Inter larga em desvantagem na semifinal do Gauchão

O Clube do Povo visitou o Juventude, a partir das 16h deste domingo (02/05), para a disputa dos primeiros 90 minutos das semifinais estaduais. No castigado gramado da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, o Inter acabou superado pelos mandantes, placar de 1 a 0. Com o resultado, o Colorado joga por vitória de dois ou mais gols de diferença na partida de volta, no Beira-Rio.

Em caso de triunfo alvirrubro pela diferença mínima, o confronto, que ocorre às 19h do próximo sábado (08/05), será decidido nos pênaltis. Antes disso, o Inter volta a campo pela Libertadores, torneio pelo qual recebe o Olimpia-PAR, nesta quarta-feira (05/05), pela terceira rodada do grupo B. O embate continental está marcado para as próximas 21h.


Gramado complicou

Bastante duro, o gramado da Montanha dos Vinhedos prejudicou demais o estilo de jogo das duas equipes, deixando a bola excessivamente viva e comprometendo qualquer tentativa de troca de passes mais elaborada. Consequência direta das condições do solado, a etapa inicial correu em ritmo mais truncado, e contou com minutos de abertura marcados por muito estudo e adaptação das duas partes.

Mais retraído, o Juventude levou perigo principalmente nos escapes de Wescley, autor de dois cruzamentos não completados por Matheus Peixoto. Dono das melhores oportunidades, o Inter assustou nas ocasiões em que grou superioridade pelo corredor esquerdo, fruto da movimentação de Mauricio, Moisés, Patrick e Yuri. Insuficientes, as chances de um lado e outro não alteraram o placar antes do intervalo.


Árbitro erra, adversário marca

As equipes retornaram do intervalo dispostas a explorar a velocidade de seus pontas. Primeiro, quem assustou foi o Juventude, através dos escapes de Marcos Vinicios. Na sequência, Palacios decidiu investir no mano a mano e, após entortar Eltinho, foi parado por um destrambelhado Marcelo Carné. Pênalti, assinalado pela arbitragem, mas anulado após consulta ao vídeo.

Além de inexplicável, a anulação da penalidade também consumiu muitos minutos de jogo. O ritmo, obviamente, foi impactado, com os instantes seguintes correndo sem grandes emoções. Apenas na casa dos 20 o time da casa voltou a assustar, quando Marcos Vinicius abriu o placar. O gol, apesar da pressão colorada nos movimentos finais, foi o único da tarde em Bento Gonçalves.


Melhores momentos – primeiro tempo

8min – Wescley é lançado na direita da área colorada e cruza com força. Na segunda trave, Capixaba finaliza de primeira, mas manda por cima. Na sequência do lance, arbitragem, com apoio do vídeo, indica impedimento.

20min – Moisés cobra falta da intermediária esquerda de ataque. Na primeira trave, dentro da área, Paulo Henrique afasta em escanteio.

21min – UH! Inter cobra escanteio curto. Palacios cruza na primeira, e João Paulo manda, com enorme perigo, pela linha de fundo.

23min – Inter tenta armar blitz ofensiva pelo corredor esquerdo de ataque. De calcanhar, Patrick aciona Mauricio, que invade a grande área e tenta o cruzamento rasteiro. Antes de Yuri, Vitor Mendes consegue o desarme.

25min – Wescley e Capixaba tabelam pela direita. O camisa 10 alviverde invade a área colorada e cruza rasteiro. O objetivo era Peixoto, mas, forte demais, a bola saiu em tiro de meta para Lomba.

34min – Vitor Mendes sobe mais do que a zaga colorada e cabeceia. Forte demais, ela sai por cima.

37min – POR CIIIIIIIIIIIIIIMA! Yuri faz o pivô para Patrick, que luta com a marcação, é derrubado, mas vê a sobra ficar com Mauricio. Na altura da quina esquerda da área, o camisa 27 solta o canhotaço, mas ela vai por cima.

38min – Pela direita, Yuri é lançado na área alviverde e tenta o arremate cruzado. Forster bloqueia, e o Inter tem escanteio.

41min – SAAAAAAALVA A ZAGA! Heitor, rasteiro e cruzado, finaliza da entrada da área caxiense. Antes de Yuri, que teria campo de visão aberto para completar às redes, Mendes afasta pela linha de fundo.

