Raio-X: Gurias disputam final do Gauchão em Cachoeirinha

Manhã decisiva! A partir das 10h deste domingo (05/12), as Gurias decidem o Gauchão Feminino em jogo único, na Arena Cruzeiro, contra o Grêmio. Atuais bicampeãs do estado, as coloradas buscam a nona taça da história do Inter na competição, quarta desde a retomada do Futebol Feminino do Clube do Povo. Confira entrevista da Rádio Colorada com Marina Staudt, jornalista do portal Grêmio Futebol Feminino, projetando o duelo e, a seguir, veja todas as informações sobre a partida!

Sport Club Internacional · Raio-X #62 | Gurias Coloradas x Grêmio | 05/12

Transmissão 📻

A Rádio Colorada anuncia cobertura especial para esta final de Gauchão, com horário de abertura previsto para as 9h. Confira a programação da emissora oficial do Clube do Povo, que acompanhará o duelo direto da Arena Cruzeiro:

Domingo (05/12)Plataforma
Raio-X9hInternet e App do Inter
Portões Abertos9h30Internet e App do Inter
Jornada Esportiva10hInternet e App do Inter
Vestiário Vermelho12hInternet e App do Inter
Torça pelas Gurias com a Colorada!/Foto: João Callegari

As redes sociais das Gurias Coloradas (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) acompanharão a finalíssima com relato minuto a minuto. Com imagens, a RBS TV e a FGF TV anunciam transmissão.


Vamo, Inter! 💪

Últimas duas semanas foram de preparação intensa para as Gurias/Foto: João Callegari

Entre a classificação para a final, conquistada no sábado retrasado (20/11), e o duelo em Cachoeirinha, a comissão técnica contou com duas semanas para trabalhar com o elenco. O período, inicialmente, conviveu com foco na parte física das Gurias, que realizaram atividades em curto espaço, disputas de bola em duplas, embates de 3×3 e dinâmicas em campo reduzido, usando de pivôs ao lado das goleiras e nas laterais, exercício organizado para aguçar a tomada de decisão em tempo curto.

Na sequência, atividades táticas e técnicas, realizadas sob às ordens de Maurício Salgado, simularam situações esperadas para o jogo deste domingo. Na Arena Cruzeiro, as Gurias irão a campo com o objetivo de apresentar o que de melhor exibiram ao longo do ano, como revelou o técnico do Inter em entrevista concedida para a Rádio Colorada.

“A questão das últimas semanas foi o processo de evolução. O que a gente conversa com elas, pra essa final, é de juntar tudo o que trabalhou na temporada. Pegar todas as dificuldades que tivemos, contra as quais a gente se saiu muito bem, e aplicar o que fez de bom. É a ópera final de tudo que trabalhamos, e estamos prontos.”

Maurício Salgado
Maurício Salgado concedeu entrevista para a Rádio Colorada/Foto: João Callegari

Já na reta final da preparação para a partida, as Gurias realizaram, na última quinta-feira (02/12), tradicional trabalho de reconhecimento do gramado, dinâmica importante para gerar maior adaptação ao palco da finalíssima. Encerrado o treino na Arena Cruzeiro, Maurício Salgado também avaliou as condições oferecidas pelo principal estádio de Cachoeirinha.

“A gente encerrou o que tinha que ser dado de informação, e estamos prontos para a final. O treino de hoje foi bom para que a gente pudesse vivenciar os elementos que não estamos acostumados do campo, principalmente a questão do vento. É um local onde venta bastante.”

Maurício Salgado

Por fim, o comandante das Gurias Coloradas ainda comentou a expectativa que antecede a disputa de mais um clássico Gre-Nal. Dono de cinco vitórias nos seis clássicos que já disputou, Maurício destacou o nível crescente apresentado por Inter e Grêmio a cada embate, ressaltando a necessidade de evolução, por parte do Clube do Povo, em nome da manutenção da atual hegemonia na rivalidade.

“A gente fala isso direto: o Gre-Nal tem uma áurea diferente. Você só entende quando vivencia. E esse é um clássico mais importante ainda, porque é uma final. É gostoso estar aqui, é a pressão que quem quer estar no alto rendimento gosta de ter. O que diferencia é ter o coração de torcedor, do amor ao Inter, e uma cabeça de atleta, conseguindo ter leitura de jogo. Temos que ser melhores do que ano passado, porque o Grêmio evoluiu também. Nosso desafio é esse.”

