Raio-X: Inter visita o Galo na primeira rodada do Brasileirão

Domingo de Inter contra Galo no Mineirão/Foto: Ricardo Duarte

A estreia colorada no Brasileirão de 2022 ocorre neste domingo (10/04), às 16h30, diante do Atlético-MG. Confira entrevista da Rádio Colorada com Jeovana Oliveira, jornalista da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, e saiba tudo sobre o adversário do Inter no Mineirão. Na sequência, veja mais informações da partida.

Sport Club Internacional · Raio-X #79 | Atlético-MG x Internacional | 10/04

Transmissão

Emissora oficial do Clube do Povo, a Rádio Colorada estará no ar a partir das 14h45 deste domingo, horário previsto para a apresentação do Raio-X do confronto. O pré-jogo Portões Abertos começará às 15h10, já no clima da estreia alvirrubra no Brasileirão, que também será acompanhada, através de relato minuto a minuto, pelas redes sociais do Inter (siga no TwitterInstagram e Facebook). Com imagens, RBS TV e Premiere anunciam transmissão.

PrgoramaçãoPlataforma
14h45Raio-XSite e APP do Inter
15h10Portões AbertosSite e APP do Inter
16hJornada EsportivaSite e APP do Inter
18hVestiário VermelhoSite e APP do Inter

Pra cima deles

Grupo encerrou preparação na tarde de sábado/Foto: Ricardo Duarte

Após empatar em 2 a 2 com o 9 de Octubre, no Equador, na quarta-feira passada (06/04), o Inter dispôs de período bastante breve de preparação para a partida em Belo Horizonte. Inicialmente previsto para a manhã de quinta, o retorno da delegação colorada para o Brasil ocorreu apenas no início da tarde da última sexta-feira, em consequência de problemas técnicos na aeronave que originalmente levaria o Clube do Povo até Belo Horizonte.

As mudanças no cronograma alvirrubro levaram o Inter a realizar, no dia seguinte à estreia na CONMEBOL Sul-Americana, atividades em dois lugares distintos da cidade de Manta-EQU. Enquanto os jogadores que foram a campo no Estádio de Jocay trabalharam na academia do hotel em que a delegação estava hospedada, o restante do elenco seguiu até o Complexo Esportivo Jaime Estrada, onde realizou exercícios técnicos com bola.

Alexander Medina comandou atividades tanto no Equador quanto em BH/Foto: Ricardo Duarte

Inteiramente destinada para deslocamento, a sexta-feira colorada não contou com treino do grupo, que encerrou os preparativos para o clássico nacional contra o Atlético-MG já na tarde de sábado (09/04), na Toca da Raposa. Por lá, Alexander Medina organizou trabalhos táticos que encaminharam seus 11 titulares. No Mineirão, o técnico uruguaio seguirá desfalcado de nomes como Moisés, Cuesta, David, D’Alessandro, Victor Cuesta, Wanderson e Gustavo Maia, além de não poder contar com o zagueiro Vitão, anunciado como reforço há poucos dias.

Elenco precisou trabalhar em Manta-EQU na quinta passada/Foto: Ricardo Duarte

A véspera de partida também contou com entrevista do meio-campista Mauricio para o Canal do Inter. Artilheiro colorado na temporada ao lado de Taison, ambos com três gols marcados, o camisa 27 do Clube do Povo projetou a partida diante do Galo, ressaltando que, apesar do desgaste natural de uma semana de viagens, o elenco está devidamente descansado e preparado para buscar o resultado no Mineirão.

Foto: Ricardo Duarte

“Vai ser um jogo muito difícil. É estreia do Campeonato Brasileiro, e a gente quer começar com o pé direito. Contra uma equipe qualificada, que demonstrou muito potencial, mas a gente vem focado para fazer um grande jogo. Planificamos bem a partida junto com a comissão, e acho que temos bons atalhos para atacar e defender. Foi uma semana de bastante viagem, mas descansamos bem para amanhã.”

Mauricio

Cria da base do Cruzeiro, maior rival do Galo, Mauricio também lembrou dos tempos de protagonismo no futebol de Minas Gerais. Devidamente recepcionado no Centro de Treinamentos de seu antigo clube, o atleta falou com carinho dos anos em que defendeu a Raposa, e destacou as boas lembranças que guarda do palco do jogo deste domingo.

“Foi muito bom voltar aqui, um lugar em que tive bons e maus momentos, mas em um clube que me ajudou bastante na minha construção profissional. Sou muito grato a ele e também aos jogadores que pude rever. Foi muito bacana. Já joguei algumas vezes contra o Atlético-MG no Mineirão, um campo em que me sinto em casa. Jogava bastante lá, já pude fazer gols e ter grandes vitórias.”

Mauricio

Arbitragem

Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Correa e Carlos Henrique de Lima Filho. Trio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Quarto árbitro: Ronei Candido Alves, de Minas Gerais. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga, também carioca.


