Raio-X: No Beira-Rio, Gurias estreiam em 2022

Gurias recebem o Real Brasília no Gigante/Foto: Ricardo Duarte

A espera acabou! Nesta sexta-feira (04/02), as Gurias Coloradas disputam, diante do Real Brasília, sua primeira partida em 2022. Marcado para as 19h, o duelo, que terá como palco o Beira-Rio, integra a fase de quartas de final da Supercopa Feminina do Brasil. Confira entrevista da Rádio Colorada com Diego Marques, jornalista narrador da CBF/TV e produtor do documentário Donas da Capital, projetando o duelo. Abaixo, encontre todas as informações sobre o confronto!

Sport Club Internacional · Raio-X #67 | Internacional x Real Brasília | 04/02

Transmissão 📻

Desde 2017, a Rádio Colorada é o veículo que mais acompanha as Gurias Coloradas, e a parceria da emissora oficial do Clube do Povo com o Futebol Feminino do Inter seguirá firme em 2022. Nesta sexta-feira, a Mais Vermelha estará no ar a partir das 17h45, pronta para apresentar, direto das arquibancadas do Beira-Rio, a principal cobertura do duelo decisivo contra o Real Brasília. Confira a programação!

ProgramaçãoPlataforma
17h45Raio-XInternet e App do Inter
18h15Portões AbertosInternet e App do Inter
19hJornada EsportivaInternet e App do Inter
21hVestiário VermelhoInternet e App do Inter
É a Mulherada na Colorada!/Foto: João Callegari

Na TV, o SporTV anuncia transmissão da partida para todo o Brasil. Já as redes sociais das Gurias Coloradas (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) cobrirão o embate com o tradicional acompanhamento minuto a minuto enriquecido por imagens dos principais lances do confronto.


Vem pro Gigante! 🏟️

Não resta dúvida: nesta sexta-feira, lugar de colorado e de colorada é no Gigante! Repleta de atrações, a casa do povo vermelho estará de portas abertas para receber a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande, que contará com acesso liberado para sócios e sócias de todas as modalidades, os quais precisam apenas realizar o Check-In, enquanto demais torcedores e torcedoras poderão adquirir ingresso pelo valor de R$ 10,00.

As Gurias contam com o teu apoio!

Você tem até as 20h para confirmar presença no duelo, mas por que esperar tanto? Clique aqui, ou nos botões abaixo, e garanta seu lugar no confronto. As Gurias contam com o teu apoio, e ele fará toda a diferença na luta por vaga nas semifinais do país. Juntos, arquibancada e campo escreverão mais um lindo capítulo na história do Futebol Feminino do Clube do Povo. Te esperamos!


Pra cima, Gurias! 💪

Gurias se preparam intensamente nas últimas semanas/Foto: João Callegari

Desde a reapresentação, realizada no dia 19 de janeiro, as Gurias Coloradas conviveram com semanas de intensa pré-temporada no Sesc Protásio Alves. A sede do Futebol Feminino do Clube do Povo recebeu dias consecutivos de atividades, muitas vezes realizadas em dois turnos, organizadas com foco nos aspectos físicos, técnicos e táticos do grupo. Sob o comando de Maurício Salgado, do preparador físico Douglas Libonorio e de demais membros da comissão, as atletas trabalharam duro em busca da melhor forma possível para a estreia na temporada.

SESC sediou pré-temporada forte das coloradas/Foto: João Callegari

No Beira-Rio, Salgado contará com todos os reforços já anunciados pelas Gurias para 2022, caso da zagueira Thamirys, da lateral-esquerda Eskerdinha, das meio-campistas Capelinha, Duda, Maiara e Zóio, e da atacante Lelê. Além delas, as ídolas Bruna Benites, Sorriso, Djeni e Fabi Simões, que renovaram com o Inter no último mês de dezembro, também estão relacionadas para a partida, bem como a atacante Millene, contratada no início de 2021, mas que ainda não vestiu a camisa vermelha por conta de lesão sofrida na temporada passada.

Em entrevista concedida para a Rádio Colorada na semana de véspera da estreia das Gurias em 2022, o técnico Maurício Salgado comentou as novidades do elenco do Inter para a nova temporada. Maurício destacou o criterioso planejamento realizado pelo Departamento de Futebol para a montagem do grupo, ressaltando que, em um cenário de constante evolução da modalidade no Brasil, o mercado de transferências tem se apresentado cada vez mais competitivo.

Foto: João Callegari

“A gente ficou muito satisfeito com as contratações. Cada vez mais acontece uma luta para você manter o elenco e buscar novas jogadoras, a concorrência aumenta. Sabíamos disso e, há algum tempo, já estávamos debatendo nomes. A temporada 2022 tinha começado com a gente ainda jogando em 2021. E, nesse sentido, acho que conseguimos, dentro do que tínhamos estabelecido como prioridades, ter êxito. Estamos bem animados.”

