Raio-X: Clube do Povo visita o Atlético-GO na 18ª rodada do Brasileirão
Para dar continuidade à sequência de quatro jogos de invencibilidade, o Inter visita o Atlético-GO, a partir das 18h15 deste domingo (29/08), pela 18ª rodada do Brasileirão. Penúltima do primeiro turno, a partida foi projetada pela Rádio Colorada em entrevista com Nathália Freitas, setorista do Dragão pela Rádio Sagres. Confira a íntegra da conversa e, na sequência, fique por dentro de tudo sobre o duelo.
Transmissão 📻
Se é dia de Inter, é dia de torcer com a Rádio Colorada! Ao vivo a partir das 17h deste domingo, a emissora oficial do Clube do Povo apresentará, como de costume, a jornada mais vermelha do planeta bola. Confira a programação:
Domingo (29/08) | Plataforma | |
0h | Programação musical | Internet e App do Inter |
17h | Raio-X | Internet e App do Inter |
17h30 | Portões Abertos | Internet e App do Inter |
18h15 | Jornada Esportiva | Internet e App do Inter |
20h15 | Vestiário Vermelho | Internet e App do Inter |
21h30 | Programação musical | Internet e App do Inter |
Enriquecido por imagens dos principais lances da partida, o tradicional minuto a minuto das redes sociais do Inter (@scinternacional no Twitter, Instagram e Facebook) marcará presença na cobertura do duelo entre Clube do Povo e Dragão. Na TV, Premiere e SporTV anunciam transmissão.
Vamo, Inter! 💪
A equipe colorada contou com período considerável de dias livres para ajustar detalhes antes da partida contra o Dragão. Iniciada na última terça-feira (24/08), a preparação para a 18ª rodada do Brasileirão viveu seu capítulo final já no Centro-Oeste brasileiro. Após embarcar para Goiânia no final da tarde de sexta (27/08), o elenco alvirrubro trabalhou, neste sábado (28/08), na Serrinha, casa do Goiás.
Diante do Atlético-GO, Aguirre não poderá contar com Rodrigo Lindoso. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante, que vinha formando dupla com Dourado, se junta a Renzo Saravia na lista de desfalques do Inter. Mauricio, por outro lado, volta a ficar disponível após liberação do Departamento Médico. O meio-campista sofrera, ainda no início do mês, lesão muscular na coxa esquerda.
Marcada, como de costume, por aspas dos atletas colorados, a semana foi de entrevista exclusiva de Edenilson para o Canal do Inter. Pilar do time de Aguirre, o camisa oito, que tem atuado pela direita do meio de campo, com maior liberdade para se somar ao ataque, compartilhou suas expectativas para o duelo no Antônio Accioly.
“É um momento importante na competição. A gente conseguiu crescer nos últimos jogos. Ter mais tempo para treinar fez a diferença, e sete pontos em nove é muito bom. Esperamos manter. Agora, vem um jogo difícil, contra uma equipe muito bem treinada, que sempre faz bons campeonatos. Vamos preparados. A gente espera buscar o resultado positivo.”
Edenilson
Artilheiro do Brasileirão, no início da rodada, com os mesmos oito tentos de Gilberto e Bruno Henrique, Edenilson se destaca como o jogador que mais participou de gols no torneio, graças às cinco assistências que também registra. A boa fase foi analisada pelo próprio SuperEd, que compartilhou seus méritos com o restante da equipe.
“Fico feliz por estar ajudando.
Tudo é fruto do trabalho.
O gol nunca é feito por um jogador só,
existe todo um trabalho para que aconteça.”
Edenilson
Sobre a equipe, Edenilson compartilhou a satisfação de dividir momento artilheiro com Yuri Alberto, autor de cinco gols nos últimos três jogos, e Taison, que tem protagonizado grandes exibições desde seu retorno ao Clube do Povo. Junto, o trio forma linha de frente que, sempre acompanhada por Patrick, dono do corredor esquerdo, já balançou as redes 10 vezes desde a 15ª rodada, momento em que a atual formação foi adotada por Aguirre.
“O Yuri, pra mim, tem um potencial gigantesco. Todos estamos vendo isso, e a gente, que trabalha no dia a dia, sabe da margem de crescimento que ele tem. Já o Taison, a gente sempre conversou. Antes de ele voltar para cá, falava que jogaríamos juntos. Agora, está se concretizando. Assim, a equipe está crescendo.”
Edenilson
Entrevistado na quarta (25/08), o meio-campista voltou a atrair holofotes na sexta, quando foi convocado por Tite, técnico da Seleção Brasileira, para a disputa de rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo. Recompensa natural para o brilho exibido pelo protagonista camisa oito, o chamado foi comemorado com o companheirismo de sempre por Edenilson, incapaz de esconder a euforia com o privilégio de defender a Canarinho pela primeira vez em sua carreira.
“É uma sensação única, difícil descrever, um sentimento que não cabe no peito. Na hora, quis ligar para a minha família e agradecer cada companheiro, os de hoje e os que passaram. Só tenho a agradecer. Representar a maior seleção do mundo, que tem mais história, o país do futebol! São poucos que têm esse privilégio, e me sinto honrado.”
Edenilson
Quem pode atuar ao lado de Edenilson antes da apresentação do camisa oito à Seleção é Johnny. Cotado para a vaga de Rodrigo Lindoso, o meio-campista, curiosamente, briga com outros dois convocados por lugar entre os titulares. Guerrero, chamado pelo Peru, e Palacios, relacionado pelo Chile, são as alternativas mais ofensivas de que dispõe Aguirre. A respeito da briga por espaço, a jovem cria do Celeiro conversou com o Canal do Inter neste sábado.
