Colorado empata por 1 a 1 com o Criciúma
Em partida da 13ª rodada do Brasileirão 2024, o Clube do Povo empatou por 1 a 1 com o Criciúma, neste domingo (30/06), no Heriberto Hülse. Com o resultado, o Inter, que contou com gol de Bruno Henrique, chega aos 18 pontos na tabela nacional. Na próxima quinta-feira (04/07), o Colorado voltará a campo diante do Fluminense, no Maracanã, a partir das 20h.
Leia mais:
Mesmo desfalcado, Inter joga melhor
Além dos três desfalques que já estão há mais tempo indisponíveis para Eduardo Coudet – caso do goleiro Sergio Rochet e dos atacantes Valencia e Borré, envolvidos na disputa da Copa América -, o Inter precisou superar outras quatro baixas no jogo deste domingo. Bruno Gomes e Bustos, entregues aos cuidados do Departamento Médico, e Alario e Wesley, suspensos, obrigaram a comissão técnica a promover mudanças na escalação colorada, com destaque para a estreia de Lucca Drummond como titular da categoria profissional do Clube do Povo.
Em campo, o Inter atuou com Igor Gomes, Vitão, Fernando e Renê na linha de defensores. À frente, Rômulo foi o primeiro homem de meio campo, acompanhado de perto por Thiago Maia. Bruno Henrique, pela direita, e Wanderson, na esquerda, completavam o quarteto que antecedia a dupla de ataque formada por Alan Patrick e Drummond. Nesse desenho, as primeiras oportunidades da partida surgiram antes mesmo dos 10 minutos de confronto.
Com espaço nas costas de Claudinho, Wanderson chegou às cercanias da área catarinense em três oportunidades. Na primeira, o atacante tentou o cruzamento rasteiro. No último segundo, a zaga afastou. Depois, o camisa 11 buscou o levantamento na segunda trave, onde Bruno Henrique até conseguiu o desvio de cabeça, mas logo bloqueado pela zaga. Por fim, o meia-esquerda do Inter apostou no toque em direção à primeira trave. Após hesitação da zaga, Gustavo deixou a meta e fez a defesa firme.
Se o Inter chegava pela esquerda, o Criciúma assustava em chutes de longa distância. Newton, em duas ocasiões, colocou Fabrício para trabalhar – na segunda delas, o goleiro colorado fez a sua primeira grande defesa da noite, espalmando arremate forte e com curva. Embora passasse menos tempo com a bola, a equipe da casa não se furtava em atacar, e essa postura resultou em liberdade para o Colorado acelerar quando recuperava a posse.
Diante de uma intermediária defensiva que por vezes se apresentava desprotegida, Alan Patrick foi bastante participativo. Aos 31, o camisa 10 recebeu de Renê, fintou o primeiro marcador e bateu de perna direita. Gustavo defendeu. Cinco minutos mais tarde, os papéis foram invertidos, com o capitão servindo passe em profundidade para o lateral. O lance foi concluído com mais uma tentativa de cruzamento bloqueada pela zaga.
Melhor em campo, o Inter usou da imposição física de seus meio-campistas para abrir o placar. Pela direita do ataque colorado, Thiago Maia pressionou, recuperou a bola e lançou Lucca Drummond. Já dentro da área, o jovem atacante fez o toque rasteiro e para trás, no pé de Bruno Henrique, que infiltrava com autoridade. Rapidamente, o meio-campista mudou a passada, trocou a direção da corrida e bateu de primeira, cruzado e com endereço.
Criciúma pressiona e empata
O Criciúma voltou mais ofensivo para o segundo tempo, com a saída de Newton para a entrada de Fellipe Mateus. Mesmo assim, a primeira oportunidade pertenceu ao Colorado. Aos quatro minutos, Bruno Henrique derivou da direita para o meio, tabelou com Alan Patrick e, a centímetros da meia-lua, bateu de primeira. Forte, a bola saiu por cima, mas assustou o goleiro Gustavo.