Rival

Galo conquistou o Campeonato Mineiro no último final de semana/Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Não foi por mera cordialidade que o colorado Mauricio fez questão de sublinhar as muitas valências da equipe que enfrenta o Inter neste domingo. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil sob o comando de Cuca, na temporada passada, o Galo, desde o último mês de janeiro treinado por ‘El Turco Mohamed’, já levantou as taças da Supercopa nacional e do Campeonato Mineiro em 2022. Adaptado à nova comissão técnica, o Atlético-MG ainda estreou com vitória na Libertadores, já que bateu o Tolima, fora de casa, por 2 a 0 no último meio de semana

“O Atlético-MG está muito bem. Vem muito bem. Já venceu o Flamengo, com muita autoridade, na Supercopa. Começou a Libertadores, contra o Tolima, acabando com vários tabus. Se falava que nenhum brasileiro ganhava lá, e o Galo venceu. Vejo com bons olhos o trabalho do ‘Turco’. Quase ninguém conhecia ele a fundo, mas já vejo a torcida muito embalada com ele. No Estádio, acompahamos os gritos de apoio.”

Jeovana Oliveira
Antônio ‘El Turco’ Mohamed vive excelente início de trabalho/Foto: Pedrou Souza/Atlético-MG

Apesar das conquistas nacionais de 2021, o estrelado elenco alvinegro recebeu reforços de peso na mais recente janela de transferências. Para a zaga, por exemplo, chegou o experiente uruguaio Diego Godín. No meio de campo, o futebol francês foi alvo da procura por Otávio, contratado no início de fevereiro, enquanto o ataque foi acrescido por Ademir, veloz ponta-direita que, mesmo oriundo do rival América-MG, já virou xodó da massa atleticana, como revela Jeovana Oliveira.

“O Godín é um grande zagueiro, mas acho que ainda não mostrou muita autoridade na defesa. Chegou de fora, existe a adaptação. O Otávio entra muito bem, consegue jogar bem, mas ainda não é superior a Allan e Jair. Já o Ademir, é o fumacinha. Quando ele entra, você vê o Mineirão gritando. É uma peça muito importante que o Turco tem para surpreender o adversário.”

Jeovana Oliveira
Ademir já caiu nas graças da torcida alvinegra/Foto: Pedro Souza/Atlético

Provável titular contra o Inter, o grande ídolo da atual geração atleticana, sem sombra de dúvidas, é o atacante Hulk. Artilheiro do Brasileirão do ano passado, quando marcou 19 vezes, o selecionável camisa sete já soma 11 gols em 10 jogos no ano de 2022. Mais do alicerçada em números, porém, a paixão da torcida pelo craque também toma como referência a postura humilde e acessível que o paraibano de 35 anos tem no dia a dia.

O Hulk entende o papel de ídolo. Entende a grandeza dele dentro do Atlético-MG. É um dos, se não o maior ídolo do Galo neste momento. Para muitos, fica muito próximo da idolatria pelo Ronaldinho. Consegue ter a noção do que é viver um gigante nacional. Eu admiro, porque é lindo ver isso, e são poucos os jogadores que são tão humildes quanto ele.”

Jeovana Oliveira
Hulk é o grande ídolo do Galo/Foto: Pedrou Souza/Atlético-MG

Desfalques na estreia continental, o zagueiro Réver e o meio-campista Zaracho devem ser titulares do time de Mohamed neste domingo. Ao mesmo tempo, outros nomes podem ser poupados, já que a próxima quarta-feira (13/04) será de clássico contra o América-MG, no Mineirão, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Desta forma, uma provável escalação alvinegra conta com Everson; Guga, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Ademir, Hulk e Keno.


Palco

Dia de Inter em campo no Gigante da Pampulha/Foto: Ricardo Duarte

Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, oficialmente inaugurado em 5 de setembro de 1969, foi completamente reformulado para a disputa da Copa do Mundo de 2014, e hoje conta com capacidade para pouco mais de 61 mil pessoas. Neste domingo, a torcida colorada ficará alocada no setor Amarelo Superior, cuja entrada ocorre pelo Portão B1. Para acessar o palco, é necessário apresentar comprovante digital ou impresso de ciclo vacional completo ou teste negativo para Covid-19, seja ele do tipo RT-PCR, realizado nas 48 horas que antecedem o jogo, ou Rápido de Antígeno, feito nas 24 horas anteriores à partida.


Retrospecto do confronto

Inter tem vantagem histórica, mas Galo venceu a última/Foto: Ricardo Duarte

Internacional e Atlético-MG já se enfrentaram 92 vezes, e o Colorado leva ampla vantagem no histórico do confronto. Até aqui, o embate registra 38 triunfos gaúchos, 30 vitórias mineiras e 24 empates, além de 125 gols do Clube do Povo e 112 tentos do Galo. Na última vez que os times duelaram, porém, os alvinegros, mandantes, levaram a melhor por 1 a 0, em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão de 2021.