Raio-X: Inter estreia em 2022

Dia de Inter na Serra!/Foto: Ricardo Duarte

Acabou a espera! O Clube do Povo estreia em 2022 nesta quarta-feira (26/01), às 16h, diante do Juventude. No Alfredo Jaconi, Alexander Medina escalará o seu primeiro Inter, que irá a campo para a disputa da primeira rodada do Gauchão. Confira, a seguir, entrevista da Rádio Colorada com Bruno Mucke, setorista do Papo pela Rádio Caxias, projetando o duelo. Na sequência, encontre todas as informações sobre o duelo!

Sport Club Internacional · Raio-X #64 | Juventude x Internacional | 26/01

Transmissão 📻

A Rádio Colorada preparou uma tarde especial para a estreia alvirrubra em 2022! A cobertura da Mais Vermelha começará às 14h, horário do tradicional Raio-X, que dissecará o momento do Juventude. Na sequência ocorre a apresentação de programa que resumirá as novidades que marcaram as primeiras semanas do Inter no ano. Às 15h chega o Portões Abertos, que contará com entrevistas do presidente Alessandro Barcellos e de Emílio Papaléo, vice de Futebol. Confira os horários:

ProgramaçãoPlataformas
14hRaio-XSite e APP do Inter
14h30O início do 2022 coloradoSite e APP do Inter
15hPortões AbertosSite e APP do Inter
16hJornada EsportivaSite e APP do Inter
18hVestiário VermelhoSite e APP do Inter
Rádio Colorada inicia mais um ano com o Inter/Foto: João Callegari

Na TV, RBS, Premiere e SporTV anunciam transmissão do confronto. As redes sociais do Inter (nos acompanhe no TwitterInstagram e Facebook) transmitirão o duelo com o tradicional minuto a minuto enriquecido por imagens dos principais lances da partida.


Pra cima, Colorado! 💪

Colorado já está em Caxias do Sul/Foto: Ricardo Duarte

Passadas duas semanas de intensa pré-temporada, o Clube do Povo está pronto para estrear em 2022! Encerrada na manhã de terça-feira (25/01), a preparação colorada para a partida foi sucedida por embarque para Caxias do Sul, onde a delegação desembarcou durante a tarde. Contra o Juventude, o uruguaio Alexander ‘Cacique’ Medina, anunciado no último dia 27 de dezembro, disputará sua primeira partida à frente da casamata colorada.

A reapresentação do elenco, que entrara em férias após a última rodada do Brasileirão passado, disputada em 9 de dezembro, ocorreu no dia 11 de janeiro. Desde então, trabalhos fortes, muitas vezes realizados em dois turnos, foram comandados pela comissão técnica, que também conta com os auxiliares-técnicos Fernando Machado, Jadson Vieira e Cauan de Almeida, este permanente, o analista de desempenho Mariano Levisman e os preparadores físicos Alexis Olariaga e Richard González.

Alexander Medina estreará como técnico do Inter/Foto: Ricardo Duarte

A dupla responsável pela preparação física colorada concedeu entrevista exclusiva para o Canal do Inter no encerramento da primeira semana de pré-temporada. Membros da comissão de Cacique Medina, Alexis e Richard elogiaram a estrutura oferecida pelo Inter, comemoraram o nível de comprometimento apresentado pelo elenco e comentaram o planejamento traçado para este início de ano.

“Encontramos um plantel com muita disposição, muito felizes de estar aqui no Inter. Fizemos um planejamento de um pouco mais de 15 dias, e baixaremos as cargas dois dias antes do primeiro jogo. Depois, seguiremos trabalhando, porque temos um ano longo, com muitas competições. A comissão de Cacique Medina não é feita somente de duas semanas de trabalho, mas de todo o ano, sempre aumentando a forma física.”

Alexis Olariaga

Na equipe profissional do Clube, as pessoas começaram com as avaliações, e estamos bem, sem problemas. Os jogadores nos querem mortos, querem nos matar, mas não é possível. Eu e Alexis estamos preparados para subir o Everest, 8.848 metros, e eles terão que subir com a gente. Quando chegar a 8.848 metros, conquistaremos coisas importantes. E começamos a subir o Everest.”

Richard González

No Alfredo Jaconi, o Inter estará desfalcado de três dos quatro reforços já anunciados em 2022. Suspenso por julgamento relativo ao Gauchão 2020, D’Alessandro integra lista que ainda conta com os atacantes Wesley e David, os quais não tiveram toda a carga de treino durante a pré-temporada e ficaram em Porto Alegre para complementar o trabalho e equilibrar o volume físico. Assim, Liziero é o único dos contratados que viajou para Caxias. Do restante do grupo, Mercado, Lindoso e Palacios também são ausências. Confira a nominata de relacionados:

Às vésperas da estreia na temporada, o ídolo e capitão Taison concedeu entrevista coletiva para a imprensa, na qual revelou toda sua expectativa para voltar a jogar o Gauchão, competição que não disputa desde 2010. Em 2009, o camisa sete foi o artilheiro e melhor jogador do torneio, lembrança que alimenta sentimento de saudades na cria do Celeiro.

“Eu tava até falando com o Heitor, com o Edenilson, que estava com saudades de jogar o Campeonato Gaúcho. Nosso campeonato, um campeonato raiz, em que todos os jogos são disputados até o final. Tem viagem longa, viagem boa. A gente sente saudades disso, do dia a dia do Gauchão. Já fui goleador, já fui eleito o melhor jogador. Quarta-feira eu vou voltar no tempo. Vou voltar a disputar meu campeonato local.”