A resposta mandante veio no chute de longa distância. Aos nove minutos, Fabrício voou para espalmar finalização desviada de Fellipe Mateus. Insuficientes para vazar a meta colorada, os arremates deram, a partir de então, lugar aos cruzamentos no ataque catarinense. Pelo alto, Marcelo Hermes teve duas chances de perigo, ambas definidas pela linha de fundo.
Aos 20 minutos, Cláudio Tencatti fez mais trocas no Criciúma. Os atacantes Eder e Bolasie substituíram Allano e Trauco, adicionando poder de fogo e renovando o fôlego do ataque mandante. Coudet respondeu com Aránguiz e Hyoran, e o camisa sete quase ampliou a conta para o Clube do Povo aos 32 minutos, quando recebeu cruzamento de Bruno Henrique e cabeceou buscando o contrapé de Gustavo. Antes disso, Fabrício havia brilhado com mais uma boa defesa.
O Criciúma aproveitou o cenário de trocação para chegar ao empate. Aos 33, Bolasie cruzou da esquerda, Claudinho invadiu a área colorada em velocidade pela direita e encheu o pé, tirando de Fabrício qualquer chance de defesa. Pouco depois do gol, Wanderson tabelou com Alan Patrick e teve boa chance, mas o chute do atacante, colocado e de canhota, foi seguramente defendido por Gustavo.
Na reta final, Coudet ainda colocou Gustavo Prado na vaga de Bruno Henrique, e a cria do Celeiro de Ases foi responsável pela última oportunidade colorada. Na direita da área rival, o camisa 47 apertou Bolasie, conseguiu a roubada de bola e cruzou forte, na direção de Wanderson. Claudinho, para escanteio, conseguiu o corte e impediu o gol do Inter.
Primeiro tempo
3min – Corta a zaga! Wanderson tabela com Renê, recebe já na altura da grande área e tenta o cruzamento rasteiro. A zaga afasta antes do chute de Lucca Drummond.
3min – De novo, Wanderson escapa pela esquerda. Agora, ele fixa a marcação de Claudinho, traz para a perna direita e cruza na segunda trave. Bruno Henrique desvia de cabeça e a zaga volta a afastar.
7min – Newton recebe em frente à área colorada e finaliza com desvio. Fabrício defende sem rebote.
9min – É esse o caminho! Wanderson recebe mais uma vez na esquerda. Outra vez, a aposta é no toque rasteiro. A marcação hesita, o goleiro sai e, nesse ínterim, Drummond quase consegue o desvio.
11min – De bicicleta, Marcelo Hermes finaliza sem força. Fabrício defende em dois tempos.
15min – FABRÍCIO! Newton arrisca de fora da área. Forte, ela viajou com endereço, mas foi seguramente espalmada pelo goleiro colorado.
17min – Seria um golaço! Wanderson cobra escanteio curto pela esquerda, tabela com Renê e cruza para a entrada da área. Thiago Maia emenda de primeira e manda com veneno, mas Gustavo defende.
24min – UH! Alan Patrick cobra falta aberta a partir do corredor direito da intermediária ofensiva. Na segunda trave, Fernando quase desvia para o gol.
28min – Marcelo Hermes acerta carrinho forte em Rômulo. Amarelado o adversário!
31min – Dentro da grande área, mas pela esquerda, Renê aciona Alan Patrick, que corta o primeiro marcador e bate rasteiro. Gustavo defende sem rebote.
34min – Allano escapa em velocidade pela direita da área colorada, faz o contorno por fora e arremata de perna canhota. Forte demais, ela sai por cima.
36min – UUUUUUUUUUH! Alan Patrick chama o marcador para dançar e serve Renê na profundidade. Já dentro da área, o lateral cruza por baixo. Antes de Drummond, Trauco afasta por escanteio.
39min – Jogada ensaiada do ataque colorado! Time cobra escanteio rápido pela direita e ela chega para Wanderson, que bate de primeira. Forte, sai por cima.
GOL DO INTER!
