Raio-X: Gurias abrem semifinais do Brasileirão diante do Palmeiras

No Beira-Rio, Gurias recebem o Palmeiras nesta segunda/Foto: Mariana Capra

Noite de confronto histórico no Beira-Rio! As Gurias Coloradas enfrentam o Palmeiras, a partir das 20h desta segunda-feira (30/08), na partida de ida das semifinais do Brasileirão A1. Confira entrevista da Rádio Colorada com Giulia Vanni, integrante do perfil Análise Verdão, projetando o duelo. Na sequência, você encontra todas informações sobre o embate.

Sport Club Internacional · Raio-X #48 | Internacional | 29/08/2021

Transmissão 📻

Fiel parceira do futebol feminino do Clube do Povo, a Rádio Colorada transmite o duelo com cobertura especial. Mais vermelha do mundo, a programação da emissora oficial do Inter começará às 18h desta segunda-feira. Confira os horários:

Segunda-feira (30/08)Plataforma
18hHora do BrasileirãoInternet e App do Inter
18h45Giro do PlacarInternet e App do Inter
19hRaio-XInternet e App do Inter
19h30Portões AbertosInternet e App do Inter
20hJornada EsportivaInternet e App do Inter
22hVestiário VermelhoInternet e App do Inter
23hProgramação musicalInternet e App do Inter
Torça pelas Gurias com a Colorada!/Foto: João Callegari

As redes sociais das Gurias (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) transmitirão o minuto a minuto da partida. Com imagens, o SporTV e o TikTok do Desimpedidos anunciam cobertura.


Pra cima delas! 💪

Elenco trabalhou forte ao longo da semana/Foto: João Callegari

A semana das Gurias Coloradas foi de trabalhos intensos no Sesc Protásio Alves. Classificadas para as semis após vitória de 3 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi, as atletas do Clube do Povo realizaram atividades técnicas e táticas, além de exercícios de bola parada inseridos em situações de jogo, ao longo dos últimos dias, sempre sob o comando de Maurício Salgado.

Organizados desde a última terça-feira (24/08), os treinos também alinharam o padrão de jogo colorado ao estilo de atuação do Palmeiras. Para a partida de abertura da luta por vaga na final nacional, Maurício Salgado não conta com nenhum novo desfalque, ao passo que Sorriso, Ximena e Shashá chegam ao duelo penduradas com dois amarelos.

Para além dos exercícios, os dias que antecederam o duelo eliminatório também contaram com entrevistas das guerreiras alvirrubras. Primeira a falar, a polivalente Isadora Haas destacou, em entrevista para o Canal do Inter, a ambição do elenco colorado. De acordo com a atleta, o grupo está longe de se sentir satisfeito com as conquistas já alcançadas na temporada.

“O Maurício sempre fala: todo jogo é final.

A gente não ganhou nada, sabemos disso,

e nos preparamos da melhor forma.

Queremos mais!”

Isadora Haas

De sua parte, a goleira Vivi exaltou a confiança renovada com que o elenco se preparou para abrir a luta por vaga na final. Titular da meta colorada, ela não somente analisou a semana de treinos do grupo, mas também indicou a inédita classificação para as semis como um parâmetro da qualidade do trabalho realizado pelas Gurias ao longo da temporada.

Foto: João Callegari

“Como o jogo é só na segunda, deu para ter um tempo de recuperação bom para começar a trabalhar com mais intensidade. Agora, na verdade, é mais ajuste. Estamos no meio da competição, a parte física já foi, a técnica também. Estamos no caminho certo, muito felizes pela classificação e por fazer história, mas o objetivo não para por aqui.”

Vivi

Ex-atleta do Palmeiras, a goleira, que chegou ao Inter no início de 2021, também analisou o estilo de jogo alviverde. Afinal, se é verdade que o elenco palestrino foi bastante reformulado desde 2020, a comissão técnica de Ricardo Belli segue à frente do Porco, dando sequência à mentalidade ofensiva que impera no Allianz Parque desde a temporada passado.

