Raio-X: Inter recebe o América para dar sequência ao bom momento como mandante

Quarta-feira de Clube do Povo contra Coelho pelo Brasileirão/Foto: Ricardo Duarte

Dia de Inter em campo pelo Brasileirão! A partir das 21h30 desta quarta-feira (13/10), o Clube do Povo recebe o América-MG, no Beira-Rio, para a disputa da 26ª rodada do Brasileirão. Confira entrevista da Rádio Colorada com Jeovana Oliveira, setorista do Coelho pela Rádio Inconfidência, projetando o duelo. Na sequência, você fica por dentro de tudo sobre a segunda partida consecutiva com presença de público no Gigante!

Sport Club Internacional · Raio-X #53 | Internacional x América-MG | 13/10/2021

O Gigante te espera! 🏟️

A força da Maior e Melhor Torcida do Rio Grande faz a diferença. Dono de incríveis 67,2% de aproveitamento como mandante na era dos pontos corridos, o Inter venceu 205 das 344 partidas que disputou dentro de casa nesse período. O último triunfo veio na rodada passada, quando o time de Diego Aguirre goleou a Chapecoense, no confronto que marcou o retorno do povo vermelho ao Gigante, pelo placar de 5 a 2, gols de Yuri Alberto, três vezes, Taison e Matheus Cadorini.

Torcida fez a diferença no domingo passado/Foto: Ricardo Duarte

Diante do América-MG, o Clube do Povo tem a chance de ampliar seu positivo retrospecto quando local, que também conta, nos últimos quatro jogos disputados no Beira-Rio, com quatro triunfos vermelhos. O teu apoio, portanto, será fundamental na luta por mais um grande resultado em nossa casa. Nesta partida da 26ª rodada, é possível adquirir ingresso pelo site SUPERINGRESSO até as 21h30, horário de início do confronto, ou enquanto durarem as entradas. Clique aqui e confirme sua presença!

Colorado conta com a força do Beira-Rio para buscar mais três pontos/Foto: Ricardo Duarte

Atenção para os protocolos 😷

De modo a otimizar o fluxo de entrada da torcida e evitar aglomerações nos arredores do Gigante, os portões do Beira-Rio serão abertos às 18h30, três horas antes do início da partida. Para acessar o estádio, o torcedor e a torcedora deverão portar documento de identificação com foto, comprovante de vacinação e o E-Ticket. Caso o E-Ticket indique que a carteira de vacinação do associado já foi registrada no Site do Inter, não será necessária a apresentação do documento.

Caso o E-Ticket possua a palavra “Sim”, sócio(a) estará livre de apresentar o comprovante vacinal

Estarão disponíveis à torcida quatro pontos de acesso ao Complexo Beira-Rio. São eles: Gigantinho, via Avenida Padre Cacique, entre o ginásio e o estacionamento; Letreiro, através da mesma avenida; Edifício Garagem, em suas catracas localizadas nas Ruas A (Nestor Ludwig), B (Fernando Lucio da Costa) e na Avenida Edvaldo Pereira Paiva; e Sunset, destinado a quem se desloca da Zona Sul, para veículos de aplicativo e àqueles que estacionam no Parque Gigante.

Uma vez nas arquibancadas do Gigante, o torcedor e a torcedora deverão permanecer sentados, de máscara e respeitando distanciamento mínimo de 1m em todas as direções entre grupos de até três pessoas. É fundamental que se respeite as sinalizações de bloqueio, sob risco de retirada do Estádio em casos de descumprimento. A circulação para fora do setor em que o Check-In foi realizado será autorizada apenas para acesso aos banheiros e bares.

+ Confira sete dicas para acessar o Beira-Rio!

Uso de máscara é obrigatório no interior do Gigante/Foto: Ricardo Duarte

Transmissão 📻

Se tem Inter em campo, tem Rádio Colorada nos microfones! A emissora oficial do Clube do Povo estará ao vivo a partir das 20h desta quarta-feira, direto das cabines do Beira-Rio, com a cobertura do duelo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. Confira a programação:

Quarta-feira (13/10)Plataforma
20hRaio-XInternet e App do Inter
20h30Portões AbertosInternet e App do Inter
21h30Jornada EsportivaInternet e App do Inter
23h30Vestiário VermelhoInternet e App do Inter
Panorama da vista privilegiada da cabine da Colorada/Foto: João Callegari

As redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) transmitirão o duelo com o tradicional acompanhamento minuto a minuto enriquecido por imagens dos principais lances da partida. Na TV, o Premiere anuncia cobertura.


