Edenilson volta a atuar pelo Brasil durante vitória de 4 a 1 sobre o Uruguai
A Seleção Brasileira goleou o Uruguai, na noite desta quinta-feira (14/10), em partida da 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A vitória de 4 a 1 do time do técnico Tite, campeão da Sul-Americana com o Inter em 2008, marcou a segunda atuação de Edenilson vestindo verde e amarelo. Alçado a campo aos 42 do segundo tempo, o meio-campista do Clube do Povo teve mais uma boa atuação pela Canarinho.
Edenilson entrou em campo no lugar de Fred, atleta cria do Celeiro de Ases que brilhou com assistência para o primeiro gol do Brasil, marcado por Neymar aos nove da etapa inicial. Com a camisa 15 às costas, o vice-artilheiro colorado no Brasileirão atuou na segunda função do meio de campo canarinho, com liberdade para se movimentar a partir do corredor direito da região central. Inserido nesta dinâmica, participou das duas últimas tramas da Seleção no jogo ao longo dos poucos mais de seis minutos que permaneceu em campo antes do apito final.
Primeiro, Edenilson tabelou com Everton Ribeiro e, após escapar pelo centro, abriu jogo até Gabigol, que levantou para a área. Em velocidade, Neymar conseguiu o domínio dentro do retângulo, mas foi travado antes de arrematar. No lance, SuperEd aparecia com espaço na altura da marca do pênalti. Logo depois, o oito colorado só não deu assistência para o 10 do Brasil por culpa de Coates, que impediu que bonita trama da dupla fosse concluída com gol. Na cobrança da falta, o atleta do PSG quase fez o quinto, mas mandou por cima.
Segunda partida de Edenilson pelo Brasil, que já estreara com a amarelinha no último dia 10 de setembro, quando o time de Tite superou o Peru por 2 a 0 em confronto da 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa, a vitória sobre o Uruguai levou a Seleção aos 31 pontos na tabela. Com 15 de vantagem para a Colômbia, atual quarta colocada, a Canarinho, líder da corrida sul-americana para o Catar, está virtualmente classificada para o Mundial de 2022. Já SuperEd retorna ao Inter após ser desfalque nas três últimas rodadas.