Maurício Salgado
Domingo decisivo para o Inter/Foto: João Callegari

Em busca do Tri 🏆

Gurias levantaram a taça no ano passado/Foto: Mariana Capra

Maior vencedor do Gauchão Feminino, dono de oito taças, o Clube do Povo busca o tricampeonato consecutivo nesta temporada, título que seria o quarto conquistado após a retomada do Futebol Feminino colorado. Campeãs do Rio Grande do Sul em 2019 e 2020, as Gurias superaram o Grêmio nas finais mais recentes que disputaram. Em 2019, o Inter bateu o rival, em Ijuí, pelo placar de 4 a 2, ao passo que o troféu de 2020 foi erguido após triunfo de 2 a 1 na Arena Cruzeiro.

Em 2019, título também foi do Inter/Foto: Mariana Capra

Campanha colorada 📊

As Gurias exibem campanha impecável no Gauchão de 2021. Vitoriosas nas oito partidas que já disputaram no torneio, as coloradas contam com saldo positivo de 62 gols, estatística construída através de tentos anotados por 18 atletas diferentes na competição. Ao todo, o Inter já vazou seus adversários em 64 ocasiões, ao passo que teve suas redes balançadas em apenas duas partidas, contra Elite e Brasil de Farroupilha, ambas realizadas fora de casa.

Clube do Povo tem 100% de aproveitamento no Gauchão/Foto: João Callegari

Artilheira colorada com 10 gols marcados, a atacante Priscila simboliza uma das características mais latentes da campanha das Gurias no Gauchão de 2021: o protagonismo exercido pela ala jovem do elenco. Aos 17 anos, a atleta potiguar balançou as redes em todas as seis partidas que disputou no Estadual, conta inaugurada em confronto diante do Elite, que marcou sua estreia profissional. Além dela, Júllia, Tamara e Kamile também viveram um debute goleador como atletas do grupo principal.

Priscila já marcou 10 vezes no Gauchão/Foto: João Callegari

Priscila é sucedida, na artilharia das Gurias, por Fabi Simões e Wendy, dupla empatada com oito gols. Rafa, com sete, aparece na sequência, acompanhada de perto por Mileninha e Djeni, cada uma com cinco tentos. Maranhão, dona de quatro bolas enviadas às redes rivais, Leidi, três, e Bruna Benites, Shashá, Júllia e Belinha, todas com dois, completam a lista de artilheiras que já vazaram adversárias mais de uma vez neste Gauchão.

Responsável por sete assistências, Leidi é a grande garçonete da campanha colorada, posto que Rafa Travalão e Wendy, cada uma dona de seis passes para gol, ameaçam ocupar. Igualmente bons são os números de Shashá, Djeni e Fabi, que já serviram companheiras em quatro ocasiões – uma a mais do que Mai e duas de sobra em relação a Kamille. Bárbara, Maranhão, Arielly, Priscila, Belinha, Ari e Mariana Pires também já municiaram colegas de equipe, e completam a nominata. Relembre a campanha das Gurias:

Primeira fase:
19/09 (DOM) – Juventude 0 x 8 InternacionalGols: Rafa Travalão (2x), Djeni (2x), Wendy (2x), Maranhão e Kamille;
03/10 (DOM) – Internacional 10 x 0 EliteGols: Maranhão (2x), Priscila (2x), Sorriso, Wendy, Shashá, Fabi Simões, Mileninha e Leidi;
10/10 (DOM) – Flamengo de São Pedro 0 x 6 InternacionalGols: Fabi Simões (2x), Bruna Benites, Mileninha, Tamara e Priscila;
17/10 (DOM) – Internacional 8 x 0 Flamengo de São PedroGols: Fabi Simões (2x), Leidi, Maranhão, Djeni, Isa Haas, Ari e Priscila;
24/10 (DOM) – Elite 1 x 3 InternacionalGols: Priscila (2x) e Júllia.
30/10 (SÁB) – Internacional 13 x 0 JuventudeGols: Rafa Travalão (3x), Mileninha (3x), Priscila (2x), Fabi Simões, Wendy, Leidi, Djeni e Maiara;