Pra cima deles, Colorado! 💪

Treino na tarde de terça encerrou preparação colorada/Foto: Ricardo Duarte

Uma vitória sobre o América-MG pode colocar o Inter no G6 do Campeonato Brasileiro! Dono de 36 pontos na abertura da 26ª rodada, o Clube do Povo, sétimo na tabela, soma um a menos do que o Corinthians, sexto, e está a três do Fortaleza, quinto colocado a partir da triunfo de 1 a 0 do Red Bull Bragantino sobre o Atlético-GO, resultado conquistado no início da noite desta terça (12/10). O Leão do Pici enfrenta, a partir das 20h30 desta quarta, o Grêmio, em duelo que ocorre no Castelão.

Preparação colorado durou apenas dois dias/Foto: Ricardo Duarte

Como não poderia deixar de ser diante de um confronto dessa magnitude, a preparação colorada para a partida, embora breve, foi realizada de forma intensa. Os trabalhos com vistas ao duelo diante do América-MG foram iniciados ainda na manhã de segunda-feira (11/10), menos de 24h após a vitória sobre a Chapecoense. Regenerativas para os titulares do embate com os catarinenses e técnicas para o restante do grupo, as atividades foram sucedidas, nesta terça, por exercícios de posse de bola em campo reduzido e treino coletivo no gramado do CT Parque Gigante.

Diego Aguirre tem desfalque para escalar a defesa/Foto: Ricardo Duarte

Contra o Coelho, Aguirre não poderá contar com o zagueiro Bruno Méndez. Atleta que exibe números excelentes desde que assumiu a titularidade na defesa colorada, o uruguaio teve detectada lesão muscular na coxa esquerda, e passará os próximos 10 dias entregue aos cuidados do Departamento Médico. Envolvidos na disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, Edenilson e Palacios também são ausências. Confira os relacionados do Clube do Povo para a partida desta quarta:

Titular na rodada passada, quando teve grande atuação como meia-direita, o atleta Mauricio conversou de maneira exclusiva com o Canal do Inter nesta terça-feira. O camisa 27 alvirrubro projetou o confronto deste meio de semana, além de destacar a fundamental participação da torcida colorada na goleada construída pelo Clube do Povo no último domingo (10/10).

“No domingo, me senti muito feliz, foi uma experiência incrível, um dia perfeito. A torcida no Beira, a vitória do jeito que foi, jogando como jogamos. Muito importante. Agora, vai ser bastante complicado, o América-MG vem em uma sequência muito boa. Dos últimos 11 jogos, perderam só um, empataram cinco e ganharam cinco. Vai ser um baita de um confronto, e são três pontos muito importantes para a gente subir na tabela e conquistar o nosso objetivo.”

Mauricio

Escalado pelo centro do meio de campo na rodada retrasada, quando o Inter empatou sem gols com o Ceará, Mauricio atuou, contra a Chape, em faixa de campo tradicionalmente ocupada por Edenilson. Com liberdade para circular da direita para o centro, o jovem também recebeu bastante autonomia para se aproximar do comando do ataque. Assim, muito tabelou com Taison, companheiro por quem o camisa 27 revelou sentir verdadeira idolatria.

“O Taison é um grande amigo, companheiro. No ano passado, tinha o D’Ale aqui, que sempre foi um ídolo que eu tive. Agora, nesse ano, tem o Taison. Dois grandes jogadores, ídolos não só meus, mas do Clube. Conquistaram títulos aqui, fizeram história, algo que eu quero fazer também. Aprendo com o Taison todos os dias. É um cara fenomenal, com um coração enorme, que vem me ajudando bastante dentro de campo, dando dicas e querendo o meu melhor.”

