Raio-X: Gurias visitam o Botafogo na 10ª rodada do Brasileirão A1

Gurias visitam o Botafogo na 10ª rodada nacional/Foto: Mariana Capra

Dia de Gurias Coloradas! Abrindo a reta final da primeira fase do Brasileirão A1, o Clube do Povo visita o Botafogo, a partir das 15h desta quarta-feira (26/05), no Estádio Nilton Santos. Confira tudo sobre a partida, válida pela 10ª rodada do Nacional.


Transmissão 📻

A Rádio Colorada contará com jornada dupla nesta quarta! Ao vivo a partir das 14h30, a emissora oficial do Clube do Povo cobrirá todos os detalhes da visita das Gurias ao Botafogo. Na sequência, a Libertadores da América ganha vez com a transmissão do duelo entre Inter e Always Ready. Confira a programação, que pode ser acompanhada via Site ou APP do Inter:

AtraçãoPlataformas
14h30Portões AbertosInternet e App do Inter
15hJornada EsportivaInternet e App do Inter
17hVestiário VermelhoInternet e App do Inter
Torça com a gente!

As redes sociais das Gurias Coloradas (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) contarão com um completo minuto a minuto. Com imagens, a CBF TV anuncia transmissão.


Vamo, Gurias! 💪

Gurias embarcaram na manhã desta terça-feira/Foto: Mariana Capra

Atual quinto colocado com 15 pontos, o Clube do Povo chega ao Rio de Janeiro em busca de vitória que o mantenha na luta pelas primeiras colocações da tabela. Na rodada passada, de número nove, as Gurias empataram pela terceira vez no Brasileirão A1. Sem gols, a igualdade ocorreu diante do Minas Brasília, no SESC.

No último sábado, Gurias ficaram no zero com o Minas/Foto: Mariana Capra

Com apenas dois dias disponíveis para encaminhar a equipe, o técnico Maurício Salgado comandou atividades táticas, técnicas e de reforço muscular neste início de semana. A preparação colorada foi encerrada já em solo carioca, onde as Gurias desembarcaram na tarde desta terça (25/05).

Diante do Botafogo, as Gurias não poderão contar com Shashá, suspensa pelo terceiro cartão amarelo. A atacante se soma a Millene, lesionada, na lista de desfalques colorados. Por outro lado, Belinha e Isa Haas, recuperadas de lesão, voltam a ficar disponíveis para Salgado. As duas, vale lembrar, estão penduradas.

Belinha (no alto) e Isa Haas (ao fundo) estão disponíveis para o duelo desta quarta/Foto: Mariana Capra

Em entrevista concedida para a Rádio Colorada neste início de semana semana, o analista de desempenho Pedro Busetti projetou o duelo no Nilton Santos. Para ele, uma vitória é fundamental para que as Gurias se mantenham na luta pelas primeiras colocações da tabela.

“O Botafogo é uma equipe de boa qualidade técnica, como a maioria das que subiram. O nível do campeonato está muito alto. Respeitando, vamos buscar manter o nosso ritmo, tentar imprimir nossa postura de marcação forte, de construir bastante para dessa vez sair com os três pontos e ficar com uma posição tranquila na tabela”.

Pedro Busetti
Inter vai em busca da vitória no Nilton Santos/Foto: Mariana Capra

Quem também conversou com a Mídia do Inter foi a meio-campista Mai. Cria da base, a atleta, de apenas 16 anos de idade, disputou sua primeira partida como profissional diante do Minas Brasília, e comentou o sentimento pela estreia, além de projetar o embate contra o Botafogo.

“Muito feliz pela estreia. Vou continuar fazendo meu trabalho, já pensando no próximo jogo. Sabemos que será difícil, mas vamos ao Rio em busca da vitória!”

Maiara
Cria da base, Mai estreou profissionalmente no último sábado/Foto: Mariana Capra

Classificação 📊

As Gurias chegam para a 10ª rodada na quinta colocação nacional. Com 15 pontos, o Inter está a três de São Paulo e Santos, respectivos terceiro e quarto, e soma um a mais do que Ferroviária e Grêmio, perseguidores imediatos. Uma vitória sobre o Botafogo, portanto, além de manter distantes os rivais que se encontram abaixo, também aproximaria o Clube do Povo do topo da tabela. Confira os oito primeiros:

PJVEDGPGCSG
1 – Corinthians229711291019
2 – Palmeiras21963023617
3 – São Paulo18953119712
4 – Santos1895311697
5 – Internacional15943210100
6 – Ferroviária1494231192
7 – Grêmio14942317161
8 – Real Brasília129333915-6
Clube do Povo busca a quinta vitória no Nacional/Foto: Mariana Capra

A primeira fase do Brasileirão A1 é formada por 15 rodadas que correspondem ao turno único de enfrentamento de todas as 16 equipes. As oito de melhor classificação avançam para as quartas de final, que são disputadas, a exemplo dos mata-matas seguintes, em partidas de ida e volta. O mando de campo do segundo confronto é destinado ao time com melhor campanha.

