo em território cearense foram encerrados na manhã desta quarta-feira (06/01), no CT Parque Gigante. Para a partida diante do Bahia, o técnico colorado conta com os retornos de Marcelo Lomba, Rodrigo Moledo e Moisés, ausentes na rodada passada. Por outro lado, Thiago Galhardo, suspenso, é desfalque, bem como Danilo Fernandes e Uendel, dupla com problemas musculares.

Para encaminhar a equipe que irá a campo no Castelão, Abel Braga aproveitou quantidade considerável de dias livres para treinamentos. Sem atuar desde o dia 27 de dezembro, quando derrotou por 2 a 1 o Bahia, fora de casa, o Clube do Povo busca, em Fortaleza, o quarto triunfo consecutivo no Campeonato Nacional.

A delegação colorada desembarcou em Fortaleza no início da noite desta quarta. Horas antes, ainda no CT Parque Gigante, Caio Vidal, cria do Celeiro de Ases, concedeu entrevista exclusiva para a Mídia do Inter. Titular nas últimas partidas disputadas pelo Clube do Povo, o atacante comemorou a sequência na equipe, além de projetar a reta final do Brasileirão. Confira:


Transmissão


A Rádio Colorada promete novo show de cobertura nesta quinta. A emissora oficial do Clube do Povo estará ao vivo a partir das 18h, com apresentação de completo pré-jogo. Às 19h, chega a Jornada Esportiva, que será sucedida, ao soar do último apito, pelo Vestiário Vermelho*, atração que repercute, através de entrevistas exclusivas e também coletivas, todos os detalhes do confronto recém-encerrado. Acompanhe a transmissão no FM 95,5 ou via Site e App do Inter.

As redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) apresentarão o mais completo minuto a minuto da web, recheado de imagens ao vivo compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, Premiere e TNT anunciam transmissão


O Rival


Foto: Felipe Santos/Ceará

Campeão da Copa do Nordeste em 2020, o Ceará sonha com uma vaga para a próxima edição da Libertadores, feito que garantiria chave de ouro para o encerramento de uma grande temporada alvinegra. Atual 11º colocado no Campeonato Brasileiro, o Vozão soma 36 pontos no torneio, oito a menos do que o Palmeiras, sexto na tabela, última equipe dentro da zona de classificação para o principal certame de clubes das Américas.

Guto Ferreira é o atual técnico do Ceará. Terceiro profissional a ocupar a casamata alvinegra na temporada, ele sucede Enderson Moreira, que ocupara o cargo entre fevereiro, após a saída de Argel Fucks, e março, quando partiu para o Cruzeiro. Treinado pelo atual comandante, o Vozão disputou 44 partidas. Destas, venceu 20, perdeu 13 e empatou 11, números que constroem aproveitamento de 53,7%. Com Guto, o Time do Povo cearense ainda marcou 68 gols, 15 a mais do que os sofridos.

Guto Ferreira é o atual técnico alvinegro/Foto: Twitter Ceará, DVG

Individualmente, o grande destaque cearense é Vina. Meio-campista com mais participações diretas em gols no Brasileirão, 14, o dono da camisa 29 alvinegra já anotou oito tentos na atual edição do torneio nacional, média de 0.4 por jogo. Capaz de atuar nos dois lados ou pelo centro do meio de campo, o polivalente curitibano também já ocupou o comando de ataque do Vozão. Nas graças da torcida, é a grande esperança do Ceará para esta reta final de temporada.

Vina é um dos destaques do Ceará em 2020/Foto: Felipe Santos, Ceará

Para o duelo diante do Inter, a imprensa cearense especula um Ceará bastante ofensivo. Recuperado de Covid-19, Richard deve retomar a titularidade na meta, embora Fernando Prass tenha chances de atuar. Na defesa, Samuel Xavier e Bruno Pacheco serão os respectivos laterais direito e esquerdo, enquanto Tiago Pagnussat terá a provável companhia de Luiz Otávio na dupla de zaga – Klaus corre por fora. No meio, Fabinho e Fernando Sobral serão os volantes, enquanto Lima, Vina e Léo Chú formarão o trio ofensivo. Cléber, centroavante, completará a nominata de Guto Ferreira.

