Inter reforça o time da vice-presidência de Marketing
Transformar o Internacional no clube mais digital do país e alcançar a marca de 200 mil sócios, entre outros grandes objetivos, requer ter em seu quadro de colaboradores nomes e experiências à altura do desafio. E foi isso que a vice-presidência de Marketing buscou ao contratar Juan Pablo Boeira para o cargo de diretor executivo de Vendas e Marketing.
Boeira, 42 anos, chega para aplicar novos conceitos e modernizar a gestão colorada. “Vamos trabalhar focados em um marketing de resultados”, revela o diretor.
Nascido em Bogotá, e recentemente condecorado com o título de “Cidadão de Porto Alegre”, construiu sua carreira de 25 anos no mercado ao atuar em grandes empresas gaúchas e, também, em multinacionais. No currículo, constam nomes como Johnson & Johnson, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull, Lojas Renner e Grupo Zaffari.
Ao trabalhar por mais de uma década na Vonpar/Coca-Cola, por exemplo, ficou conhecido por criar o primeiro projeto Brand Content do Brasil quando liderou o projeto da Rádio e TV Coca-Cola, em 2004, desenvolvendo um programa da marca exibido diariamente na programação da rádio Jovem Pan e da MTV.
Entre os trabalhos de destaque, foi responsável pela Cowparade, uma das campanhas de reposicionamento de marca mais premiadas no Brasil, e que rendeu a Boeira o Effie Awards, em Nova York, e a Comenda Porto do Sol da Prefeitura de Porto Alegre. Além disso, já conquistou mais 60 prêmios nacionais e internacionais, o que o coloca na seleta lista de um dos profissionais de Marketing e Inovação mais reconhecidos no Rio Grande do Sul.
“Quero trazer toda essa experiência adquirida ao longo dos anos para contribuir de forma relevante nos objetivos estratégicos do Internacional”, ressalta o novo contratado do Colorado.
De acordo com o vice-presidente de Marketing do Internacional, Jorge Avancini, a chegada de Boeira fará com que “o Internacional entre em definitivo no mundo digital, no foco em resultados e, principalmente, no trabalho com dados e informações, buscando nos relacionarmos, engajarmos e fidelizarmos nossos sócios, além de trabalharmos para alcançar um novo desafio que é chegarmos à marca de 200 mil associados”.
Na busca constante pela inovação, um dos principais objetivos da gestão da VP de Marketing, Boeira se dedica, também, a fazer campanhas promocionais para alavancar vendas através de Growth Hacking. Sem esquecer o lado humano, mais recentemente, devido à pandemia do Coronavírus, esteve engajado na doação de cestas básicas para trabalhadores do setor de eventos que ficaram sem recursos, além de ter desenvolvido e distribuído gratuitamente três estudos de cenários pós-pandemia para guiar as empresas.
O profissional é graduado em Administração com ênfase em finanças pela PUCRS, pós-graduado em Comunicação, Finanças, Branding e Marketing pela ESPM, Mestre e Doutorando em Design e Inovação pela Unisinos e possui Certificação em Inovação pela Universidade de Harvard e Business pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Há mais de uma década, atua com professor MBA da ESPM, PUCRS e Unisinos.
Para difundir ainda mais seu conhecimento na área, Boeira é autor de dois livros: “Branding por Meio da Gestão pela Inovação” e “O Design na Era dos Algoritmos”, resultado de artigos científicos de categoria A publicados internacionalmente. Atua ainda como colunista titular de inovação e tecnologia da revista Época Negócios.