Raio-X: Gurias decidem vaga na final do Brasileirão A1

Gurias enfrentam o Palmeiras na manhã deste domingo/Foto: Jota Finkler

Manhã de decisão para as Gurias Coloradas! A partir das 11h deste domingo (05/09), as guerreiras do Clube do Povo enfrentam o Palmeiras, no Allianz Parque, pela partida de volta das semifinais do Brasileirão A1. Confira entrevista da Rádio Colorada com Maurício Salgado, técnico do Clube do Povo, projetando o duelo. A seguir, fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o confronto!

Sport Club Internacional · Rádio Colorada | Entrevista com Maurício Salgado, técnico das Gurias Coloradas

Transmissão 📻

Presente em todos os jogos das Gurias, a Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 10h30 deste domingo. Dona da jornada mais vermelha do planeta bola, a emissora oficial do Clube do Povo acompanhará o duelo direto do Allianz Parque, apresentando, desde o primeiro minuto no ar, entrevistas exclusivas com membros da delegação alvirrubra. Confira a programação:

Domingo (05/09)Plataformas
10h30Portões AbertosInternet e App do Inter
11hJornada EsportivaInternet e App do Inter
13hVestiário VermelhoInternet e App do Inter
13h30Programação musicalInternet e App do Inter
Colorada já acompanhou as Gurias no Morumbi/Foto: João Callegari

O tradicional minuto a minuto das redes sociais das Gurias Coloradas (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) acompanhará as principais emoções do duelo. Com imagens, SporTV e TikTok do Brasileirão Feminino anunciam transmissão.


Pra cima delas, Gurias! 💪

Gurias buscam a vitória diante do Palmeiras/Foto: Jota Finkler

Assim como nas quartas de final, quando precisavam superar o São Paulo, no Morumbi, para ficar com a vaga, as Gurias embarcaram para o duelo deste domingo com grande responsabilidade na bagagem. Diante do Palmeiras, as coloradas tentarão escrever mais um rico capítulo na inédita história que constroem no Brasileirão A1 de 2021, e, para tanto, realizaram intensa preparação na semana de véspera do embate.

Rendimento máximo com desgaste mínimo. Mantra das Gurias ao longo da semana, a frase foi utilizado por Maurício Salgado, na entrevista que concedeu para a Rádio Colorada neste sábado (04/09), para definir os últimos dias de trabalho do elenco. Comandante colorado, o profissional destacou que o foco esteve, sobretudo, voltado à recuperação das atletas – além, é claro, da análise do rival.

Foto: Ricardo Duarte

“Foi uma semana muito curta. Teve a questão de recuperar as atletas que jogaram, até porque os jogos têm uma intensidade muito alta, principalmente no desgaste mental. Então, foi uma semana muito de análise, do que a gente acertou e errou. Análise e recuperação, buscando o rendimento máximo com o esforço mínimo. Estamos bem confiantes, a semana foi bem produtiva.”

Maurício Salgado

O revés do Beira-Rio deixou um gosto amargo tanto para a torcida quanto no elenco. Melhores em campo e donas das principais oportunidades, as Gurias fizeram por merecer um resultado melhor também pela capacidade de reação que demonstraram ao longo dos 90 minutos de segunda-feira passada (30/08), quando nem mesmo as lesões de Fabi Simões e Shashá foram suficientes para abalar a equipe, que seguiu protagonista dentro de campo.

Foto: Jota Finkler

“Qualquer dinâmica que foge do programado é ruim, mas, no jogo, sempre pode acontecer o inesperado. A questão é estar pronto. A gente não esperava essas duas perdas no mesmo setor, de jogadores que são referências. Mas, o ponto positivo que eu tiro, é que o time conseguiu se adaptar, tanto com as que entraram quanto com as que já estavam. Ficamos satisfeitos com a atuação e muito insatisfeitos com o resultado.”

