Raio-X: Gurias disputam Gre-Nal no Beira-Rio

Gurias enfrentam as rivais neste domingo/Foto: Mariana Capra

Noite de clássico! O primeiro Gre-Nal feminino da temporada será disputado no Beira-Rio, a partir das 20h30 deste domingo (20/06), pela 14ª e penúltima rodada do Brasileirão A1. Confira, a seguir, todas as informações sobre o confronto!


Transmissão 📻

Domingo de rodada dupla no Beira-Rio e na Rádio Colorada! A emissora oficial do Clube do Povo estará ao vivo a partir das 15h com a apresentação do duelo entre Inter e Ceará, válido pela 5ª rodada do Brasileirão. Encerrada a cobertura do embate masculino, a Mais Vermelha passa a transmitir o Gre-Nal feminino direto do Gigante. Confira a programação, que pode ser acompanhada via Site ou APP do Inter!

Domingo para torcer com a Colorada!
AtraçõesPlataformas
13hVelhas Súmulas
(Reapresentação)
Internet e App do Inter
14h30Raio-X
(Internacional x Ceará –
5ª rodada/Brasileirão)
Internet e App do Inter
15hPortões Abertos
(Internacional x Ceará –
5ª rodada/Brasileirão)
Internet e App do Inter
16hJornada Esportiva
(Internacional x Ceará –
5ª rodada/Brasileirão)
Internet e App do Inter
18hVestiário Vermelho
(Internacional x Ceará –
5ª rodada/Brasileirão)
Internet e App do Inter
19h30Portões Abertos
(Internacional x Grêmio
14ª rodada/Brasileirão A1)
Internet e App do Inter
20h30Jornada Esportiva
(Internacional x Grêmio
14ª rodada/Brasileirão A1)
Internet e App do Inter
22hVestiário Vermelho
(Internacional x Grêmio
14ª rodada/Brasileirão A1)
Internet e App do Inter

As redes sociais das Gurias Coloradas (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) transmitirão o duelo com um completo minuto a minuto, enriquecido por imagens dos principais lances. Com imagens, a Band anuncia a transmissão.


Vamo, Gurias! 💪

Gurias buscam o topo da tabela/Foto: Mariana Capra

O Colorado contou com duas semanas de preparação para o Gre-Nal da 14ª rodada. Maior do que de costume devido à Data FIFA, o período foi aproveitado pela comissão de Maurício Salgado, que realizou atividades táticas e técnicas, além de exercícios regenerativos na academia e de análise do adversário.

Diante do Grêmio, Isa Haas, Juliana, Sorriso, Ximena e Shashá estarão penduradas, visto que já receberam dois amarelos no Brasileirão A1. Por outro lado, Djeni Becker, suspensa na última partida disputada pelas Gurias, volta a ficar disponível para formar o meio de campo colorado.

Na 13ª rodada, as Gurias garantiram classificação antecipada às quartas do Nacional. A vaga foi conquistada graças à sétima vitória na competição, atingida no Estádio Martins Pereira. Respectivas artilheira e vice do Inter no campeonato, com cinco e quatro gols, Fabi Simões e Mileninha marcaram no triunfo de 2 a 1 sobre o São José-SP, resultado que levou o Clube do Povo aos 24 pontos.

Mileninha é a vice-artilheira colorada/Foto: Mariana Capra

O hiato de partidas também contou com manifestações do elenco vermelho. Primeira a falar com a Mídia do Inter, Djeni projetou o Gre-Nal em entrevista concedida na quarta-feira passada (16/06). A meio-campista avaliou o clássico como uma partida difícil, mas importante para garantir ao Clube do Povo uma posição melhor na tabela.

“A gente vem dando sequência ao trabalho que estava sendo feito ao longo do Campeonato, que está em um nível altíssimo nesse ano. A cada jogo, a gente sabia da dificuldade, e este será mais um muito difícil, mas estamos preparadas. Vamos buscar a vitória para subir na tabela.”