Semifinal:
14/11 (DOM) – Brasil de Farroupilha 1 x 6 InternacionalGols: Priscila (2x), Fabi Simões, Djeni, Belinha e Bruna Benites;
20/11 (SÁB) – Internacional 10 x 0 Brasil de FarroupilhaGols: Wendy Carballo (4x), Rafa Travalão (2x), Fabi Simões, Júllia, Shashá e Belinha
Leidi mostrou que está com o pé na forma/Foto: João Callegari

Segunda decisão do final de semana 🏅

As Gurias Coloradas inauguraram o final de semana com taça em cima das rivais. Na manhã de sábado (04/11), a categoria Sub-17 superou o Grêmio por 1 a 0 na final da Copa Gaúcha, gol de Tamara, e levantou a taça no CT Hélio Dourado, casa tricolor que serviu de sede para a competição. Além da autora do tento do título, carinhosamente conhecida como Bolt, as atletas Priscila e Kewllen também representam a ala de jogadoras campeãs na base e integrantes da caminhada no Estadual adulto.

Gurias abriram o final de semana com taça/Foto: João Callegari

Arbitragem 👨‍⚖️

Andressa Hartmann apita, auxiliada por Luiza Reis e Maíra Mastella Moreira. Quarto árbitro: Matheus Souza Costa.


Rival 🆚

Rivais têm 100% de aproveitamento no Gauchão/Foto: Fernando Alves/Grêmio

Assim como o Inter, o Grêmio também chega invicto à final deste domingo. Com oito vitórias na competição, as Gurias Gremistas, que encerraram a primeira fase na liderança do grupo A, superaram o Flamengo de São Pedro nas semis. Fora de casa, as comandadas de Patrícia Gusmão levaram a melhor na ida pelo placar de 9 a 1, resultado sucedido por triunfo de 12 a 0 no final de semana retrasado.

“O Grêmio chega, hoje, na sua melhor fase desde a reabertura do Departamento de Futebol Feminino. Tem a melhor campanha do Gauchão, e chega embalado depois de fazer a sua melhor campanha na história do Brasileirão. Hoje, o Clube trabalha com o Sub-18 muito junto do profissional. Não é mais separado, caso das outras categorias, que trabalham na Escola. Então, a Patrícia consegue ter peças muito diferenciadas.”

Marina Staudt
Eudimilla já marcou 11 vezes no Estadual/Foto: Jessica Maldonado/Grêmio

O Grêmio já marcou 84 gols no Gauchão. Destes, Eudimilla e Lais Estevam são responsáveis, cada uma, por 11. Artilheiras azuis, as duas viveram temporadas bastante distintas antes da final deste domingo. Enquanto Lais, contratada no início do ano após passagem pelo Taubaté-SP, também foi a goleadora tricolor no Brasileirão A1, competição na qual somou sete tentos, Eudimilla passou a maior parte de 2021 entregue ao Departamento Médico, consequência de fratura na clavícula sofrida ainda na segunda rodada do Nacional.

“A Eudimilla é um dos grandes destaques do Grêmio, e um medo que a torcida tem, pelo risco de perder. Tem uma visão de jogo muito boa, está entre as artilheiras, e acho que vai ser um dos diferenciais para infiltrar na defesa colorada. Já a Lais foi desenvolvendo com o passar do tempo, se reposicionando e encontrando em campo. Hoje, vejo mais como uma centroavante, que não fica fixa lá na frente.”

Marina Staudt
Lais é uma das artilheiras do Gauchão/Foto: Fernando Alves/Grêmio

A partir da ausência de Eudimilla, a técnica Patrícia Gusmão promoveu intensa competição para escolher a substituta da atleta no início do ano. Eliminado nas quartas de final do Brasileirão A1, o Grêmio encontrou seu melhor momento na competição a partir da entrada de Rafa Levis na ponta-esquerda, jogadora que passou a formar, ao lado de Maii Maii e Jane Tavares, trio responsável por municiar a centroavante Lais. Aos 19 anos, a jovem é uma das grandes promessas do time do Humaitá.

“Gosto muito da Rafa pelas pontas, independente do lado. Consegue infiltrar na zaga adversária e fazer uma bagunça. E estamos muito bem servidos em função mais centralizada, com a Maiara e a Pri. A Rafa também é uma ótima atleta em cobranças de falta. Do meio para a frente, o Grêmio está muito tranquilo, com várias atletas que podem se destacar.”