Maurício Salgado

Técnico das Gurias desde 2019, Maurício também analisou o chaveamento do Inter na Supercopa do Brasil. Na visão do comandante, as coloradas têm um caminho bastante indigesto por percorrer na competição, algo encarado como positivo pelo profissional, que defende que uma equipe com ambições tão grandes quanto às alvirrubras não pode se dar ao luxo de escolher adversário.

“O lado da chave aqui pro Inter, a gente até comentou, é bem indigesto. O Real Brasília, das equipes emergentes, a gente pode dizer que é quem mais tem aparecido no cenário. Tem qualidade de jogo e poder de marcação. Mas, como queremos ser campeãs, não escolhemos adversário. Vemos pelo lado positivo, de dar lastro para chegar a uma possível final com autoridade.”

Maurício Salgado

Quem também conversou com a emissora oficial do Clube do Povo foi a meio-campista Maiara. Dona de rico currículo no futebol feminino, a experiente atleta de 29 anos revelou como espera contribuir com o elenco colorado. Recém-chegada, a carioca acredita que pode agregar à estrutura já consolidada das Gurias, e sabe da importância de ajudar desde o primeiro jogo, quando o grupo terá a oportunidade de jogar junto da torcida vermelha.

“A gente chega para agregar, tentando aplicar um pouquinho da nossa experiência, de tudo que a gente aprendeu e viveu, junto às mais novas. Vou buscar sempre dar o melhor para dar alegrias à torcida do Inter, e a expectativa é muito grande. De cara, já temos a oportunidade de fazer um grande jogo contra uma grande equipe. Tentaremos impor o nosso ritmo e complementar as peças que estão aqui, a estrutura e as atletas que o Inter já têm.”

Maiara Lisboa

Como destacado acima, Millene é outra das atrações do jogo do Gigante, e a artilheira foi mais uma atleta a conceder entrevista às vésperas do embate contra o Real Brasília, dessa vez para o Canal do Inter. Goleadora do Brasileirão de 2019 pelo Corinthians, quando balançou redes rivais em 19 ocasiões, a atacante não escondeu a ansiedade por defender o Clube do Povo pela primeira vez, e afirmou estar 100% recuperada da lesão que a afastou dos gramados em 2021.

Foto: João Callegari

“Sem dúvidas, estou muito feliz. Confesso que estou ansiosa. Vim para cá no ano passado, escolhi vestir a camisa do Inter, mas, infelizmente, tive a lesão e fiquei um tempinho fora. Graças a Deus me recuperei, estou 100% recuperada, muito feliz, motivada, e espero fazer um bom ano. Quero ajudar minhas companheiras dentro de campo, fazer bons jogos e ir em busca dos objetivos, que são os títulos que a torcida colorada merece. Quero dar esse gostinho de alegria para eles.”

Millene

A camisa 14 das Gurias também projetou o embate com o Real Brasília. Respeitando o adversário como de costume, Millene espera que as coloradas tenham uma boa exibição no Beira-Rio, e acredita que a força da torcida pode ser decisiva dentro de campo, atuando como uma 12ª jogadora a partir das arquibancadas.

Foto: João Callegari

“Espero que a gente possa ser feliz na sexta-feira. Claro que respeitando o adversário, mas eu conto com a torcida de todos vocês. Sempre falo que é uma jogadora a mais dentro de campo, e espero ver as arquibancadas cheias para torcer pela gente. Estamos ansiosas para entrar em campo, fazer um bom jogo e trazer a vitória para a nossa casa.”

Millene

Arbitragem 👨‍⚖️

Jonathan Giovanella Vivian apita, auxiliado por Luiza Reis e Ariela Duarte. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias. Quarteto do Rio Grande do Sul.


Rival 🆚

Inter tem adversário difícil pela frente/Foto: Julio Silva/Real Brasilia

O futebol feminino do Real Brasília vive anos de ascensão meteórica desde sua criação. A equipe, que até hoje conquistou 32 vitórias e 18 empates nas 56 partidas que já disputou, foi a única das promovidas à Série A1 na temporada de 2021 que garantiu a manutenção na elite do país. Agora, para 2022, os planos seguem ambiciosos, pautados pela busca de resultados ainda melhores do que os conquistados no passado, como comentou Diego Marques.

“O time do Real Brasília foi fundado em 2019, chegou na Série A1 em 2021 e quase conseguiu uma vaga no G8. Em 2022, vai em busca dessa vaga nas quartas de final. Se reforçou para isso, deu mais densidade e opções ao elenco, e existe essa ambição no Brasileirão. Já na Supercopa, vai jogar e dificultar a vida do Inter e, se passar do primeiro duelo, quer medir forças com Corinthians ou Palmeiras, os finalistas do último Brasileiro. Os planos são realmente ambiciosos para essa equipe recém-fundada.”

