Inter e adidas apresentam camisa comemorativa aos 30 anos da primeira Copa do Mundo Feminina

Roseli de Belo (E) e Mileninha (D)

Há 30 anos, em 1991, era disputada a primeira Copa feminina de futebol. Para celebrar este marco histórico para as mulheres no esporte, o Clube do Povo e a adidas se unem para apresentar uma camisa especial que reafirma todas as conquistas do futebol feminino. Disponível na cor cinza, o manto conta com o escudo do Internacional no lado esquerdo do peito, e com as três listras no direito.

O lançamento também lembra a força e a garra das mulheres que ajudaram e ajudam a ampliar e pavimentar o caminho no esporte, quebrando estigmas e preconceitos em um meio ainda tão machista quanto o do futebol. O manto traz essa força através de detalhes como um badge especial que leva o número 30 e uma mulher com a bola no pé, demonstrando todo o seu poder.

Ex-atleta da Seleção e jogadora das Gurias estrelam a campanha

Uma história de resistência

Homenagear a data é dar o devido reconhecimento e visibilidade à trajetória do futebol feminino no Brasil e no mundo. Por aqui, a modalidade ganhou o coração e os pés de mulheres que jogavam em áreas periféricas e escondidas dos grandes centros urbanos, mas que, logo em 1941, foram proibidas por decreto federal. A resistência ocorreu por meio de treinos e partidas clandestinas até a liberação total, quase 40 anos depois, em 1979.

Um primeiro torneio experimental reuniu seleções de 12 países em 1988, com o time brasileiro entrando em campo com as roupas que sobravam dos elencos masculinos. Em 1991, a primeira Copa do Mundo finalmente aconteceu. De lá para cá, o futebol feminino derrubou tabus e preconceitos, formou referências e ganhou mais estrutura. Até hoje, porém, a modalidade esbarra em percalços comuns a todas as mulheres – tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.

O machismo do meio futebolístico ainda parece ser o principal obstáculo para a equiparação da modalidade feminina. Não importa a qualidade dos times ou seus esforços para abrirem mais caminhos e espaços diante da grandeza do seu esporte, equidade e reconhecimento seguem em falta. É por isso que comemorar essas três décadas significa fortalecer cada vez mais a luta por maior visibilidade para elas no futuro.

Garanta o seu manto

A coleção vai proporcionar uma experiência única para quem é parte do Creators Club – as três primeiras compradoras do manto garantirão um talk único e exclusivo com craques do futebol feminino parceiras da adidas. Os uniformes já estão disponíveis na loja da adidas e nas lojas físicas do Inter, por R$ 299,99.