Inter se despede do Gauchão com vitória na Arena

Taison marcou o gol da vitória colorada/Foto: Ricardo Duarte

O confronto de volta das semifinais do Gauchão de 2022, disputado na Arena, foi encerrado com vitória de 1 a 0 do Clube do Povo. Iniciada às 22h15 desta quarta-feira (23/03), a partida contou com lindo gol de Taison para o Inter, insuficiente para reverter a desvantagem da ida. Agora, o Colorado volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, torneio no qual estreará, em abril, contra o Atlético-MG.


Inter melhor no primeiro tempo

Colorado foi melhor na Arena/Foto: Ricardo Duarte

As novidades na equipe colorada não ficaram restritas ao papel, que apresentou Bruno Méndez e Wesley Moraes entre os titulares. Dentro de campo, Medina escalou o Inter com Liziero na lateral-esquerda, Kaique como quarto zagueiro, Taison e Mauricio abertos nas meias e David e Wesley no ataque, modificando a plataforma de jogo até então apresentada por seu time.

Consciente da desvantagem no placar agregado, Medina não mantinha as duas linhas de quatro nos momentos em que o Inter se aproximava do ataque. A partir da intermediária de defesa, quando com a bola o Colorado atuava com dois alas (Taison pela esquerda e Bustos na direita), três meias – Gabriel, mais recuado, Edenilson, pela esquerda, e Mauricio, na direita – e um trio de zagueiros, encaixado a partir de postura mais cautelosa de Liziero.

Medina escalou o Inter com novidades/Foto: Ricardo Duarte

As variações confundiram o time da casa, que contou com milagre de Brenno para não ser vazado aos nove, minuto em que David recebeu cruzamento açucarado de Mauricio e testou forte. Pouco depois, o goleiro travou, também de maneira providencial, assistência de Taison para Wesley. Já aos 45, o centroavante colorado não ofereceu chance de defesa, mas por excesso de força. Por cima, a chance desperdiçada foi a última criada antes do intervalo.

Torcida apoiou das arquibancadas da Arena/Foto: Ricardo Duarte

Vitória justa, mas insuficiente

O Inter seguiu melhor no segundo tempo, embora tenha custado a criar boas chances após o reinício. Perigoso pelo corredor direito, que passou a ser ocupado por Caio Vidal, o time de Medina sofria para concluir com verdadeiro perigo à meta rival. Percebendo a falta de espaços, Taison decidiu que era hora de arriscar de longe, e assim marcou um dos gols mais bonitos da história da rivalidade Gre-Nal.

Taison brilhou na etapa final/Foto: Ricardo Duarte

Da intermediária esquerda de ataque, o camisa sete ignorou a longa distância até a meta gremista, e mesmo que pudesse decidir pelo cruzamento, preferiu o chute. De perna direita, com efeito e direção, o arremate do ídolo quase fugiu das vistas do público, tamanha a velocidade com que progrediu em direção ao ângulo de Brenno. Saía o primeiro. Para empatar o agregado, faltavam mais dois.

E verdade seja dita, o Colorado tentou aumentar o escore nos minutos seguintes à pintura de Taison. Mauricio, pela esquerda da área, esbarrou em milagre de Brenno, goleiro que voltou a ser herói em chute de Edenilson. Caio também teve boa chance, após parede de Wesley, mas finalizou mascado, facilitando a vida do arqueiro rival. Já nos acréscimos, Ferreira armou confusão que paralisou o jogo por mais de cinco minutos, tempo ignorado por Vuaden, que encerrou o jogo sem novo tempo adicional.

Ídolo comemorou junto de Medina/Foto: Ricardo Duarte

Primeiro tempo

7min – Pela direita, Campaz cobra escanteio rasteiro. Na primeira trave, Bruno Alves desvia de letra, e Daniel encaixa.

9min – MILAAAAAAAAAAAAGRE! Mauricio recebe livre na direita da área gremista e cruza curto. Na primeira trave, David emenda forte cabeceio no contrapé de Brenno, mas o goleiro voa e busca no ângulo. Que chegada!

13min – Bitello recebe de Rodrigues, ajeita para a perna canhota e chuta forte. Com perigo, ela sai por cima.

16min – COOOOOOOOORTA, BRENNO! Taison percebe Wesley nas costas da zaga gremista e serve por elevação. Antes do centroavante, Brenno sai do gol e, com os punhos, afasta desesperado.

18min – CANTO BOLA! Inter recupera a posse no campo de ataque e troca passes em velocidade até Wesley fazer a parede para Taison. Camisa sete chuta colocado, mas a bola resvala na marcação e sai em escanteio.

19min – INTER PRESSIONA! Wesley, do campo de defesa, lança David, que deixa dois marcadores para trás e devolve no centroavante. Do camisa 9 para Liziero, que invade a área e cruza rasteiro, mas travado. Novo escanteio!

20min – UH! Pela esquerda, Edenilson cobra escanteio fechado, que morre na rede, mas de fora.

22min – Campaz abre ângulo para a perna canhota e chuta pela linha de fundo.

27min – Mauricio recebe o amarelo por reclamação.

38min – Com dores, David é sacado. Entra Caio Vidal!