Diego Marques
Rival tem atingido grandes feitos nos últimos anos/Foto: Julio Silva/Real Brasília

Um dos grandes porquês para o sucesso repentino do Real Brasília passa pela casamata, chefiada pelo multicampeão Adilson Galdino. Treinador que ostenta taças como as da Libertadores e do Mundial na carreira, o profissional assumiu o comando das Leoas em 2021, e logo conseguiu armar um time extremamente competitivo, que primeiro encerrou o Brasileirão em 10º lugar, a três pontos do G8, e depois, em dezembro, conquistou o Tricampeonato do Distrito Federal.

“A permanência do Real no primeiro ano se deve muito ao Adilson, que reconheceu que tinha um elenco com limitações e criou um sistema muito sólido. As jogadoras sabiam o que fazer em campo, era um time que jogava compacto, com lançamentos das duas boas zagueiras, um escape de lateral com duas jogadoras de mais força do que técnica, e atletas de velocidade nas pontas, a Marcela Guedes e a Daniele Silva. A maior parte das vitórias que conseguiu foi justamente por 1 a 0, por ser um time que sabia sair bem no contragolpe.”

Diego Marques
Adilson Galdino chegou ao DF no início de 2021/Foto: Julio Silva/Real Brasília

Para além dos motivos táticos comentados por Diego, a compactação defensiva do Real também se justifica pelo alto nível técnico das jogadoras que compõem a retaguarda das Leoas. No setor atuam nomes como Isabela Melo, capitã do time, o qual defende desde 2019, Petra, experiente zagueira da Seleção Venezuelana, e Rafa Soares, figura frequente nas convocações dos times de base do Brasil, e que chegou a jogar como volante em 2021 – o que não deve se repetir na nova temporada.

Sou muito fã da Rafa Soares e da Isabela Melo. Acho que o sucesso do Real Brasília passa muito pela solidez que essas duas dão às Leoas, e não acredito mais na Rafa jogando como volante, a não ser que por necessidade. Ela tem muita qualidade no passe longo, e é uma jogadora alta que completa bastante as características da Isabela. Ainda tem a Petra, que tem se destacado bastante, e o Real também contratou a Thays dos Santos, que veio do Fortaleza e tem passagem pela Napoli. A briga vai ser boa!”

Diego Marques
Isabela Melo é a capitã das Leoas/Foto: Julio Silva, Real Brasília

Diante do Inter, Adilson Galdino estará desfalcado das lesionadas Raiza, Nenê e Pitty, atacantes, e Andressa, volante. Já Dani Silva e Camila Pini, atletas titulares da linha de frente, estarão ausentes pois não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 no prazo estipulado pela CBF. Por outro lado, as recém-chegadas Dida, Maria Dias, Vivian e Dany Helena devem viajar para Porto Alegre. Uma possível escalação das Leoas, que iniciaram pré-temporada no dia 13 de dezembro, conta com Flávia Guedes; Roberta, Isabela, Rafa e Bruna Natieli; Sassá, Vivian e Gaby Soares; Geovana, Dany (Marcela) e Maria Dias.


Regulamento 📖

Gurias disputam a primeira edição da Supercopa/Foto: Ricardo Duarte

Competição que estreia no calendário brasileiro em 2022, a Supercopa Feminina do Brasil será disputada, em formato eliminatório, por oito clubes, que se enfrentam em jogos únicos a partir da fase de quartas de final. As equipes participantes se classificaram para o torneio a partir do desempenho na temporada de 2021, que ofereceu uma vaga para cada estado, essa entregue ao time de melhor colocação entre os 12 primeiros da Série A1 e os quatro líderes da A2.

Tricampeãs gaúchas decidem vaga às semis no Beira-Rio/Foto: João Callegari

Devido ao não preenchimento de duas vagas, as Federações Paulista e Gaúcha de Futebol puderam inscrever dois times cada, resultando nos seguintes participantes: Internacional, Real Brasília, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Esmac-PA e Flamengo. Se avançar do duelo contra o representante do Distrito Federal, o Clube do Povo enfrentará, nas semis, a equipe classificada do derby paulista, confronto marcado para as 10h30 do próximo domingo (06/02), na Neo Química Arena. Veja o chaveamento da competição:

Flamengo x Esmac-PACorinthians x Palmeiras
SEMIFINAL 1FINALSEMIFINAL 2
Grêmio x CruzeiroInternacional x Real Brasília

*Times em negrito jogam a fase de quartas de final como mandantes

Noite para fazer história no Gigante/Foto: Ricardo Duarte

Último confronto 📊

As Gurias enfrentaram o Real Brasília em uma única ocasião. Já classificadas para a fase de quartas de final do Brasileirão A1, as coloradas visitaram as Leoas na 15ª e última rodada do turno de pontos corridos do Nacional de 2021, e foram superadas, no Estádio da Serra do Lago-GO, pelo placar de 1 a 0. Isabela Melo, aos 11 minutos do segundo tempo, marcou o solitário gol do embate.

Leoas levaram a melhor em 2021/Foto: Julio Silva/Real Brasília