Cléber deve comandar o ataque alvinegro nesta quinta/Foto: Felipe Santos, Ceará

Arbitragem


O mineiro Felipe Fernandes de Lima apita, auxiliado por Alessandro Alvaro de Matos, da Bahia, e Felipe Alan Costa de Oliveira, também de Minas Gerais. VAR: Adriano Milczvski, do Paraná.


Estatísticas das equipes


Quarto melhor visitante da atual edição do Brasileirão, o Clube do Povo duela, nesta quinta, com o décimo mandante. Dono de 9 vitórias, 9 empates e 9 derrotas nas 27 rodadas que já disputou, o Ceará registra, em seus domínios, 51% de aproveitamento, atingidos graças a cinco triunfos, cinco igualdades e três reveses.

De acordo com números do Globoesporte.com, os adversários colorados têm uma média de 13,9 finalizações por partida que disputam como locais – marcando um gol a cada 11,3 arremates. Enquanto visitante, o Clube do Povo oferece apenas 8,9 chute aos rivais, embora seja vazada a cada 8,3.

Ofensivamente, o Inter, quando visitante, finaliza uma média de 10,6 vezes por jogo, e precisa de apenas 8,8 arremates para marcar gols. O número fica ainda mais positivo quando atestado que o Ceará permite 11,1 arremates rivais por partida disputada no Castelão. A cada 10,3, o Vozão sofre um tento.


Situação de tabela


O Inter chega para o jogo diante do Ceará ocupando a quinta colocação no Nacional. Dono de 47 pontos, o Clube do Povo soma um a menos do que o Grêmio, quarto, e dois em relação ao Flamengo, terceiro. As duas equipes, porém, já foram a campo nesta rodada, bem como o São Paulo, atual líder.

Mais do que ultrapassar a dupla de rivais, com uma vitória no Castelão o Colorado chegaria à vice-liderança nacional, uma vez que o Galo, atual segundo, só disputará a jornada 28 do Brasileirão no próximo dia 27 de janeiro. Empate ou derrota mantêm o Inter na quinta colocação, pois, embora um revés deixe os comandados de Abel Braga ao alcance do Palmeiras, o Alviverde, envolvido com as semis da Libertadores, também teve seu duelo desta rodada adiado.

Para o Ceará, a vitória é fundamental na luta por vaga na Libertadores. À frente do Vozão, 11º com 36, estão Athletico Paranaense, com 37, Corinthians, 39, Santos, 39, e Fluminense, 43. A equipe seguinte é o Palmeiras, que abre o G6. Confira os oito primeiros classificados do Brasileirão:

PJVEDGPGCSG
1 – São Paulo56281684492623
2 – Atlético-MG49271548463412
3 – Flamengo49271476473710
4 – Grêmio482712123372314
5 – Inter47271386412615
6 – Palmeiras44261286372512
7 – Fluminense4328127939327
8 – Santos3927109838353

O palco


Estádio Governador Plácido de Castelo, o Castelão é o principal endereço do futebol cearense. Inaugurado em 1973, cinco anos após o início das obras de construção, o palco da partida desta quinta-feira foi completamente modernizado entre os anos de 2010 e 2013. Reinagurada, a sede da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014 passou a contar com a atual capacidade de 60.326 pessoas.


Retrospecto


O Ceará leva a vantagem no histórico de confrontos com o Clube do Povo. Ao todo, a equipe alvinegra derrotou o Inter em oito ocasiões, enquanto o Colorado soma sete vitórias sobre o Vozão. Ocorreram, ainda, seis igualdades nos 21 duelos já disputados pelas duas equipes.

Rodrigo Moledo enfrenta o Ceará, em Fortaleza, durante sua primeira passagem pelo Inter

Último confronto


O Beira-Rio sediou, na quinta-feira 10 de setembro de 2020, duelo entre Inter e Ceará válido pela nona rodada do Brasileirão. Extremamente disputado na etapa inicial, o confronto contou com gol de Thiago Galhardo, após excelente jogada de Edenilson, aos 44 minutos de partida. O artilheiro do Nacional ampliou – e deu números finais à jornada – no segundo tempo, aos 30. No placar, 2 a 0. Na tabela, mais três pontos.