Foto: João Callegari

“Quando a gente enfrentou elas aqui, foi um jogo muito interessante. É um time com bastante intensidade, que vai para cima. Bem avançado, gosta de fazer gols. O Belli gosta de trabalhar a construção de jogadas, e o time tem característica para isso. Dentro disso, com a análise do nosso treinador, vamos ajustar o time para anular as jogadas delas e impor o nosso jogo.”

Vivi

Mais do que à final, uma vitória sobre o Palmeiras no conjunto dos 180 minutos também classificaria o Inter para a Libertadores da próxima temporada. Além disso, o Clube do Povo, melhor gaúcho do Brasileirão 2021, já assegurou, com a atual campanha, participação na Supercopa do Brasil de 2022. Assim, além de um feito histórico no presente, a chegada à decisão significaria um futuro igualmente mágico para as Gurias, que não escondem sua sede por protagonismo – comentada por Vivi.

“O objetivo é conquistar tudo que a gente pode. As mais interessadas somos nós, e vamos em busca de ser protagonistas disso. Estamos treinando muito sério para atingir nosso objetivo maior, classificando para Libertadores, Supercopa, ganhando Brasileiro e Gaúcho. É isso que a gente veio fazer aqui nesse ano.”

Vivi


Campanha colorada 📊

Das 17 partidas que já disputaram na atual edição do Campeonato Brasileiro, as Gurias Coloradas venceram nove, empataram três e perderam cinco. Sexto colocado na primeira fase do Nacional, o Clube do Povo exibe excelente retrospecto como visitante, além de ser muito forte dentro do Beira-Rio. Enquanto o aproveitamento fora de Porto Alegre atinge a casa dos 75%, fruto de seis triunfos em oito confrontos, os números no Gigante indicam seis pontos conquistados em nove possíveis.

Gurias vivem 2021 positivo no Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

Quanto aos destaques individuais, a artilharia das Gurias é ocupada por Fabi Simões, que já marcou sete gols até o presente momento. Com dois a menos, Mileninha é a vice-goleadora colorada. A lista de garçonetes, por outro lado, tem sua liderança dividida entre Djeni e Leidi. Ambas já ofereceram três assistências para suas companheiras, número que justifica o porquê de estarem entre as principais cobradoras de bola parada do elenco.


Arbitragem – com VAR 📺

A partir da fase de semifinais, o Brasileirão A1 conta com o recurso do Árbitro de Vídeo. Assim, o controle do duelo desta segunda ficará a cargo de Rejane Caetano da Silva, juíza do Rio de Janeiro, auxiliada pelas também cariocas Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andrea Izaura Marcelino de Sá. A quarta árbitra será Andressa Hartmann, do Rio Grande do Sul, enquanto Igor Junio Beneveuto de Oliveira, de Minas Gerais, comandará o VAR.


Rival 🆚

Palestrinas superaram invictas a primeira fase/Foto: Fabio Menotti

O Palmeiras reformulou seu elenco no início de 2021, quando contratou atletas de destaque no cenário nacional, como as selecionáveis Bruna Calderan e Julia Bianchi, e também jogadoras selecionáveis que atuavam no exterior, casos da zagueira Rafaelle e da atacante Bia Zaneratto. Dentro de campo, as estrelas deram liga, e o Porco avançou para as quartas de final com a segunda melhor campanha da primeira fase do Brasileirão. Desde então, porém, algumas coisas mudaram, como destaca Giulia Vanni.

“Foram 11 vitórias e quatro empates, uma campanha espetacular, mas, agora, o Palmeiras chega com os grandes desfalques da Bia Zaneratto e da Rafaelle. Até por isso, a gente começou oscilando no Paulista, e, no Brasileiro, perdemos para o Grêmio. Mas, depois da vitória contra ele no Allianz, sinto que as meninas começaram a pegar um ritmo muito legal. Começamos a voltar para a boa fase de antes.”