Maurício Salgado

Maurício também compartilhou suas expectativas para a partida deste domingo. Desfalcado da suspensa Rafa Travalão, o técnico das Gurias imagina um jogo bastante disputado no Allianz Parque, onde o Inter colocará mais uma vez à prova o DNA vitorioso que exibe sob seu comando, estilo esse que exigirá a tradicional hierarquia para se impor diante de um adversário qualificado.

Foto: Jota Finkler

“O DNA do Inter é de muita intensidade, de buscar toda hora ter a bola. Dentro disso, existem as estratégias, que dependem da realidade do jogo. Ora marcamos em um bloco muito mais alto, ora em bloco intermediário. Neste jogo, a tendência é que a gente alterne essas dinâmicas. Temos que buscar desde o primeiro minuto, com organização e sendo intensos, mas sem afobar.”

Maurício Salgado
Decisão deste domingo promete grande intensidade/Foto: Jota Finkler

Quem também concedeu entrevista nesta véspera de confronto foi a zagueira Bruna Benites. Capitã das Gurias Coloradas, a camisa três do Clube do Povo compartilhou suas impressões a respeito do embate, além de revelar como sentiu a preparação realizada pelo grupo.

Foto: Luiza Moraes/CBF

“Jogo difícil, como foi o primeiro. Decidido em detalhes. A equipe do Palmeiras é muito qualificada, com peças individuais que dispensam comentários. Vai ser uma guerra. Estudamos bastante, já tínhamos estudado a equipe delas, estudamos o jogo que passou, e vimos que estamos no caminho certo. Estou muito confiante de que vamos sair com um resultado positivo.”

Bruna Benites

Liderança do grupo, Bruna percebe o Inter pronto para fazer história. Do alto de sua experiência de 35 anos, a zagueira de três Olimpíadas não abraça ilusões cegas a respeito do potencial da equipe. Pelo contrário, percebe as Gurias tão preparadas quanto qualquer outro adversário, seja pelas qualidades do elenco, ou mesmo por seus defeitos.

“Sabemos da nossa qualidade, e das nossas falhas também,

mas não existe equipe imbatível.

Acredito que chegamos muito fortes para o segundo jogo.

Estamos a um passo da final, falta pouco!”

Bruna Benites
Bruna Benites sonha em conquistar o Nacional com o Inter/Foto: Luiza Moraes/CBF

Embora vasto, nem mesmo o currículo vitorioso é suficiente para ofuscar o brilho infantil que toma os olhos de Benites quando a capitã se permite imaginar levantando a taça nacional com a braçadeira colorada. Afinal de contas, a campeã de Libertadores e Mundial tem no Brasileirão A1 um dos raros títulos que ainda não conquistou na carreira. De acordo com a própria, camisa alguma lhe parece mais adequada para atingir o topo do país do que a do Clube do Povo.

Foto: Mariana Capra

“Particularmente, eu gostaria muito de ter essa experiência, principalmente vestindo a camisa do Inter. Tenho uma identificação muito grande com o Clube, um carinho muito grande. Se eu pudesse escolher, entre qualquer equipe do Brasil ou do mundo, eu escolheria o Inter. Sei que está muito perto, ainda falta passar alguns obstáculos, mas isso serve de motivação.”

Bruna Benites

Chaveamento 📖

A derrota de 1 a 0 na segunda passada, no Beira-Rio, obriga as Gurias Coloradas a jogarem por vitória de dois ou mais gols de diferença para avançar à decisão no tempo normal. Triunfo pelo escore mínimo levará o confronto do Allianz Parque aos pênaltis, enquanto demais resultados classificam o Palmeiras.

Inter precisa vencer em São Paulo/Foto: Jota Finkler

Quem avançar do duelo entre Inter e Palmeiras enfrentará, na decisão nacional, Corinthians ou Ferroviária. O Timão venceu a partida de ida, disputada em Araraquara-SP, por 3 a 1, e defende a vantagem na volta, marcada para as 20h deste domingo. Vale lembrar que a fase eliminatória do Brasileirão A1 não conta com saldo qualificado por gols marcados fora de casa como critério de desempate.


