Inter conquista ponto importante no Mineirão

Atuação colorada foi de muita entrega e doação/Foto: Ricardo Duarte

O Inter atuou com um jogador a menos desde os 31 minutos da etapa final e ainda teve um pênalti marcado contra si no segundo tempo, mas contou com brilho do goleiro Anthoni e muita doação do elenco para somar importante ponto nesta quarta-feira (28/08). No Mineirão, o Clube do Povo empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro, em partida atrasada da quinta rodada do Brasileirão, e chegou aos 29 pontos na tabela do país.

Veja mais:

+ Fotos: empate no Mineirão;

+ Melhores momentos;

+ Coletiva pós-jogo;

No próximo domingo (01/09), o Colorado voltará a campo diante do Juventude. Válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o confronto está marcado para as 18h30min, e será disputado no Alfredo Jaconi. O duelo é o último com data definida pela CBF, visto que o começo do mês de setembro paralisará o calendário nacional devido à ocorrência de Data FIFA.

Anthoni teve grande exibição em Belo Horizonte/Foto: Ricardo Duarte

Poucas chances, muito apito

O Cruzeiro dominou as ações do primeiro tempo, mas pouco assustou a meta colorada. Agressivo para pressionar a saída de jogo do Inter, o time da casa concentrou maior posse de bola e apostou, especialmente, nos arremates de média distância. A melhor chance mandante, porém, serviu de exceção à regra adversária: dentro da área, Marlon atacou o corredor esquerdo em velocidade e finalizou forte, com a canhota. Assustando, a bola saiu em tiro de meta.

Torcida colorada fez bonita festa no Mineirão/Foto: Ricardo Duarte

Muito mais frequentes do que os arremates foram as intervenções de Bruno Arleu de Araújo. Logo aos 10, o árbitro advertiu Agustín Rogel com o primeiro cartão do jogo. Dois minutos mais tarde, o homem do apito amarelou Gabriel Carvalho. Já aos 26, Japa inaugurou a súmula mineira, mas o lance foi rapidamente sucedido pela grande polêmica da etapa inicial: a expulsão de Rogel, rigorosamente sacado de jogo após disputa pelo alto com Kaio Jorge.

Arbitragem distribuiu cartões para o Inter/Foto: Ricardo Duarte

Com um a mais, o Cruzeiro intensificou sua pressão nos 20 minutos que antecederam o intervalo. Diante da ausência de um zagueiro, Roger sacou Gabriel Carvalho para colocar Vitão em campo. Já nos acréscimos, Matheus Pereira exigiu a única defesa de Anthoni no primeiro tempo. Pela esquerda da área alvirrubra, o camisa 10 conseguiu espaço, após bonito drible, e tentou o cruzamento rasteiro. Atento, o goleiro do Clube do Povo espalmou o perigo para longe.

Vitão foi a campo ainda no primeiro tempo/Foto: Ricardo Duarte

Anthoni brilha e garante ponto importante

O Cruzeiro retornou ainda mais ofensivo para o segundo tempo. Meia-atacante, Vitinho substituiu Japa e teve boa chance aos quatro minutos, quando finalizou rasteiro, da entrada da área, e tirou tinta do poste direito de Anthoni. Matheus Pereira, aos nove, também assustou: em cobrança de falta pela direita, o meio-campista buscou o ângulo do goleiro colorado e carimbou o travessão.

Inter se desdobrou para não sofrer gols no Mineirão/Foto: Ricardo Duarte

A boa vontade da arbitragem para apresentar cartões para o Inter foi mantida na etapa final. Mercado, aos seis, e Tabata, aos 12, deram continuidade à nominata de colorados amarelados pelo juiz. Com o objetivo de renovar o fôlego de sua equipe, que apresentava exímia aplicação tática para limitar espaços ao ataque cruzeirense, Roger trocou três vezes aos 18: Valencia, Bruno Henrique e Rômulo substituíram Wesley, Bruno Tabata e Thiago Maia.

Fernando, aos 26 minutos do segundo tempo, se tornou o quinto colorado punido com cartão. Pouco depois, o árbitro foi chamado ao VAR para revisar possível pênalti cometido por Enner Valencia. Após longa conferência no monitor, Bruno Arleu enxergou toque de mão do atacante e assinalou a infração. Responsável pela cobrança, Kaio Jorge apostou em uma batida no meio do gol. Com a perna esquerda, Anthoni defendeu!

Anthoni defendeu a penalidade batida por Kaio Jorge/Foto: Ricardo Duarte

Engrandecendo ainda mais sua intervenção, Anthoni também precisou salvar o Inter no rebote. Após Vitão afastar a bola para a entrada da área, Matheus Pereira finalizou, de perna canhota, em direção ao contrapé do goleiro, que acabara de se levantar. Esbanjando reflexo e elasticidade, o paredão revelado pelo Celeiro de Ases voou em linda ponte e espalmou com a ponta dos dedos.

Goleiro foi o herói do empate em Minas Gerais/Foto: Ricardo Duarte

A vibração que já sobrava ao Inter desde o cartão vermelho para Rogel ficou ainda maior depois dos milagres de Anthoni, e nem mesmo os consideráveis 11 minutos de acréscimo foram suficientes para esmorecer o ímpeto alvirrubro. Com a missão de dobrar a marcação colorada pela esquerda, Renê substituiu Borré, colombiano que se desdobrara para compor a linha de meio-campistas do Inter, e assim Roger completou as cinco trocas da noite. Com 29 pontos somados em 21 jogos, o Clube do Povo, que ainda tem três partidas no Brasileirão, é 11º na tabela!


