Raio-X: na luta pelo G6, Inter recebe o Fortaleza

Domingo de Inter contra Fortaleza no Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

De volta para casa! Pela primeira vez no mês de setembro, o Clube do Povo irá a campo no tapete verde do Beira-Rio, e o adversário da jornada, 21ª do Brasileirão, será o Fortaleza. Confira entrevista da Rádio Colorada com Alexandre Mota, jornalista do Diário do Nordeste e do Globo Esporte de Ceará, projetando a partida, marcada para as 11h deste domingo (19/09). A seguir, confira todas as informações sobre o duelo.

Sport Club Internacional · Raio-X #50 | Internacional x Fortaleza | 1/09/2021

Transmissão 📻

Especialmente preparada para a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande, a cobertura da Rádio Colorada será aberta às 9h30 deste domingo. A data, inclusive, contará com jornada dupla da Mais Vermelha, que transmitirá, à tarde, a estreia das Gurias no Gauchão Feminino. Confira a programação:

Domingo (19/09)Plataforma
9h30Raio-XInternet e App do Inter
10hPortões Abertos
(Internacional x Fortaleza –
21ª rodada/Brasileirão 2021)
Internet e App do Inter
11hJornada Esportiva
(Internacional x Fortaleza –
21ª rodada/Brasileirão 2021)
Internet e App do Inter
13hVestiário Vermelho
(Internacional x Fortaleza –
21ª rodada/Brasileirão 2021)
Internet e App do Inter
13h45Especial Gauchão FemininoInternet e App do Inter
14h45Portões Abertos
(Juventude x Gurias Coloradas –
1ª rodada/Gauchão Feminino)
Internet e App do Inter
15hJornada Esportiva
(Juventude x Gurias Coloradas –
1ª rodada/Gauchão Feminino)
Internet e App do Inter
17hVestiário Vermelho
(Juventude x Gurias Coloradas –
1ª rodada/Gauchão Feminino)
Internet e App do Inter
17h30Programação musicalInternet e App do Inter
Manhã de Inter na Rádio Colorada!/Foto: João Callegari

Enriquecido por imagens dos principais lances da partida, o minuto a minuto das redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) transmitirá o duelo. Com imagens, o Premiere anuncia transmissão.


Vamo, Inter! 💪

Clube do Povo trabalhou na manhã deste sábado/Foto: Ricardo Duarte

Sem ir a campo desde a segunda-feira passada (13/08), quando superou o Sport, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, o Clube do Povo iniciou na última quarta-feira (15/08) seus preparativos para a 21ª rodada do Brasileirão. Realizados no CT Parque Gigante, os treinos voltados ao jogo contra o Fortaleza foram realizados, a partir de quinta-feira (16/08), sempre no turno da manhã, de maneira a facilitar a adaptação dos jogadores ao horário inusitado do embate deste domingo.

Concluída neste sábado (18/09), a preparação colorada contou com os retornos de Carlos Palacios e Rodrigo Dourado, dupla que esteve ausente da partida de Recife por suspensão. Quem também trabalhou normalmente foi Gabriel Mercado, recuperado de pancada sofrida no final do mês de agosto. Diante do Fortaleza, o Clube do Povo não terá nenhum desfalque por acúmulo de cartões, ao passo que Yuri Alberto e Paulo Victor são os únicos pendurados do time de Diego Aguirre.

Aguirre tem reforços para escalar o Inter/Foto: Ricardo Duarte

Titular na vitória da rodada passada, o meio-campista Mauricio concedeu entrevista exclusiva para o Canal do Inter ao longo da semana de trabalhos. O camisa 27 repercutiu o bom momento do Clube do Povo no Brasileirão, compartilhando as características que entende como fundamentais na atual sequência de seis jogos de invencibilidade do Colorado.

“Acho que é um trabalho de muita dedicação, muito empenho dos jogadores. A gente vem de semanas cheias para trabalhar, isso está nos favorecendo, e acho que essa sequência sem perder é muito importante. Agora, temos mais um grande confronto, aqui no Beira, e esperamos sair com os três pontos.”

Mauricio

Mauricio também projetou a partida contra o Fortaleza. Consciente da boa temporada construída pelo adversário, o meia revelou que espera um grande jogo no Beira-Rio, e também destacou a importância que uma vitória assumiria nas pretensões coloradas de luta pelo topo da tabela. Vale lembrar que o Inter abriu a rodada na nona colocação e, dono de 26 pontos, estava a três do Corinthians, primeira equipe do G6.

“Dá para projetar um excelente jogo. São duas grandes equipes, o Fortaleza vem num momento muito bom, agora se classificou para as semifinais da Copa do Brasil. Excelentes jogadores, tenho amigos lá, e espero que a gente saia com os três pontos. Estamos trabalhando forte para que isso aconteça, sabemos o que queremos, o nosso objetivo. Assim, conquistando nossos pontos, vamos subir cada vez mais na tabela e conseguir o nosso objetivo.”

Mauricio

Por fim, o jovem atleta colorado também elogiou a preparação realizada pelo Inter para a partida. Nas palavras de Mauricio, os treinos organizados no turno da manhã serão importantes para minimizar o desconforto com o início do jogo marcado para as 11h, horário que, inclusive, remete ao calendário das categorias de base do Brasil.