Taison

Arbitragem 👨‍⚖️

Roger Goulart apita, auxiliado por Lucio Beiersdorf Flor e Mateus Olivério Rocha. Quarto árbitro: Marcelo Cavalheiro Pereira.


Rival 🆚

Papo inicia 2022 com novidades/Foto: Fernando Alves, Juventude

O Juventude que inaugura 2022 é bastante diferente daquele que encerrou a temporada de 2021 conquistando emocionante permanência na Série A do Brasileirão. Desde dezembro, protagonistas do ano passado, como Vítor Mendes, Michel Macedo, Guilherme Castilho e Sorriso, deixaram o Clube, que já buscou alguns reforços no mercado, como comenta Bruno Mucke.

“Se a gente for fazer um paralelo com a temporada de 2021, o Juventude teve mais tempo. Não só ele, como todos os times. Com isso, o time conseguiu fazer algumas contratações mais pontuais. Ele ainda aposta em fazer de laboratório o primeiro semestre, buscando jogadores que se destacaram, no ano passado, em clubes de menor tradição, mas também buscou contratações que possam fazer a base da equipe.”

Bruno Mucke
Danilo Boza é uma das novidades do rival/Foto: Fernando Alves, Juventude

Para além das contratações, o Juventude também aposta em um importante reforço caseiro para o setor de criação. Contratado às vésperas do início do Brasileirão de 2021, Chico Kim custou a engrenar sequência de jogos em alto nível como titular, algo que só aconteceu na reta final do Nacional, quando conquistou a confiança do técnico Jair Ventura. Agora, o meio-campista tem a chance de começar o ano entre os 11 iniciais do Alviverde.

“Sobre o Chico, muita expectativa existia em cima desse atleta no início do ano passado. Com o Marquinhos Santos, não vinha correspondendo, mas aí chegou o Jair Ventura e ele cresceu. Veio se firmando, e terminou a temporada em alta. Começa 2022 como titular. E eu destaco um ponto interessante: ele sabe que não conseguiu render aquilo que se cobrava para 2021.”

Bruno Mucke
Chico encerrou 2021 em alta/Foto: Fernando Alves/Juventude

Sobre Jair Ventura, o técnico é outro dos trunfos em que aposta o Juventude para o início da temporada. Contratado em outubro do ano passado, o profissional já comandou o Papo em 11 partidas, e soma cinco vitórias na casamata caxiense, além de nove gols marcados. O desempenho, suficiente para salvar a equipe do rebaixamento, também afastou qualquer desconfiança a respeito do trabalho do carioca.

“O prestígio do Jair existe até pelo futebol que o time apresentou. Foi um time que conseguiu atuar ofensivo, equilibrado e, até, mais defensivo. O Jair Ventura implementou o estilo de jogo dele, e um dos principais pontos que temos curiosidade é o de montagem de elenco. Mas, dentro de campo, aqui em Caxias, ele tirou todos os rótulos que tinha. Terminou o ano em alta.”

Bruno Mucke
Jair Ventura conta com o prestígio da torcida/Foto: Fernando Alves/Juventude

Diante do Inter, o Juventude estará desfalcado do goleiro César, do lateral-direito Paulo Henrique e do meio-campista Bruninho, todos lesionados com entorse no tornozelo. Assim, a provável equipe para a estreia no Gauchão conta com William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster e William Matheus; Ricardinho, Darlan e Jadson; Chico, Ricardo Bueno e Capixaba.


Palco 🏟️

Jaconi recebe o duelo desta quarta-feira/Foto: Ricardo Duarte

Depois de não receber jogos no Gauchão passado em virtude de reformas realizadas em sua estrutura, agora em 2022 o Alfredo Jaconi voltará a sediar partidas com público no principal torneio de clubes do estado. A venda de ingressos, ao preço de 80 reais a entrada, será realizada através do Site do Juventude, e tem encerramento previsto para as 13h30 desta quarta. O acesso ao estádio será realizado mediante apresentação de comprovante nacional de vacinação e uso de máscara.


Em busca da 46ª taça 🔜

Colorado busca seu 46º Gauchão/Foto: Ricardo Duarte

Time com mais títulos gaúchos (45) e dono da maior sequência de conquistas consecutivas – caso do Octa, atingido entre 1969 e 1976 -, o Inter busca, em 2022, reafirmar sua tradicional e histórica soberania no Rio Grande do Sul. Hexacampeão no início da década passada, o Clube do Povo não levanta a principal taça do estado desde 2016, e conta com o apoio da Maior e Melhor Torcida para dar fim ao jejum.


Roteiro conhecido 🔙

Inter, de Cuesta, reencontra o Juventude/Foto: Ricardo Duarte

Pelo terceiro ano consecutivo, Inter e Juventude se enfrentam na rodada de abertura do Gauchão. Em 2020, o Clube do Povo levou a melhor pelo placar de 1 a 0, gol de Thiago Galhardo em cobrança de pênalti. O duelo, disputado no dia 23 de janeiro, teve como palco o Alfredo Jaconi, ao passo que o embate da temporada passada, realizado no dia primeiro de março, ocorreu no Beira-Rio, e contou com tento solitário de Guilherme Pato para o Colorado.