40min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! GOL COLORADO! DA ACADEMIA DO POVO! BRUNO HENRIQUE! É GOL DO INTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER! Pressão ofensiva funciona à perfeição no ataque colorado! Thiago Maia desarma pela direita e estica o jogo com Lucca Drummond. Já dentro da área, o atacante cruza rasteiro, para trás, e encontra Bruno Henrique, que enquadra o corpo bonito e bate de primeira. Rasteira e mansinha, a bola morre nas redes catarinenses!
45min – Mais dois! Primeiro tempo vai a 47.
47min – Intervalo em Criciúma!
Segundo tempo
0min – Newton deixa o campo no Criciúma. Entra Fellipe Mateus.
1min – Figueiredo aproveita falta cobrada na área colorada e cabeceia buscando o canto de Fabrício, que encaixa.
4min – Bruno Henrique tabela com Alan Patrick, recebe boa devolução na meia-lua e bate de primeira. Assustou, mas saiu por cima.
9min – FABRÍÍÍÍÍÍCIO! De longa distância, Fellipe Mateus solta a bomba. A bola desvia e toma curva em direção ao gol do Inter, mas o goleiro voa em bonita ponte para espalmar!
14min – Marcelo Hermes recebe cruzamento na segunda trave colorada e tenta servir Allano, mas o cabeceio saiu fechado e morre em tiro de meta.
14min – Wanderson recebe o amarelo.
18min – Novo cruzamento na direção de Marcelo Hermes, que cabeceia com perigo, mas pela linha de fundo. Fabrício acompanhou.
20min – Bolasie e Eder vêm, Allano e Trauco vão. Mudanças no Criciúma.
20min – Éder recebe o cartão amarelo. Entrou em campo antes do companheiro pisar fora do gramado.
25min – Coudet muda as duas primeiras da noite! Hyoran e Aránguiz entram nas vagas de Lucca Drummond e Thiago Maia.
27min – FABRÍCIO! Já dentro da área, Eder faz o giro e bate de canhota. A bola resvala em Fernando, mas o paredão colorado, atento, espalma de mão trocada.
31min – Igor Gomes é advertido com amarelo após retardar o reinício de partida.
32min – Hyoran quase marca o segundo! Depois de cruzamento da direita, o meio-campista desvia pelo alto, buscando o contrapé, e a bola sai tirando tinta.
33min – Claudinho empata para o Criciúma.
37min – Tabela de Wanderson com Alan Patrick. O camisa 11 recebe dentro da área, pela esquerda, e bate de chapa. Gustavo encaixa.
40min – Amarelo apresentado para Renê.
41min – Matheusinho é mais um nome sacado no Criciúma. Entra Meritão.
41min – Inter também muda: Gustavo Prado na vaga de Bruno Henrique.
44min – Pela direita da área, Alan Patrick recebe de Gustavo Prado e bate rasteiro. A bola cruza a extensão da área e morre em tiro de meta.
46min – João Carlos por Arthur Caíke: finalizadas as trocas no Criciúma.
47min – UH! Gustavo Prado desarma Bolasie, invade a área pela direita e cruza na direção de Wanderson. Claudinho corta por escanteio.
50min – Mais um. Vamos a 51.
51min – Jogo encerrado.
Ficha técnica:
Criciúma (1): Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton (Fellipe Mateus) e Matheusinho (Meritão); Allano (Bolasie), Arthur Caíke (João Carlos) e Trauco (Eder). Técnico: Cláudio Tencatti.
Internacional (1): Fabrício; Igor Gomes, Vitão, Fernando e Renê; Rômulo, Bruno Henrique, Thiago Maia (Aránguiz) e Wanderson; Alan Patrick (Gustavo Prado) e Lucca Drummond (Hyoran). Técnico: Eduardo Coudet.
Gols: Bruno Henrique, aos 40’/1ºT (I). Claudinho, aos 33’/2ºT (C).
Cartões amarelos: Marcelo Hermes e Éder (C). Wanderson, Renê e Igor Gomes (I).
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Thiago Henrique Neto Farinha. Quarto Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva. VAR: Marco Aurelio Augusto Ferreira.
Estádio: Heriberto Hülse-SC.