“O horário é um pouco diferente, mas é tudo questão de adaptação. A gente vem treinando de manhã, um fator que ajuda a estar mais adaptado. Interfere também na alimentação, tem que ser melhor, não apenas um café da manhã, pois o jogo vai exigir bastante. Mas, como vim da base há pouco, os jogos também costumavam ser nesse horário. Então, acho que vai ser um grande jogo.”

Mauricio

Arbitragem 👩‍⚖️

A paulista Edina Alves Batista apita, auxiliada pela conterrânea Neuza Ines Back e por Leila Naiara da Cruz, do Distrito Federal. Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro, do Rio Grande do Sul. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, também de São Paulo.


Rival 🆚

Rival é um dos melhores times do Brasileirão/Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

Principal surpresa do Brasileirão 2021, o Fortaleza chega para a 21ª rodada do torneio, segunda do returno, na quarta colocação da tabela. Dono de 33 pontos, o Leão, que no último meio de semana garantiu classificação histórica para as semifinais da Copa do Brasil, vive temporada de protagonista nacional, posto atingido, entre outros, graças ao excelente trabalho do argentino Juan Pablo Vojvoda. Os méritos do treinador, que comanda a equipe desde o início de maio, foram elencados pelo jornalista Alexandre Mota.

“O Vojvoda chegou com uma proposta ofensiva, de muita proatividade, e conseguiu um bom desempenho contra times do Campeonato Cearense, onde foi campeão. Com o Brasileiro, veio a expectativa de mais dificuldades, mas o time conseguiu os resultados. Estamos falando da melhor campanha da história do futebol nordestino no primeiro turno do Brasileirão. Um time eficiente. Agora, existe uma expectativa para o returno, quando as equipes conhecem o adversário, o painel tático e como se comportam.”

Alexandre Mota
Trabalho de Vojvoda conquistou a torcida tricolor/Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

A reta final do primeiro turno comprova que, junto da fama pelo bom futebol apresentado, o Fortaleza também passou a ser melhor estudado por seus adversários. A própria vitória de 3 a 1 sobre o São Paulo, que garantiu ao Leão, agora semifinalista, sua melhor campanha na história da Copa do Brasil, foi conquistada após sequência de seis partidas sem triunfos do Tricolor. Até por isso, o duelo contra o Inter tem contornos decisivos para o adversário deste domingo.

“O Fortaleza vivia um momento de instabilidade, de muita oscilação dentro de campo. Agora, está em retomada, e isso deve ser considerado antes desse jogo contra o Internacional. É um jogo decisivo para se conectar com as vitórias e sequências positivas. A diretoria e o departamento de Futebol consideram esse um desafio muito importante para medir a força do Fortaleza. Há o objetivo de, depois do resultado contra o São Paulo, uma sequência pontuando”

Alexandre Mota
Leão quer consolidar bom momento/Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

A grande expectativa depositada pelo Leão em cima do duelo do Beira-Rio motiva a provável escalação de força máxima diante do Inter. A inexistência de preservações, porém, não significa que Vojvoda terá o time completo à disposição. Com dores no tornozelo, o volante Felipe sequer viajou a Porto Alegre, e deixa em aberto vaga disputada por Ronald, Blanco e Jussa. Desses, o primeiro parece levar vantagem com a comissão técnica.

“O Ronald deve ser o substituto do Felipe. Têm características similares, como a visão de jogo, percepção territorial de onde se está e qual passe pode buscar, algo que casa bastante com o Ederson, mais físico, de desarme forte. O Ronald é até mais ofensivo, um volante que já foi camisa 10 na base, e que vem ganhando a concorrência interna com o Gustavo Blanco e o Matheus Jussa. Ele virou a terceira opção, pode mexer a estrutura do time.

Alexandre Mota
Ronald deve enfrentar o Inter/Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza

Considerando Ronald como titular, a provável escalação do Fortaleza para a partida deste domingo conta com Felipe Alves no gol; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi na zaga; Yago Pikachu, Ronald, Éderson, Lucas Crispim e Matheus Vargas no meio; David e Robson na frente. Após iniciar o jogo contra o São Paulo, Wellington Paulista também briga por vaga entre os 11, mas deve ser preservado. No meio de campo, Lucas Lima corre por fora na luta pela função mais adiantada do meio de campo.


Retrospecto do confronto 📊

Guerrero comemora gol marcado em 2019/Foto: Ricardo Duarte

Inter e Fortaleza já se enfrentaram 19 vezes, e o Colorado leva vantagem no histórico do confronto, com nove vitórias para chamar de suas. Vencedor em seis ocasiões, o Leão já vazou a meta alvirrubra em 19 oportunidades, ao passo que o Clube do Povo soma 24 tentos anotados na baliza tricolor. No primeiro turno, o adversário saiu de campo com triunfo de 5 a 1.


Último encontro no Beira-Rio 🔙

Colorado saiu de campo vitorioso no último encontro no Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

Válido pela 30ª rodada do Brasileirão da temporada passada, o mais recente duelo entre Inter e Leão no Beira-Rio foi encerrado com triunfo do Clube do Povo. Disputado no último dia 17 de janeiro, o confronto reservou fortes emoções para a torcida vermelha, que viu o Colorado abrir dois gols de vantagem no placar, ceder o empate, mas garantir os três pontos já na reta final de partida. Yuri Alberto, Rodrigo Dourado, João Peglow e Carlinhos, contra, marcaram no 4 a 2 gaúcho.

Edenilson na comemoração do quarto gol colorado/Foto: Ricardo Duarte