45min – PRA FOOOOOOOOOORA! Taison recebe na intermediária ofensiva e encontra Bustos com espaço. Acionado, o lateral avança até as cercanias da área adversária e cruza rasteiro, no pé de Wesley, que antecipa David e chuta forte. Quase o gol colorado!

45min – Mais dois! Vamos a 47!

47min – Intervalo na Arena.


Segundo tempo

0min – BREEEENNO! Taison, da esquerda, levanta na área gremista, em direção a Caio. Goleiro rival deixa a meta e corta de soco, mas não conta com rebote de Bustos, que chuta de primeira. Geromel trava, ela toma altura e, enfim, morre nas mãos do arqueiro.

2min – Campaz, de novo com a canhota, chuta forte. Desta vez, saiu com perigo, mas também em tiro de meta.

2min – Nicolas impede contra-ataque colorado e, por isso, recebe o amarelo.

3min – POR CIIIMA! Caio entorta Nicolas e, da direita da área gremista, cruza para Taison. De cabeça, capitão desvia com muita força.

9min – FALTOU FORÇA! Caio cruza da direita, a zaga afasta antes de Mauricio, mas Taison fica com a sobra. Camisa sete domina com a canhota e logo engatilha o chute, que sai mascado.

13min – Ferreira vem a campo no lugar de Elias. Time da casa muda pela vez primeira.

14min – LINDA TRAMA! Wesley faz a parede para Edenilson, que finta dois marcadores e abre jogo até Bustos. Lateral-direito, já dentro da área, prefere o chute ao cruzamento, e manda nas mãos de Brenno.

15min – Wesley faz a parede para Taison, que retrocede jogo com Liziero. Ângulo aberto, o camisa cinco cruza na segunda trave, buscando Caio, mas Nicolas antecipa e manda por escanteio.

18min – MEU DEUS DO CÉU! MEU DEUS DO CÉU! TAISON! MEU DEUS DO CÉU! EU TE AMO, TAISON! NÓS TE AMAMOS, TAISON! O TEU CLUBE, DO POVO, TE AMA! GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO! GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO! QUE GOLAAAAAAAAAAAAAAÇO! Da intermediária esquerda de ataque, Taison, ousado, decide cobrar falta direto no gol gremista – e o faz com perfeição. Forte, no ângulo direito, a bomba do camisa sete estufa as redes locais e coloca o Inter na frente!

O gol de Taison na narração da Rádio Colorada

20min – QUAAAAAASE O SEGUNDO! Liziero dá um chapéu em Thiago Santos e, da esquerda da área, cruza. Bruno Alves corta, Gabriel fica com a sobra e chuta, mas Geromel trava. Tinha endereço!

24min – Roger muda duas vezes. Sarará e Gabriel Silva substituem Rodrigues e Thiago Santos.

25min – Campaz recebe na direita, corta para a canhota e chuta. Kaique trava e ela vai pela linha de fundo.

25min – DANIEEEEEEEEL! Nicolas cobra escanteio da direita, Lucas Silva desvia, e goleiro colorado, após o pique da bola, salva o Inter!

28min – MILAAAAAAAAAGRE! Mauricio ganha de Sarará e, pela esquerda da área rival, enche o pé. Brenno salva!

29min – Amarelo para Brenno. Fez cera.

34min – MAIS UMA VEEEEEEEEZ! Edenilson, da entrada da área, enche o pé. No ângulo, Brenno voa para salvar.

37min – Ele viu que é de fora! Taison arrisca chute forte e rasteiro, que Brenno encaixa.

38min – Ferreira acerta carrinho por trás em Caio. Amarelo nele!

38min – Wesley volta a fazer a zaga gremista de mochila, e protege até a chegada de Caio. Mascado, 47 chuta para defesa de Brenno.

43min – Johnny e Cadorini nas vagas de Gabriel e Taison. Medina muda duas vezes.

44min – Janderson por Campaz, Fernando Henrique no lugar de Bitello.

45min – Gustavo Maia é a última novidade no Inter. Saiu Mauricio.

45min – Mais cinco. Vamos a 50!

49min – Ferreira, mesmo perdendo, provoca. Por isso, é expulso, assim como Bruno Méndez e Medina.

50min – Vuaden não quer jogo e apita o final do segundo tempo.


Ficha técnica:

Grêmio (0): Brenno; Rodrigues (Sarará), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Gabriel Silva), Lucas Silva e Bitello; Campaz, Diego Souza e Elias Manoel (Ferreira). Técnico: Roger Machado.

Internacional (1): Daniel; Fabricio Bustos, Bruno Méndez, Kaique Rocha e Liziero; Gabriel (Johnny) e Edenilson; David (Caio Vidal), Mauricio (Gustavo Maia) e Taison (Cadorini); Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina.

Gol: Taison, aos 18’/2ºT (I)

Cartões amarelos: Nicolas, Ferreira e Brenno (G). Mauricio (I).

Cartões vermelhos: Ferreira (G). Bruno Méndez (I).

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel. Quarto árbitro: Roger Goulart. Quinto árbitro: Erico Andrade de Carvalho. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga.

Estádio: Arena.