“A gente sabe da dificuldade do jogo, e vem com a ideia de manter a nossa sequência. De não tomar gol, e fazer o nosso, para sair com os três pontos. A equipe toda está preparada. Quem o professor optar, vai desempenhar o papel da melhor forma. Tenho certeza.”
Johnny
Arbitragem 👨⚖️
Marielson Alves Silva apita, auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Edevan de Oliveira Pereira. Trio da Bahia. Quarto árbitro: Osimar Moreira da Silva Júnior, de Goiás. VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia, do Rio de Janeiro.
Rival 🆚
É muito segura a campanha construída pelo Atlético-GO até o presente momento. Sétimo colocado com 24 pontos, o Dragão venceu seis, empatou outras seis e perdeu cinco das 17 rodadas que já disputou no Nacional de 2021. Consistente, o desempenho cria expectativas altas na torcida, que lamenta não estar ainda mais próxima do G4, como revelou Nathália na entrevista para a Rádio Colorada.
“O Atlético-GO bateu a pontuação do primeiro turno da temporada passada faltando jogos para virar o turno atual. Aqui, se encara a campanha como muito boa, consistente, mas, com certeza, poderia ser ainda melhor. Apesar de todos comemoraram o momento, a sensação é de o time tinha chances de estar mais perto do G4.”
Nathália Freitas
A relativa frustração de torcida e crônica com a campanha rubro-negra se deve, em grande parte, à oscilação do Atlético-GO como mandante. Sem vencer no Antônio Accioly há cinco rodadas, o Dragão já desperdiçou chances importantes de se aproximar do pelotão de frente do Brasileiro. A instabilidade do time de Eduardo Barroca em seus domínios, de acordo com Nathália, encontra justificativa na dificuldade da equipe para encontrar espaços nas defesas mais fechadas.
“O estilo de jogo do Atlético-GO impossibilita um melhor desempenho. Os times vêm para cá e jogam um pouco mais fechados, principalmente os que ocupam a parte baixa da tabela. E o Dragão ficou sem o João Paulo, que é o único camisa 10 do elenco. Os outros meio-campistas são volantes que jogaram de forma improvisada, o que prejudicou a criação. Com a volta do João, já melhorou.”
Nathália Freitas
Comandante atleticano desde a primeira rodada do Brasileirão, quando fez sua estreia substituindo Jorginho, Eduardo Barroca simboliza bem os sentimentos confusos da torcida rubro-negra para com a campanha do time. Respaldado pela direção e extremamente envolvido com o cotidiano do Dragão, o técnico não goza de grande prestígio junto à crônica esportiva de Goiás.
“Barroca foi muito contestado quando chegou aqui, principalmente pela torcida, que até hoje não tem ele como unanimidade. Hoje, a maioria vai dizer que não gosta do trabalho, mas ele tem muito respaldo da diretoria. Pediu parar morar no CT, que tem um hotel que serve de concentração, e isso mexe com a confiança que a presidência tem.”
Nathália Freitas
Diante do Inter, o Dragão terá os desfalques de Natanel e Dudu, ao mesmo tempo que contará com os reforços Rickson e Pedro Henrique, regularizados junto à CBF. Recém-chegados, porém, o volante e o zagueiro não devem ser titulares. Assim, os prováveis 11 de Barroca são: Fernando Miguel; Arnaldo, Éder, Wanderson (Oliveira ou Werley) e Arthur Henrique; Maranhão, Baralhas e João Paulo; André Luiz, Zé Roberto e Janderson.
Palco 🏟️
Enfrentar o Clube do Povo carrega significado especial para a torcida do Atlético-GO. Na temporada passada, foi exatamente diante do Inter, em partida da 23ª rodada do Brasileirão, que o Dragão disputou sua primeira partida da elite brasileira no Antônio Accioly. Inaugurado em 1930, o Estádio passou por amplas reformas em 2020, obras que o tornaram apto a receber jogos da Série A. Atualmente, os destaques ficam pela capacidade, de 12.500 pessoas, e o potente sistema de iluminação.
Retrospecto do confronto 📊
O Clube do Povo leva ampla vantagem no retrospecto de seu confronto com o Atlético-GO. Superado uma única vez ao longo das 12 partidas já disputadas pelas duas equipes na história, o Colorado bateu o Dragão em sete ocasiões, além de marcar 24 gols, 14 a mais do que os anotados pelo rival.
Um 2020 colorado 🔙
Os excelentes números do Inter diante do Dragão podem ser parcialmente justificados pela temporada passada. Adversários nas oitavas de final da Copa do Brasil, Colorado e Atlético-GO abriram a disputa do mata-mata nacional em Goiás, onde o Clube do Povo, com gols de Leandro Fernández e Moisés, conquistou importante vitória de 2 a 1. O placar, inclusive, foi repetido no Beira-Rio, quando Galhardo e Rodinei marcaram os tentos alvirrubros.
O primeiro triunfo do ano passado, porém, saiu no Brasileirão. Em partida da 4ª rodada, o Clube do Povo superou o Atlético-GO, no Beira-Rio, por 3 a 0. Musto e Galhardo, este duas vezes, a primeira após jogada de cinema de Patrick, garantiram os três pontos. No returno, as equipes empataram sem gols no Accioly. O duelo marcou o início de histórica sequência invicta do Inter no torneio, que teria como ponto alto as nove vitórias consecutivas encarrilhadas a partir da 25ª jornada nacional.