Djeni Becker

Campeãs da Copa BSE, torneio amistoso disputado pelo Uruguai contra Porto Rico, as charruas Ximena Velazco e Wendy Carballo também conversaram com as redes do Inter. Reintegrada ao grupo colorado na última quinta-feira (17/06), a dupla destacou a expectativa que antecede o primeiro Gre-Nal de suas respectivas carreiras. Confira:


Luta pelo topo 📊

A 14ª rodada é decisiva para as Gurias, atuais sextas, que, em caso de vitória, podem ingressar de vez no G4. Duas posições acima do Inter na tabela, o Grêmio soma os mesmos 24 pontos do Colorado, levando vantagem apenas pelo saldo de gols. Assim, triunfo de qualquer diferença permite que o Clube do Povo ultrapasse tanto o rival quanto a Ferroviária, quinta colocada e que já foi a campo na rodada.

Fabi é a goleadora da temporada/Foto: Mariana Capra

Terceiro na tabela, o Santos chegou aos 27 pontos neste sábado (19/06), quando superou o Botafogo, no Rio de Janeiro, por 3 a 2. Três pontos acima do Inter, o Peixe soma 11 gols de saldo, oito a mais do que o Colorado, que somente ultrapassaria o Alvinegro em caso de goleada sobre o Grêmio.

Inter persegue o G4/Foto: Mariana Capra

O único perseguidor em condições de tomar a posição das comandadas de Maurício Salgado nesta rodada é o São Paulo. O Tricolor vai a campo às 15h deste domingo (20/06), como mandante, para enfrentar o Minas Brasília. No momento, as paulistas são sétimas, donas de 23 pontos. Confira o topo da tabela:

PJVEDGPGCSG
1 – Corinthians37141211431230
2 – Palmeiras3113940341123
3 – Santos2714833261511
4 – Grêmio241373326197
5 – Ferroviária241473419145
6 – Internacional241373317143
7 – São Paulo2313652261214
8 – Avaí/Kindermann201462618180
Rodada é decisiva para o Colorado/Foto: Mariana Capra

A primeira fase do Brasileirão A1 é formada por 15 rodadas que correspondem ao turno único de enfrentamento de todas as 16 equipes. As oito de melhor classificação avançam para as quartas de final, que são disputadas, a exemplo dos mata-matas seguintes, em partidas de ida e volta. O mando de campo do segundo confronto é destinado ao time com melhor campanha.


Gurias em casa 🏟️

Gurias apostam na força do Beira-Rio

A partida deste domingo será a segunda das Gurias no Beira-Rio em 2021. A última atuação do futebol feminino colorado no Gigante ocorreu no dia primeiro de maio deste ano. Em noite inspirada, as atletas coloradas superaram a Ferroviária por 3 a 1. Mariana Pires, Rafa Travalão e Juliana marcaram na partida, válida pela quinta rodada do Brasileirão A1.

Partida será a segunda das Gurias no Gigante em 2021/Foto: Mariana Capra

Arbitragem 👨‍⚖️

Anderson da Silveira Farias apita o clássico, auxiliado por Luiza Naujorks Reis e Maíra Mastella Moreira. A quarta árbitra é Andressa Hartmann. Quarteto gaúcho.


Rival 🆚

Rival vive bom momento no Brasileirão/Foto: Jéssica Maldonado, Grêmio

A duas rodadas do encerramento da primeira fase, o Grêmio já soma os mesmos 24 pontos que conquistara no Brasileirão passado. O elenco das rivais coloradas passou por ampla reformulação no início da atual temporada, e as novidades têm rendido frutos. Setorista e fundadora do portal Grêmio Feminino, Marina Staudt analisou, em entrevista para o Site do Inter, os pontos fortes da equipe tricolor.

