Manga é o Personagem do Mês do Museu do Inter

No mês em que celebramos o Dia do Goleiro (26/04), data criada em homenagem aos profissionais que atuam nesta posição e que reverencia o aniversário de um dos principais goleiros da história do futebol gaúcho e brasileiro, nosso Personagem do Mês não poderia ser outro: Haílton Corrêa de Arruda, o Manga.

Manga é um dos grandes goleiros da história colorada

Também conhecido como Manguinha ou Manguita Fenômeno, o goleiro pernambucano marcou época na equipe treinada por Rubens Minelli que foi bicampeã nacional em 1975 e 1976. No entanto, foi no Sport Recife que o arqueiro se profissionalizou. Logo fez história no Botafogo, chegando a disputar a Copa do Mundo de 1966 como titular da Seleção Brasileira. Marcou época também no Nacional, do Uruguai, clube pelo qual foi campeão da América e Intercontinental em 1971.

Manga durante partida do Inter nos anos 1970

A chegada ao Internacional tem uma passagem curiosa. Em 1974, Manga viajava de Montevideo a São Paulo para acertar sua transferência ao Corinthians. Porém, Eraldo Herrmann, presidente do Inter na época, encontrou o goleiro no Aeroporto Salgado Filho, onde fazia escala, e o convenceu a jogar no Colorado. Assim, Manga fez parte do elenco bicampeão brasileiro nas temporadas 1975 e 1976, que encantou o país com seu bom futebol. O goleiro foi um dos personagens decisivos na conquista da primeira estrela nacional, enfrentando os chutes venenosos de Nelinho. Conquistou, ainda, três campeonatos gaúchos em 1974, 1975 e 1976.