Raio-X: Gurias abrem disputa da decisão do Brasileiro Sub-17

Noite decisiva para as Gurias Sub-17/Foto: João Callegari

Noite de decisão para o Futebol Feminino do Clube do Povo! As Gurias Coloradas enfrentam o Santos, a partir das 19h desta quinta-feira (28/04), na partida de ida da final do Brasileirão Sub-17. A seguir, fique por dentro de todas as informações sobre o confronto!


Transmissão 📻

A Rádio Colorada e as redes oficiais das Gurias (@guriascoloradasoficial no Instagram, @GuriasColoradas no Facebook e @ColoradasGurias no Twitter) oferecerão uma cobertura legitimamente alvirrubra para a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande. A jornada esportiva da emissora oficial do Clube do Povo começará às 18h30. Com imagens, o SporTV anuncia transmissão. Torça com a gente!

ProgramaçãoPlataformas
18h30Programa do Inter/Portões AbertosSite e APP do Inter
19hJornada EsportivaSite e APP do Inter
21hVestiário VermelhoSite e APP do Inter

Pra cima, Gurias! 💪

Gurias têm a melhor campanha do Brasileirão/Foto: João Callegari

Em cinco jogos, cinco vitórias, com 21 gols marcados e nenhum sofrido. Impecável, a melhor campanha do Brasileirão Sub-17 pertence às Gurias, que nas semifinais eliminaram o São Paulo, com vitórias fora e dentro de casa, por um placar agregado de 4 a 0. Na ida, disputada com mando paulista, Alice e Clarinha garantiram o 2 a 0 colorado. Encerrada com o mesmo placar, a partida de volta, realizada no CT de Alvorada, contou com gols de Clara e Danny Teixeira.

A primeira fase do Nacional Sub-17 foi disputada por 12 equipes, divididas em três grupos de quatro times. Figurando na chave B, o Inter estreou na competição superando o Cresspom-DF por 9 a 0. A comandadas de David da Silva voltaram a golear na segunda rodada, quando despacharam o São José-SP pelo escore de 5 a 0. Rival no jogo de fechamento do quadrangular, o Grêmio também sofreu um atropelo: 3 a 0, com gols de Alice, Locatelli e Berchon.

Elenco venceu os cinco jogos que disputou/Foto: João Callegari

Sediada em Santana da Parnaíba, no estado de São Paulo, a fase de grupos foi a única realizada em turno único. Dela, as Gurias avançaram direto para as semis, que abriram o sistema de disputa em jogos de ida e volta. Individualmente, o Inter também tem destaques importantes ao longo de sua caminhada, a exemplo de Alice, artilheira do Nacional com seis gols marcados. A camisa nove é seguida de perto por Clarinha, que soma cinco tentos no Brasileiro. Berchon e Locatelli têm três, um a mais do que Danny, enquanto Erica e Karol já balançaram as redes uma vez cada.

Alice é a artilheira do Brasileirão/Foto: Adriano Fontes/CBF
Campanha das Gurias:

1ª fase:
13/04 – Gurias Coloradas 9 x 0 Cresspom-DF – Gols: Alice (3), Danny, Berchon, Clarinha, Erica, Locatelli e Karol;
15/04 – Gurias Coloradas 5 x 0 São José-SP – Gols: Clarinha (2), Alice, Berchon e Locatelli;
17/04 – Gurias Coloradas 3 x 0 Grêmio – Gols: Alice, Locatelli e Berchon;

Semifinais:
20/04 – São Paulo 0 x 2 Gurias Coloradas – Gols: Alice e Clarinha;
23/04 – Gurias Coloradas 2 x 0 São Paulo – Gols: Clarinha e Danny.
Clarinha já marcou cinco vezes/Foto: João Callegari

Arbitragem 👩‍⚖️

Marianna Nanni Batalha, auxiliada por Alberto Poletto Masseira e Robson Ferreira Oliveira. Quarto árbitro: José Guilherme Almeida e Souza.


Rival 🆚

Santos venceu quatro e empatou um dos cinco jogos que disputou/Foto: Adriano Fontes/CBF

Líder do grupo A na primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Santos chega à decisão após superar o Grêmio nas semifinais do país. Donas de quatro vitórias e um empate nos cinco jogos que já disputaram no Nacional, as Sereias bateram o adversário gaúcho por um placar agregado de 7 a 3, construído através de goleada de 4 a 1, conquistada fora de casa, e de triunfo por 3 a 2 em solo paulista.

Assim como o Inter, o time de Sandra dos Santos também disputou clássico contra rival estadual na primeira fase do Brasileirão. Após superar a ESMAC-PA, na primeira rodada, por 5 a 0, o Peixe levou a melhor sobre o Corinthians na sexta-feira retrasada (15/04). Artilheira das Sereias no Nacional, Julia Eduarda marcou os dois gols da vitória de 2 a 0 sobre o Timão.

Julia e Marzia (10) comemoram vitória sobre o Corinthians/Foto: Adriano Fontes/CBF

Além de Julia, outras cinco jogadoras compartilham a responsabilidade dos 14 gols já marcados pelas Sereias no torneio. Vice-goleadora da equipe, Isa Viana soma três tentos, um a mais do que Gabriela Barros, Anna Cury e Luana. Algoz adversária em uma única ocasião, Heloisa completa a artilharia do Peixe.


Palco 🏟️

O duelo desta quinta-feira terá como palco a vila mais famosa do Brasil! Oficialmente nomeada Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro receberá o público de maneira gratuita para a partida de ida da final do Brasileirão Feminino Sub-17. O endereço, que abriga jogos do Santos desde 1916, conta com capacidade para pouco mais de 16 mil pessoas.


Histórico do confronto 📊

Na base, Gurias têm duas vitórias sobre o Santos/Foto: Mariana Capra

Gurias Coloradas e Sereias da Vila já se enfrentaram cinco vezes em Brasileirões de base. Vitorioso no primeiro confronto disputado pelas equipes, o Santos soma apenas esse triunfo sobre o Inter, conquistado, pelo placar de 2 a 1, no Nacional Sub-18 de 2019. De sua parte, o Clube do Povo bateu as paulistas, sempre por 3 a 1, em duas ocasiões – nos Sub-16 e Sub-18 de 2020. Ocorreram, ainda, dois empates.

Mileninha marcou gol no Sub-18 de 2020/Foto: Mariana Capra

As bases colorada e santista se enfrentaram uma única vez em confronto eliminatório, disputado no dia 18 de dezembro de 2020 e válido pela semifinal do Brasileirão Sub-16 daquele ano. Após empate sem gols no tempo normal, as Gurias levaram a melhor nas penalidades. No embalo de quatro cobranças convertidas – e duas adversárias defendidas pela goleira Mari Zanella -, o time de David da Silva avançou rumo à decisão contra o Minas Brasília.

Mari Zanella foi decisiva em 2020/Foto: Adriano Fontes/CBF

Regulamento 🔎

A edição de 2022 é a primeira da história do Brasileirão Feminino Sub-17. Campeão Sub-16 em 2020 e vice da mesma categoria na temporada passada, o Inter terá a vantagem de decidir a inédita taça como mandante. A partida de volta entre Gurias e Sereias está prevista para as 11h do próximo domingo (1º/05), no Sesc Protásio Alves.

Vale lembrar que competições organizadas pela CBF não contam com saldo qualificado por gols marcados fora de casa como critério de desempate. Assim, caso o placar agregado siga empatado após a disputa dos dois jogos, o título será definido nos pênaltis.