“A gente tem a mescla de atletas experientes com as mais novas, que vêm com todo gás e aquela vontade de jogar para vencer. A atenção tem que ser redobrada, principalmente, com as meninas do ataque. No posicionamento que a Patrícia faz, elas invertem bastante o jogo, e conseguem confundir a equipe adversária.”

Marina Staudt
Patrícia Gusmão é a técnica adversária/Foto: Jéssica Maldonado, Grêmio

As comandadas de Patrícia Gusmão têm o terceiro melhor ataque do país, com 26 gols marcados. Os destaques da equipe na competição são a artilheiras Maiara e Laís Estevam, com seis gols, e Rafa Levis, que já ofereceu quatro assistências na temporada. Quem também vive bom momento é a experiente volante Pri Back, autora de três tentos na campanha.

“Nesta temporada, o Grêmio vem jogando muito com as suas pontas: a Rafa, que é muito veloz, e a Jane Tavares. Elas colocam a atleta que joga na frente, seja a Lais Estevam ou a Nathane, de frente para o gol, gerando muitas finalizações.”

Marina Staudt
Artilheira rival, Maiara veste a 10/Foto: Jéssica Maldonado, Grêmio

Diante do Inter, Gusmão terá problemas para armar o corredor direito de defesa. Suspensa pelo terceiro amarelo, a lateral Isa é desfalque, enquanto Sinara, que iniciou o ano como titular da posição, ainda se recupera de ruptura nos ligamentos do joelho direito. A tendência é que Vitória Kaíssa assuma a titularidade da retaguarda, que já sofreu 19 gols no Brasileirão.

A defesa, na bola aérea, é um ponto prejudicial da equipe gremista. Tem uma zaga que está se consolidando agora, com a Pati e a Andressa, mas que ainda falha. Tanto é que, na maioria dos jogos em que o time sofre, é por cobrança de escanteio ou de falta. Isso complica um pouco.”

Marina Staudt
Defesa tricolor ainda busca melhor encaixe/Foto: Jéssica Maldonado, Grêmio

Na rodada passada, o Grêmio superou a Ferroviária, na Arena Barueri, por 2 a 1, gols de Rafa Levis e Maiara. Diante das Guerreiras Grenás, a equipe esteve escalada com Raíssa, Isa, Patrícia, Andressa Pereira e Gisseli; Tchula (Mariza), Pri Back, Jane Tavares (Gabizinha), Maiara e Rafa Levis (Maglia); Laís (Andréia).


Retrospecto ⏲️

Rafa Travalão marcou em setembro passado/Foto: Mariana Capra

Encerrado com vitória de 1 a 0 do Clube do Povo, o último Gre-Nal válido pelo Brasileirão A1 ocorreu no dia 24 de setembro de 2020. No Estádio Vieirão, em Gravataí, Rafa Travalão marcou seu primeiro gol vestindo vermelho para garantir o triunfo das comandadas de Maurício Salgado.

Já o encontro mais recente entre as duas equipes foi disputado em 20 de dezembro de 2020, quando as Gurias Coloradas conquistaram o bicampeonato estadual após superar as rivais, na Arena Cruzeiro, por 2 a 1. Djeni e Byanca Brasil marcaram para o Inter em Cachoeirinha, enquanto Pri Back descontou para as visitantes.

Djeni abriu o placar na final estadual/Foto: Mariana Capra

Desde a retomada do futebol feminino, em 2017, as equipes já se enfrentaram 10 vezes, e o Inter exibe ampla supremacia no retrospecto. Até hoje, foram seis os triunfos do Clube do Povo, três empates e apenas uma vitória adversária.

Fabi Simões, a mulher Gre-Nal/Foto: Mariana Capra

Pelo Brasileirão, as Gurias venceram os dois clássicos já disputados. A maior artilheira dos Gre-Nais na atualidade é Fabi Simões, dona de cinco gols. Ao todo, o Clube do Povo marcou 20 tentos, e foi vazado apenas oito vezes.

Gurias venceram primeiro clássico nacional por 4 a 0