Teté é o Personagem do Mês do Museu do Inter

José Francisco Duarte Júnior, também conhecido como Teté ou Marechal das Vitórias, um dos maiores treinadores da história do Internacional, é o Personagem do Mês de fevereiro do Museu do Inter. Natural de Pelotas, treinou diversas equipes do interior gaúcho antes de chegar ao Colorado. Enquanto o Rolo Compressor conquistava o histórico hexacampeonato gaúcho (1940-1945), Teté treinava Brasil-PEL, Farroupilha, Cruzeiro e Nacional-POA.

Teté é um dos grandes treinadores da história colorada

Antes de chegar ao Inter, já havia conquistado um título gaúcho, treinando a equipe do 9º Regimento de Infantaria. Chegou ao estádio dos Eucaliptos em 1951 e só sairia em 1957, com 4 títulos gaúchos e 4 citadinos (1951-1953 e 1955) – teve outra passagem em 1960.

Também comandou a Seleção Brasileira formada somente por gaúchos, que conquistou o Pan-Americano no México, em 1956. Esta foi uma das maiores conquistas do futebol nacional pré-Copa do Mundo de 1958, não só pela dificuldade, como pelo fato de se tratar de um selecionado regional.

Teté está no panteão dos grandes técnicos gaúchos e também dos maiores da história do Internacional, sendo um dos que mais treinou a jaqueta rubra.