Marina Staudt
Jovem Rafa Levis vive 2021 especial/Foto: Fernando Alves/Grêmio

Na defesa, o principal destaque tricolor é a goleira Lorena. Presente nas três listas divulgadas pela técnica Pia Sundhage após a disputa das Olimpíadas, a selecionável foi titular nos dois jogos que integraram as semifinais do Gauchão. Já com o Brasil, a paulista de 24 anos soma uma partida disputada. No caso, a penúltima realizada pela Canarinho, encerrada com vitória de 4 a 1 sobre a Venezuela.

“A Lorena já teve a renovação, está entre as três atletas que temos certeza que ficam. Não tenho dúvidas que vai ser a titular para a próxima temporada. Gosto muito do trabalho das duas, a Raíssa e a Lorena, mas, com certeza, a titular é a Lorena. Goleira de Seleção, que tem tudo para construir seu espaço.”

Marina Staudt
Lorena renovou contrato até 2022/Foto: Jessica Maldonado/Grêmio

Patrícia Gusmão ainda não repetiu escalação no Campeonato Gaúcho de 2021, característica que dificulta a projeção das titulares da finalíssima. Um provável time contaria com Lorena no gol; Lais, Andressa, Patricia e Gisseli na defesa; Maglia e Pri Back na volância, com Maiara mais à frente; Eudimila e Jane nas pontas; Lais no comando do ataque. Tchula e Mariza, na abertura do meio de campo, e Rafa, na ponta, são possibilidades mais remotas na nominata tricolor.


Palco 🏟️

Arena Cruzeiro sediará final pelo segundo ano consecutivo/Foto: João Callegari

Oficialmente nomeada, desde o último dia 27 de maio, Estádio Dirceu de Castro, a Arena Cruzeiro sediará a final do Gauchão Feminino pelo segundo ano consecutivo. Neste domingo, o endereço, que foi inaugurado em 2019, receberá público de até 700 convidados, 350 de cada time.


Retrospecto do confronto 🔙

Gurias venceram sete dos 11 Gre-Nais disputados desde 2017/Foto: Mariana Capra

Inter e Grêmio reativaram seus departamentos de futebol feminino no mesmo ano, em 2017. Desde então, 11 Gre-Nais femininos já foram disputados, e o Clube do Povo leva ampla vantagem no retrospecto. Com sete vitórias e 22 gols marcados, as Gurias Coloradas somam seis triunfos a mais do que as rivais, além de saldo positivo de 13.

Fabi abriu a conta no último Gre-Nal/Foto: Jota Finkler

Na última vez que as equipes se enfrentaram, o Inter saiu de campo vencedor pelo placar de 2 a 1. Válido pela 14ª rodada do Brasileirão A1, penúltima da primeira fase, o embate teve como sede o Beira-Rio, e foi disputado na noite do domingo 20 de junho deste ano. Fabi Simões, na etapa inicial, abriu o placar para as Gurias. No segundo tempo, Lais empatou para as visitantes aos 33, mas Mileninha, já depois dos 40, garantiu a vitória colorada.

2017:
03/12 (DOM) – Grêmio 2 x 0 Internacional;
09/12 (SAB) – Internacional 3 x 1 Grêmio – Gols: Gabi Luizelli, Mylena e Leticia;

2018:
23/05 (QUA) – Grêmio 1 x 5 Internacional – Gols: Daiane Rodrigues (3x), Daiane Moretti e Shashá;
01/12 (SAB) – Grêmio 0 x 0 Internacional;
09/12 (DOM) – Internacional 1 x 1 Grêmio – Gol: Júlia;

2019:
21/09 (SAB) – Internacional 4 x 0 Grêmio – Gols: Fabi Simões (3x) e Júlia;
02/11 (SAB) – Grêmio 0 x 0 Internacional;
01/12 (DOM) – Internacional 4 x 2 Grêmio – Gols: Fabi Simões (2x), Jheniffer e Naná;

2020:
24/09 (QUI) – Grêmio 0 x 1 Internacional – Gol: Rafa Travalão;
20/12 (DOM) – Internacional 2 x 1 Grêmio – Gols: Djeni Becker e Byanca Brasil;

2021:
20/06 (DOM) – Internacional 2 x 1 Grêmio – Gols: Fabi Simões e Mileninha;
Mileninha decretou a vitória colorada no Beira-Rio/Foto: Jota Finkler