Celeiro de Ases Sub-15 e Sub-17 retornam aos treinos
As equipes Sub-15 e Sub-17 do Celeiro de Ases retomaram, nesta segunda-feira (3/6), os treinos após uma pausa de cerca de 30 dias, ocasionada pelo estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul devido às intensas chuvas e enchentes. No CT Alvorada, a Sub-17 treinou pela manhã, enquanto a Sub-15 realizou suas atividades no período da tarde.
Os trabalhos foram divididos em sessões físicas na academia e no campo. A categoria Sub-15, além do treinamento físico, incluiu exercícios com bola, focando em passe e domínio. Ambas as categorias iniciam agora um período de intertemporada, visando a preparação para os próximos compromissos.
Eduardo Mazoni, preparador físico da categoria Sub-17, explicou que mesmo durante a parada, os atletas mantiveram a rotina de treinos dentro das suas possibilidades. “Nós fazíamos uma conversa por vídeo-chamada toda sexta-feira para conversar com eles para ver se todos estavam conseguindo treinar dentro de suas possibilidades. Todos treinaram. É um grupo que, a partir de algumas avaliações físicas que fizemos hoje, apesar do tempo parado, a gente viu que todos conseguiram treinar dentro de suas limitações. Então, ficamos bem satisfeitos”, afirmou Mazoni.
Ele acrescentou que os três primeiros dias de treinamento serão dedicados à readaptação física. Depois disso, os treinos passarão a contar com atividades com bola, trabalhando juntamente os aspectos técnicos. A ideia é, semana após semana, ir progredindo gradualmente em volume, intensidade e densidade dos treinos, visando a preparação para o decorrer da temporada.
Denner Sprenger, preparador físico da categoria Sub-15, destacou a importância de um retorno gradativo aos treinos. “O retorno aos treinos precisa ser de forma gradativa e cuidadosa, pois mesmo seguindo as instruções do clube de treinos em casa durante o tempo em que estiveram longe do CT, o estímulo dos treinos com o grupo são diferentes, mais intensos e volumosos. Estamos controlando a carga semanal realizando treinos mais curtos, expondo aos poucos os meninos as atividades que realizavam antes da parada, além de dar uma nova base física para que consigam voltar ao nível de performance anterior e enfrentar os desafios que virão nesse último semestre.”
O próximo compromisso da equipe Sub-17 será o Campeonato Brasileiro da categoria, com início previsto para o começo de julho. Já o Campeonato Gaúcho, no qual ambas as categorias estavam competindo antes da paralisação, ainda não tem data definida para retorno.