Mauricio
Mauricio (27) comemora com Taison (10) o segundo gol do Inter sobre a Chape/Foto: Ricardo Duarte

Por fim, Mauricio também repercutiu o movimentado calendário encarado pelo Clube do Povo nesse início de outubro. Prestes a disputar sua quarta partida no mês, o elenco tem aproveitado ao máximo cada intervalo entre jogos, seja buscando a melhor recuperação possível, ou decifrando os rivais através de vídeos e raros momentos de atividades no campo.

“A gente vem se preparando, tivemos várias semanas cheias e conseguimos adaptar o trabalho do professor. Agora, quando tem semana curta, a gente vive na base de recuperação, alimentação, descanso e, também, de vídeo, que faz parte para conhecer melhor o adversário. Além do treino, onde fazemos algumas coisas para já estar preparado para o jogo.”

Mauricio

Definitivamente, o quarteto ofensivo foi um dos principais pontos positivos no confronto que marcou o reencontro entre Inter e torcida. Após o jogo, Diego Aguirre fez questão de elogiar o desempenho de Mauricio, Taison, Patrick e Yuri Alberto, destacando o nível apresentado por cada um desses em campo. Autor de três gols, Yuri, inclusive, chegou à artilharia do Campeonato, posto que atualmente divide com Hulk e Gilberto, todos donos de 10 tentos. Os quatro nomes, vale destacar, estão à disposição para encarar o América-MG.

Mauricio e Patrick comemoram com Yuri/Foto: Ricardo Duarte

Arbitragem 👨‍⚖️

Caio Max Augusto Vieira apita, auxiliado por Jean Marcio dos Santos e Lorival das Flores. Trio do Rio Grande do Norte. Quarto árbitro: Vinicius Gomes do Amaral, do Rio Grande do Sul. VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, também potiguar.


Rival 🆚

Adversário desta quarta está invicto há oito partidas/Foto: Mourão Panda/América-MG

Se na tabela ocupa a 10ª colocação, consequência dos 31 pontos que já conquistou no Campeonato, considerado apenas o returno do Brasileirão o América-MG, que vive grande fase, tem a terceira melhor campanha entre as 20 equipes que disputam o Nacional. Invicto há oito partidas, o adversário desta quarta-feira colhe, na opinião de Jeovana Oliveira, os frutos do já considerável tempo de trabalho de Vagner Mancini, que estreou na casamata mineira no último mês de junho.

“Mancini, quando chegou, não conseguia um espaçamento muito bom para implementar todas as suas características. Até começou bem, mas teve uma queda de rendimento. Depois do jogo contra a Chapecoense, que foi bem difícil para o América-MG, que superou muitos erros de arbitragem, o lateral Patric fez uma postagem falando que existiria uma virada de chave. Veio a derrota para o Red Bull e, então, começa a atual sequência invicta. Depois do Red Bull, também se conseguiu semanas livres!”

Jeovana Oliveira
Mancini faz bom trabalho à frente do Coelho/Foto: Mourão Panda/América-MG

Muita coisa mudou no Coelho desde o início do Brasileiro, o que explica porque, apesar dos excelentes resultados atingidos em setembro e outubro, a equipe ainda luta para se aproximar de vez do G6. Após abrir o Campeonato apostando na base do time que ascendeu da Série B do ano passado, o Coelho aproveitou a janela de transferências do meio da temporada para se reforçar. Junto dos novos nomes vieram os bons resultados, conquistados com flagrante protagonismo dos contratados.

“Do primeiro turno para agora, é um time totalmente modificado. Chegou Fabricio Daniel, que veio do Mirasol, Zárate, que é sem condições, e Berrio. Grandes contratações, que estão auxiliando. Ainda tem muitos elementos que subiram com o Lisca, claro, mas também coisas completamente diferentes. Mancini colocou sua cara em jogo, e tem um time muito mais agressivo sob o seu comando.”

Jeovana Oliveira
Desfalque contra o Inter, Zárate é um dos destaques da boa fase americana/Foto: Estevão Germano/América

No Beira-Rio, Mancini contará com retorno importante para escalar seus titulares. Após cumprir suspensão no empate de 0 a 0 com o Juventude, na rodada passada, o lateral-direito Patric está à disposição do comandante do Coelho. Contratado pelo América-MG no final do mês de julho, o experiente atleta ascendeu rapidamente na hierarquia do grupo mineiro, a ponto de ser considerado um dos líderes do elenco na atualidade.

