Gurias enfrentam o São Paulo na semifinal do Brasileirão Sub-18

Gurias decidirão contra o São Paulo vaga na final do país/Foto: Mariana Capra

Em busca do bicampeonato nacional, as Gurias Coloradas Sub-18 já sabem qual caminho precisarão percorrer para chegar à decisão do Campeonato Brasileiro da categoria. Fora de casa, as comandadas de Fábio Sanhudo abrirão a disputa das semifinais na quinta-feira da semana que vem (02/09), enquanto os 90 minutos decisivos do confronto com o São Paulo estão marcados para a semana seguinte, no Sesc Protásio Alves.

Invictas, as Gurias têm a melhor campanha do Brasileirão Sub-18. Até aqui, o Clube do Povo conquistou sete vitórias e dois empates nas nove partidas que disputou ao longo das duas fases da competição, ambas disputadas em Sorocaba-SP. Com 24 gols marcados e cinco sofridos, o Inter também conta com uma das artilheiras do torneio, Loirão, dona de oito tentos.

Loirão (11) marcou oito gols no Nacional/Foto: Adriano Fontes/CBF

Após encerrar a primeira fase na liderança do grupo B e com 100% de aproveitamento, o time de Fábio Sanhudo superou uma série de desfalques na semana passada para, em quadrangular também disputado por Corinthians, Santos e Flamengo, avançar às semis na vice-liderança, logo atrás do Timão. Líder da outra chave, o São Paulo se classificou junto da Ferroviária.

Gurias seguem invictas na competição/Foto: Adriano Fontes/CBF

As campanhas de Colorado e Tricolor, inclusive, chamam a atenção pelas coincidências. As duas equipes venceram e empataram o mesmo número de partidas, bem como ostentam idêntico número de gols marcados. A diferença, todavia, está na quantidade de tentos sofridos, número superior do lado paulista. Por isso, as Gurias disputarão a partida de volta em casa.

Vale lembrar que gol marcado como visitante não serve de critério de desempate nos mata-matas do Brasileirão Feminino Sub-18. Em caso de igualdade no placar agregado, portanto, a vaga na final será decidida em disputa de pênaltis.

Equipes se enfrentaram na temporada passada/Foto: Mariana Capra

Rivalidade consolidada

O duelo entre Inter e São Paulo é o mais tradicional da base feminina brasileira. Na categoria Sub-18, por exemplo, as equipes disputaram a final do primeiro Brasileirão organizado pela CBF. Em 2019, as Gurias venceram a ida, em Porto Alegre, por 1 a 0, e conquistaram importante vantagem para a volta. Realizada no Pacaembu, a finalíssima foi encerrada com empate de 1 a 1, resultado que valeu a inédita taça para o Clube do Povo.

Belinha (faixa no cabelo) comemora gol do título de 2019/Foto: Mariana Capra

O embate tornou a acontecer nas semifinais da temporada passada. Superadas por 3 a 1 no Sesc, as Gurias bateram o São Paulo, em Cotia-SP, pelo placar de 1 a 0. Como o regulamento do Brasileirão Sub-18 não considerava o saldo de gols, mas apenas os pontos somados pelas equipes no confronto, a vaga foi decidida nos pênaltis. Foi então que Gabi Barbieri brilhou com duas defesas, e o Inter, por 5 a 4, avançou para a final.

Gabi Barbieri brilhou em Cotia-SP

Outro bom presságio para as Gurias fica por conta da classificação histórica da categoria adulta às semifinais do Brasileirão A1. No último domingo (22/08), o time de Maurício Salgado derrotou o São Paulo por 3 a 1, no Morumbi, superando o revés de 2 a 1 sofrido no Gigante, e chegou, pela primeira vez, entre as quatro melhores equipes do país. O feito foi conquistado com participação de Mai e Mileninha, atletas que disputaram a primeira fase do Sub-18 na atual temporada.

Categoria adulta fez história no domingo passado/Foto: João Callegari

O adversário

Líder do grupo C na primeira fase, superada com cinco vitórias e um empate em seis jogos, o São Paulo não teve problemas para superar o quadrangular disputado com Ferroviária, Fluminense e Chapecoense. Após aplicar 3 a 0 nas Guerreiras Grenás e 3 a 1 no Tricolor das Laranjeiras, atual campeão da categoria, o time de Thiago Viana garantiu a liderança da chave com empate de 1 a 1 diante da Chape, na última rodada.

Rival tem boa campanha no Brasileirão/Foto: Adriano Fontes/CBF

Eliminado do Brasileirão adulto, mas envolvido na disputa da primeira fase do Paulistão 2021, o São Paulo pode contar com importantes reforços para as semifinais do Sub-18. Com idade para participar da competição de base, as atacantes Gica, Isa e Giovaninha, bem como a lateral-esquerda Clara e a zagueira Lauren são possíveis acréscimos ao time paulista, que busca o título inédito da competição.

Transmissão

As semifinais do Brasileirão Feminino Sub-18 contarão com transmissão da Rádio Colorada, tanto na ida quanto na volta. Além da emissora oficial do Clube do Povo, SporTV e Eleven Sports também anunciam cobertura para os 180 minutos de duelo.

Rádio Colorada acompanhou as Gurias na histórica classificação no Morumbi/Foto: João Callegari