Giulia Vanni
Porco eliminou o Grêmio nas quartas/Foto: Fabio Menotti

Tanto Zaneratto, artilheira do Brasileirão A1 com 13 gols, quanto Rafalle estavam emprestadas ao Palmeiras, e retornaram aos clubes detentores de seus passes após as Olimpíadas. Sem elas, o Porco perdeu de 2 a 1 para o Grêmio, em Gravataí, na abertura das quartas de final (depois, golearia por 4 a 1 para se classificar). O confronto apresentou o novo desenho do ataque alviverde, que teve seu protagonismo, antes empunhado apenas por Bia, dividido entre algumas jogadoras, embora centrado com especial destaque em Maria Alves.

“Temos a Agustina na defesa e a Bianchi no meio, mas faltava uma liderança no ataque. Um papel que era individual, da Bia, e agora está mais coletivo. Acredito que a Maria vem se mostrando uma ótima jogadora para assumir a referência, e também tem a Carol Baiana, que gosto muito, e a Ary Borges. As meninas estão tendo que se apoiar mais para dar certo – e está dando.”

Giulia Vanni
Maria Alves, de cabeça, fez o quarto em cima do Grêmio/Foto: Fabio Menotti

Apontar a substituta de Rafalle é um pouco mais difícil. Não por falta de candidatas, mas sim pelas muitas variações de Ricardo Belli, que constantemente alterna entre sistemas com duas ou três zagueiras. Quando as defensoras são maioria na linha de defesa, Tainara é quem atua pela esquerda, no espaço antes dominado por Rafa. Já nas ocasiões em que decide por uma linha de quatro, o comandante alviverde exibe grande simpatia pela polivalente Thaís.

“O Palmeiras começou com três zagueiras, mas a Thaís tinha liberdade pra ser uma volante. A Tainara, que foi reserva durante a primeira fase, é uma ótima zagueira também. Eu gosto do estilo de jogo do Belli, que faz trocas para confundir o adversário. Isso mostra a versatilidade das meninas. Para segunda, acredito que ele vá com Calderan, Agustina, Thaís, Tainara e Camilinha.”

Giulia Vanni
Ricardo Belli comanda o Palmeiras desde julho de 2019/Foto: Fabio Menotti

Para esta segunda-feira, o elenco palestrino está inteiramente à disposição de Belli, que, inclusive, preservou a maioria de suas titulares na última quarta (25/08), quando o Palmeiras goleou o Realidade Jovem, na terceira rodada do Paulistão, por 7 a 0. Assim, as prováveis 11 palestrinas para o início do jogo são Jully; Calderan, Agustina, Thaís, Tainara e Camilinha; Julia Bianchi, Ary Borges e Katrine; Maria Alves e Carol Baiana.


Chaveamento 📖

Gurias atingiram classificação histórica no Morumbi/Foto: João Callegari

Quem avançar do embate entre Gurias Coloradas e Palestrinas, que terá seus 90 minutos finais disputados às 11h do próximo domingo (05/09), no Allianz Parque, decidirá o título contra Corinthians ou Ferroviária. As equipes paulistas abriram seu duelo de semifinais neste domingo (29/08), em Araraquara-SP, onde Vic Albuquerque, Gabi Zanotti e Erika garantiram ao Timão importante vantagem de 3 a 1. Para as Grenás, quem marcou foi Yasmin.


Histórico de equilíbrio ⚖️

Gurias venceram no Allianz em 2020/Foto: Fabio Menotti

A história registra apenas dois encontros entre Gurias Coloradas e Palestrinas, com uma vitória para cada lado. No ano de 2020, as comandadas de Maurício Salgado construíram exibição irretocável no Allianz Parque para, com gols de Djeni Becker, Belinha e Jheniffer, superar o Porco por 3 a 1. Até hoje, essa é a única derrota sofrida pelo time feminino do Palmeiras nas 13 partidas que já disputou na casa alviverde.

Já na presente temporada, quem levou a melhor foi o Palmeiras, vitorioso por 3 a 2 em partida marcada por atuação polêmica da arbitragem. Ottilia, duas vezes, e Bia Zaneratto marcaram para o Porco, enquanto Fabi Simões, também com um doblete, anotou os tentos do Inter. Válido pela 12ª rodada da primeira fase, o duelo foi disputado no Sesc Protásio Alves.

Fabi marcou duas vezes no último encontro com o Palmeiras/Foto: Mariana Capra