Inter reforça importância do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o 28 de abril como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Escolhida em razão de explosão que vitimou, em 1969, 78 trabalhadores de uma mina localizada na Virgína, Estados Unidos, a data será lembrada, na noite desta quarta-feira (28/04), através da iluminação cênica do Beira-Rio, que estará colorida em verde. A iniciativa, porém, passa longe de ser uma ação isolada no cotidiano do Clube do Povo.

Técnico em Segurança do Trabalho do Inter, Luis Eduardo Raya trabalha no Colorado desde abril de 2019. Entrevistado pelo Site do Clube, ele comentou que, em 2021, o tradicional ‘Abril Verde’ ocorre marcado pela preocupação com a pandemia do novo coronavírus – engajamento iniciado há tempos no Beira-Rio.

“O mês de abril é conhecido como ‘Abril Verde’ por duas datas: o Dia Mundial da Saúde, dia sete, e o de hoje. Como a gente está vivendo uma pandemia estratosférica, a OIT tem reportado os números para que todas as áreas de segurança de trabalho das empresas e organizações entendam como uma marca que precisa ser respondida. E nós, bem antes da própria OIT colocar isso em pauta, já estamos trabalhando forte, há muito tempo.”

Luis Eduardo Raya

Inspirado no exemplo da NBA, que em julho passado criou uma bolha sanitária para a disputa das rodadas finais da temporada 2019-2020, Raya destaca que o Clube sempre teve o objetivo de garantir que o Beira-Rio estivesse o mais seguro possível para seus frequentadores. Para isso, o Inter tem adotado práticas que superam, inclusive, o solicitado pelos protocolos das competições disputadas pelo Colorado.

“Na testagem, estamos indo muito além do que as competições pedem, e fazemos o teste rápido em 100% dos trabalhadores envolvidos nos jogos. A gente buscou as melhores práticas de tapetes sanitizantes e avaliações de temperatura, além da colocação de Guardian Safe em ambientes de grande circulação, que ficam sendo sanitizados constantemente para matar bactérias, vírus e fungos no ar.”

Luis Eduardo Raya

Tradicional, o engajamento do Inter em oferecer um ambiente de trabalho seguro é também atestado pela SESMA, setor voltado especificamente para assuntos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Assim, através da adaptação de estruturas que já faziam parte de seu cotidiano, o Clube tem trabalhado para garantir a melhor estrutura possível para seus colaboradores, dedicação que, nas palavras de Raya, faz do Colorado um time “diferenciado em termos de protocolo e de ações em segurança e saúde do trabalho.”