“O Patric deixa a desejar em relação à marcação, mas é um líder. Contra o Palmeiras, foi fundamental. Fez o gol do empate, e depois o time mudou completamente. É muito experiente, consegue levar todo mundo para cima. Tudo que engloba ele ajudar o Ademir na ponta direita, enfim, é um cara fundamental. E seu banco, o Diego Ferreira, de quem eu gosto muito, ajuda na marcação, mas, ofensivamente, o Patric vai muito mais.”

Jeovana Oliveira
Patric deve ser titular contra o Inter/Foto: Mourão Panda/América-MG

Se por um lado Patric retorna, por outro o volante Alê desfalca o time após receber o terceiro amarelo. Além dele, o argentino Zárate também segue fora, obrigando Mancini a promover mudanças no meio de campo. Assim, os prováveis titulares americanos para a partida desta quarta são: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon Lopes; Juninho e Lucas Kal; Ademir, Fabrício Daniel (Valoura) e Felipe Azevedo; Ribamar.


Retrospecto do confronto 📊

Inter e América-MG se enfrentaram 25 vezes na história, e o Colorado leva vantagem no retrospecto do confronto. Vitorioso em 13 ocasiões, o Clube do Povo já marcou 36 gols no Coelho, equipe que superou o Inter cinco vezes e anotou 19 tentos na meta alvirrubra. Ocorreram, ainda, sete igualdades até hoje.


Últimos encontros pelo Brasileirão 🔙

Edenilson precisou ser goleiro no primeiro turno/Foto: Ricardo Duarte

O mais recente dos sete empates já registrados no duelo entre Saci e Coelho ocorreu no primeiro turno do Brasileirão deste ano. Na Arena Independência, o Colorado até criou a primeira chance da partida, que saiu dos pés de Johnny, mas sofreu para impor seu ritmo até o intervalo. Quem mais assustou nos 45 minutos iniciais, inclusive, foi o América-MG, que retornou aos vestiários com a vantagem de 1 a 0. Rodrigo Dourado, já no último terço do duelo, empatou em lindo chute que serviu de encerramento perfeito para jogada de cinema construída por Yuri, Mauricio e Edenilson.

Dourado e Mauricio comemoram o empate colorado/Foto: Ricardo Duarte

Tão marcante quanto a beleza do tento colorado foi a mudança realizada na meta vermelha já nos acréscimos. Após operar milagre com o rosto em precisa saída de gol na altura da quina direita da pequena área, Daniel precisou deixar o campo e, como o Inter já concluíra suas cinco trocas, Edenilson foi deslocado para o gol. Seguro na função, o craque foi importante para a manutenção do empate, registrado na segunda partida de Aguirre em sua nova passagem pela casamata do Clube do Povo.

Contra o América-MG, Damião entrou para o Top-10 de artilheiros do Inter/Foto: Ricardo Duarte

Já o último confronto de Brasileirão disputado no Beira-Rio ocorreu na quinta-feira 15 de novembro de 2008. Válida pela 34ª rodada do Brasileirão daquele ano, a partida contou com brilho de uma dupla que fez a festa dos quase 30 mil colorados e coloradas presentes no Beira-Rio. Aos 23 do primeiro tempo, Damião recebeu grande passe de Edenilson para marcar seu gol de número 108 com a camisa vermelha, feito que o colocou na lista dos 10 maiores artilheiros da história do Internacional.

Aos 45 minutos, os papéis foram invertidos. De perna canhota, Damião serviu Edenilson, que invadiu a área com liberdade e, também usando da esquerda, cutucou na saída de João Ricardo. Festa no Beira-Rio! No segundo tempo, o Inter foi maduro para controlar a posse e garantir o 2 a 0 a seu favor. Com o resultado, o Clube do Povo atingiu 17 jogos de invencibilidade como mandante no Brasileirão de 2018 e seguiu na vice-liderança nacional, encaminhando seu retorno à Libertadores da América.

Edenilson deu números finais à partida do Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte