Pela primeira vez, troféu do Torneio Joan Gamper será exposto no Museu do Inter

A torcida colorada, que recentemente vibrou com o lançamento do novo manto alvirrubro para a temporada de 2022, agora tem mais um motivo para comemorar. No ano em que a conquista do torneio Joan Gamper completa 40 anos, o troféu original da competição será exposto de forma inédita no Museu do Inter. A partir das 10h da próxima terça-feira (15), os torcedores poderão ver de perto o símbolo máximo que marca a única a conquista de um clube brasileiro neste torneio.

Foi diante de mais de 100 mil pessoas que o Internacional desbancou o Barcelona, que contava com o estreante Maradona, na reinauguração do Estádio Camp Nou, naquele 24 de agosto de 1982. Após empate no tempo normal, os colorados venceram nos pênaltis, convertidos por Ruben Paz, Andrezinho, Ademir Kaefer e André Luiz, garantindo a classificação para a finalíssima do torneio. Apenas Maradona conseguiu converter para a equipe catalã. Enquanto isso, o Manchester City também eliminou o Colônia através das penalidades, após empate em 1 a 1.

Já na grande final, realizada no dia 25, o Internacional derrotou o Manchester City por 3 a 1, consagrando-se campeão da 17ª edição do torneio. Os gols colorados foram marcados por Edvaldo, Paulo Cezar e Fernando Roberto – MacDonald descontou para a equipe inglesa. O Inter foi a campo com Benítez, Edvaldo, Mauro Pastor, André Luís, Mauro Galvão, Ademir Kaefer, Paulo Cezar (Fernando Roberto), Ruben Paz, Muller (Joãozinho), Cléo (Sílvio) e Silvinho.

O Internacional disputou ainda as edições de 1989 e 1991 ficando, respectivamente, em quarto e terceiro lugares, e é a única equipe de fora da Europa a ter conquistado a competição até hoje.

O Troféu Joan Gamper é um torneio internacional amistoso organizado pelo Barcelona, disputado anualmente desde 1966 no Estádio Camp Nou, na Espanha. Esse é considerado o mais importante e tradicional torneio de verão europeu. Seu nome é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente do clube, o suíço Hans Gamper, que na Catalunha ficou conhecido como Joan Gamper.

Cartaz de divulgação do Troféu Joan Gamper de 1982 – Crédito/Foto: Museu do Inter