42min – TIROU TIIIIIINTA! Palacios cobra novo escanteio curto, agora com Mauricio. O camisa 27 corta para a canhota e finaliza com curva. Assustou – e muito!

45min – Lucas Ribeiro e Matheus Peixoto amarelados após discussão na direita do campo de defesa do Internacional.

45min – Vamos a 46. Mais um.

46min – Intervalo de partida!


Segundo tempo

0min – Inter arma pressão no reinício de partida. Heitor avança pela direita e deixa com Palacios, que finaliza, mas sem grande precisão. Boa trama!

3min – Marcos Vinicios escapa nas costas da zaga colorada, invade a área vermelha, mas se complica com o gramado e tem a bola tomada por Lomba, que sai do gol com perfeição.

4min – Pra fora! Capixaba faz boa jogada pela direita e cruza aberto. Marcos Vinicios chega batendo, mas manda por cima.

8min – TIIIIIIIIIIIIRA A ZAGA! Heitor, rasante, inverte para Patrick, que cruza da quina esquerda da grande área. O endereço era a segunda trave, na medida para Palacios, mas a zaga manda pela linha de fundo.

9min – UHHH! Mauricio pega a sobra de cruzamento de Edenilson, ajeita para a canhota e solta a bomba. Joelho de Eltinho, no caminho, tira a bola do gol e envia para escanteio.

10min – PÊÊÊÊÊÊNALTI PARA O INTER! Palacios, que jogada! O chileno estica para cima de Eltinho, deixa o adversário para trás, invade a área, tenta driblar Carné, e é atropelado pelo goleiro jaconero.

13min – Acredite se quiser: arbitragem remarcou a penalidade, que era de concurso.

17min – Dupla troca no Inter. Nonato por Edenilson, Lindoso na vaga de Lucas Ribeiro.

20min – Patrick por Praxedes. Terceira mudança no Clube do Povo.

21min – Mauricio puxa a camisa de Capixaba e leva o amarelo.

24min – CARNÉ! Praxedes solta chute forte pela intermediária esquerda de ataque. Goleiro alviverde encaixa.

23min – Vem Elton, sai Matheus Jesus.

25min – Eltinho amarelado por falta dura em Palacios.

26min – Matheus Peixoto escapa nas costas da zaga colorada e chuta forte. A bola explode no travessão e pica dentro do gol colorado. Locais na frente.

31min – Caio e Galhardo entram, Mauricio e Galhardo saem.

38min – Alyson substitui Eltinho. Bochecha entra no lugar de Wescley.

40min – Lindoso recebe o amarelo por falta em Matheus Peixoto.

43min – PRA FOOOOOORA! Moisés investe pelo corredor esquerdo, vai ao fundo e cruza na segunda trave. Galhardo consegue o desvio, mas ela teima em não entrar.

45min – Matheus Peixoto sai, Grampola entra.

45min – Vamos a 50. Mais cinco.

47min – Praxedes faz grande jogada e cruza da direita. Galhardo desvia, zaga resvala e a bola sai pela linha de fundo. Escanteio? Não para Douglas da Silva, que indica tiro de meta para o Alviverde.

50min – Fim de jogo.


Ficha técnica:

Juventude (1): Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Rafael Forster e Eltinho (Alyson); João Paulo, Matheus Jesus (Elton), Marcos Vinicios, Wescley (Bochecha) e Capixaba; Matheus Peixoto (Rafael Grampola). Técnico: Marquinhos Santos.

Internacional (0): Marcelo Lomba; Heitor, Lucas Ribeiro (Rodrigo Lindoso), Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson (Nonato) e Mauricio (Thiago Galhardo); Carlos Palacios (Caio Vidal), Yuri Alberto e Patrick (Bruno Praxedes). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.

Gols: Marcos Vinicios, aos 26’/2ºT (J).

Cartões amarelos: Eltinho e Matheus Peixoto (J). Mauricio, Lindoso e Lucas Ribeiro (I).

Arbitragem: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Maíra Mastella Moreira; Quarto árbitro: Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos; Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Nunes de Sá; Auxiliares do VAR: Jonathan Benkenstein Pinheiro e André Bitencourt.

Estádio: Montanha dos Vinhedos, situado em Bento Gonçalves (RS).