Arbitragem 👨‍⚖️

Charly Wendy Deretti apita, auxiliada por Gizeli Casaril e Deise Genoefa Bellaver, trio catarinense. Quarta árbitra: Adeli Mara Monteiro, de São Paulo. VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira, também de Santa Catarina.


Rival 🆚

Rival foi a campo no último meio de semana/Foto: Luiza Moraes/CBF

Se a semana colorada foi de treinos, a alviverde contou com partida pelo Paulistão Feminino. Na última quinta-feira (02/09), o Palmeiras foi superado por 1 a 0 pelo Santos, fora de casa, em confronto da quarta rodada estadual. O resultado deu fim à invencibilidade palestrina no torneio, apesar das presenças de Ary Borges, Tainara e Camilinha entre as titulares, e das entradas de Katrine, Thaís, Agustina, Julia Bianchi, Carol Baiana e Maria Alves no decorrer do jogo.

O insucesso dentro de campo contrastou com as excelentes notícias recebidas pelo elenco alviverde na terça-feira passada (31/08). Na data, Pia Sundhage divulgou sua primeira lista de convocadas para a Seleção Brasileira pós-Olimpíadas de Tóquio, e a nominata contou com três palestrinas. Katrine, lateral-esquerda e meio-campista, Thaís, zagueira e volante, e Ary Borges, meio-campista, participarão da Data FIFA marcada para os dias 13 a 21 de setembro.

Ary Borges foi convocada por Pia Sundhage/Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Integrante da elite feminina brasileira desde a temporada passada, o Palmeiras busca, assim como o Inter, chegar a sua primeira final de Brasileirão A1. Eliminado nas semis de 2020, o Porco exibe sólida campanha na atual edição do torneio, com 13 vitórias em 18 partidas. Após a saída de Bia Zaneratto, que somava 13 gols, as atuais artilheiras da equipe são Carol Baiana e Agustina, ambas com cinco. Diante do Inter, Ricardo Belli estará desfalcado de Ary Borges, suspensa pelo terceiro amarelo.

Agustina (3) é uma das artilheiras do Verdão/Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Palco 🏟️

Inaugurado em novembro de 2014, o Allianz Parque conta com capacidade para 42 mil pessoas. Casa do Palmeiras, o Estádio foi erguido sob o mesmo solo que abrigava o Palestra Itália, antigo endereço alviverde. Atualmente, o local conta com gramado sintético, inaugurado há mais de um ano e meio.

Panorama do Allianz Parque/Foto: Ricardo Duarte


Para repetir 2020 🔙

As palestrinas exibem excelente aproveitamento como mandantes no Allianz Parque. Casa do Palmeiras feminino desde setembro passado, o Estádio já presenciou 13 jogos da equipe de Ricardo Belli. Destes, 10 foram encerrados com vitória e dois com empate, números atingidos através de 41 gols marcados e 11 sofridos. Até hoje, somente uma equipe conseguiu vencer o time alviverde no palco. No caso, as Gurias Coloradas.

Clube do Povo levou a melhor em 2020/Foto: ME Sports

Pela 13ª rodada do Brasileirão A1 de 2020, Inter e Palmeiras disputaram o primeiro duelo feminino de sua história no dia 5 de outubro do ano passado. No Allianz Parque, as comandadas de Maurício Salgado viveram uma tarde de luxo, capaz de balançar as redes logo aos 16 minutos da etapa inicial, quando Djeni cobrou com precisão falta sofrida por Fabi Simões.

No segundo tempo, Belinha ampliou aos nove, após escanteio cobrado por Rafa Travalão, enquanto Jheniffer, servida por Byanca Brasil, marcou o terceiro no minuto 17. Ex-Inter, Rosana ainda descontaria para as palestrinas. A vitória de 3 a 1 do Clube do Povo encerrou invencibilidade de nove jogos do Palmeiras e levou as Gurias à terceira colocação nacional.

Resultado traz boas recordações à torcida colorada/Foto: Fabio Menotti/Palmeiras