Primeiro tempo

7min – Marlon é lançado na área colorada e, pela esquerda, finaliza forte. Tiro de meta para Anthoni!

8min – Escanteio para o Inter! Lançamento em profundidade de Tabata para Gabriel Carvalho, que tenta cruzar rasteiro. A zaga afasta pela linha de fundo.

10min – Amarelo para Rogel. Falta em Matheus Pereira.

12min – Gabriel Carvalho também recebe o cartão amarelo.

13min – Marlon cobra falta frontal buscando o canto esquerdo de Anthoni, mas a bola desvia na barreira e ameaça tomar o contrapé de Anthoni. Escanteio para o Cruzeiro.

25min – Dinenno, lesionado, deixa o campo no Cruzeiro. Entra Kaio Jorge.

26min – Japa é o primeiro cruzeirense amarelado. Falta em Thiago Maia.

28min – BRUNO GOMES! Pela esquerda da área colorada, Arthur Gomes cruza perigosa bola rasteira. Na segunda trave, o lateral-direito do Inter antecipa Matheus Henrique e manda por escanteio.

31min – Rogel é expulso após acertar o braço em Matheus Henrique durante disputa pelo alto.

34min – Vitão em campo. Zagueiro entra na vaga de Gabriel Carvalho.

37min – Kaio Jorge recebe o pivô de Matheus Pereira e finaliza forte de fora da área. Tiro de meta.

45min – Mais cinco. Vamos a 50 no primeiro tempo.

46min – ANTHONI! Pela esquerda, Matheus Pereira invade a área colorada a dribles e cruza por baixo. Goleiro do Inter espalma!

50min – Intervalo no Mineirão.


Segundo tempo

0min – Vitinho em campo no Cruzeiro. Japa deixa o campo.

4min – Com perigo, Vitinho finaliza da entrada da área. Assoviando o poste, a bola sai pela linha de fundo.

6min – Amarelo para Mercado.

9min – Matheus Pereira carimba o travessão colorado. Da quina direita da grande área, o camisa 10 adversário cobrou falta buscando o ângulo de Anthoni. A bola explode no poste e cruza a linha de fundo.

10min – João Marcelo comete falta forte em Wesley e é advertido com cartão amarelo.

12min – Segue a feira de cartões. Agora, Tabata é o escolhido pelo árbitro.

13min – ANTHONI! Cruzeiro cobra falta em dois toques: Matheus Pereira oferece, Arthur Gomes define e Anthoni espalma.

18min – Três trocas no Clube do Povo: Enner Valencia, Bruno Henrique e Rômulo nas vagas de Wesley, Bruno Tabata e Thiago Maia.

22min – De cabeça, Kaio Jorge finaliza na risca da pequena área. Forte demais, ela vai por cima.

26min – Cartão amarelo para Fernando.

27min – Kaiki por Villalba. Mudança no Cruzeiro.

33min – Após consulta ao VAR, arbitragem indica pênalti para o Cruzeiro.

34min – Valencia e Borré reclamam e são amarelados.

36min – AAAAAAAAAAAAAAAAAANTHONI! ANTHONI! ANTHONI! COM O PÉ, O PAREDÃO DEFENDE A COBRANÇA DE KAIO JORGE. NO REBOTE, ELE AINDA ESPALMA, COM A PONTA DOS DEDOS, CHUTE PERIGOSO DE MATHEUS PEREIRA!

42min – Mateus Vital na vaga de Arthur Gomes. Mais uma troca no Cruzeiro.

45min – Subiu a placa: 11 minutos de acréscimo.

48min – Renê na vaga de Borré: última troca no Clube do Povo!

51min – Anthoni cresce contra Kaiki e faz grande defesa. No rebote, Matheus Pereira serve Vitinho, que finaliza por cima do gol aberto.

56min – Jogo encerrado no Mineirão!


Ficha técnica:

Cruzeiro (0): Cássio; Zé Ivaldo, João Marcelo, Lucas Villalba (Kaiki) e Marlon; Walace, Matheus Henrique, Japa (Vitinho) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Mateus Vital) e Juan Dinenno (Kaio Jorge). Técnico: Fernando Seabra.

Internacional (0): Anthoni; Bruno Gomes, Gabriel Mercado, Agustín Rogel e Bernabei; Fernando, Thiago Maia (Rômulo), Gabriel Carvalho (Vitão), Bruno Tabata (Bruno Henrique) e Wesley (Enner Valencia); Rafael Borré (Renê). Técnico: Roger Machado.

Cartões amarelos: Agustín Rogel, Gabriel Carvalho, Bruno Tabata, Fernando, Gabriel Mercado, Enner Valencia e Rafael Borré (I). Japa e João Marcelo (C).

Cartão vermelho: Agustín Rogel (I).

Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Bruno Boschilia e Thiago Correa Farinha. Quarto Árbitro: Bruno Mota Correia. VAR: Marcio Henrique Gois.

Estádio: Mineirão-MG.