Colorado quer seguir no topo/Foto: Mariana Capra

Arbitragem 👨‍⚖️

Quem apita a partida é Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, auxiliado por Daniel do Espirito Santo Parro e Marcus Vinicius Machado Araújo Brandão. O quarto árbitro é Yuri Elino Ferreira da Cruz. Quarteto carioca.


Rival 🆚

Gloriosas vivem temporada de estreia na elite do país/Foto: Vitor Silva, Botafogo

O duelo desta quarta-feira será o primeiro entre Inter e Botafogo na história do futebol feminino brasileiro. Vice-campeãs da A2 de 2020 e vencedoras do Campeonato Carioca da temporada passada – título conquistado no último mês de março -, as Gloriosas recebem o Colorado pressionadas para conquistar a vitória, visto que, donas de oito pontos, ocupam a 12º colocação nacional, primeira acima da zona de rebaixamento.

A classificação alvinegra contrasta com o atual momento da equipe. Atribuladas, as quatro primeiras rodadas reservaram às Gloriosas duas derrotas complicadas, para Palmeiras e Corinthians, além de revés mínimo para o Real Brasília e empate sem gols com o Bahia. Com a chegada do mês de maio, porém, o cenário foi transformado, e a equipe hoje apresenta futebol mais consistente do que há 30 dias.

Gláucio Carvalho comanda as Gloriosas desde 2019/Foto: Vitor Silva, Botafogo

Nas últimas cinco partidas que disputou, o Botafogo conquistou duas vitórias, ambas no Nilton Santos, um empate, diante do Cruzeiro, em Minas, e vendeu caro uma dupla de derrotas para São Paulo, em Cotia, e Avaí/Kindermann, na cidade de Caçador-SC. Os resultados comprovam a evolução de uma equipe que, embora tenha mantido suas principais peças, com destaque para a camisa 10 Vivian, também trouxe reforços importantes para a temporada de estreia na elite.

Vivian é a primeira mulher a marcar um gol no Nilton Santos/Foto: Vitor Silva, Botafogo

Contratadas pelo Botafogo em 2021, a atacante Brenda Woch, a ala Emily, a zagueira Thamires e a lateral-direita Mylena têm sido titulares nas últimas partidas disputadas pelo Alvinegro. Do quarteto, quem ocupa maior protagonismo é Brenda. Dona da camisa sete, ela é a artilharia gloriosa no ano, com 13 gols marcados – quatro destes no Brasileirão. Diante do Inter, contudo, a atleta, suspensa pelo terceiro cartão amarelo, será desfalque.

Brenda é a artilheira alvinegra em 2021/Foto: Vitor Silva, Botafogo

Técnico alvinegro, Gláucio Carvalho também contou com apenas dois dias de treinos prévios ao embate com o Inter. Na última vez que foi a campo, o Botafogo, superado por 3 a 2 pelo Avaí/Kindermann, esteve escalado com Rubi; Mylena, Amanda (Carol Carioca), Thamires (Karol Lins) Káren e Emily (Bruna); Pepê, Kélen e Driely (Cris); Brenda e Juliana.


Palco 🏟️

Gloriosas têm atuado no Nilton Santos/Foto: Vitor Silva, Botafogo

Inaugurado em 2007, o Estádio Olímpico Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão, é propriedade da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Cedido ao Botafogo de Futebol e Regatas, atual gestor, o palco da partida desta quarta, localizado no bairro do Engenho de Dentro, conta com capacidade para cerca de 44 mil pessoas.


Última vez no Rio ⏲️

Mileninha (15) comemora o gol da vitória colorada/Foto: Mariana Capra

As Gurias guardam lembranças positivas da última vez que atuaram na capital fluminense. Pela terceira rodada do Brasileirão, o Inter visitou o Flamengo e, com gol de Mileninha, atual artilheira colorada na competição com dois gols, mesmo número de Rafa Travalão, chegou ao seu segundo triunfo no Nacional.