Gurias empatam por 1 a 1 o jogo de ida da semifinal do Brasileirão Sub-20

Com gol de Bianca Martins, Gurias ficaram no 1 a 1 com o Flamengo/Foto: Adriano Fontes/C.R.Flamengo

As Gurias Coloradas abriram com empate a semifinal do Brasileirão Sub-20 de 2024. Na tarde desta quarta-feira (30/10), o Inter contou com gol de Bianca Martins para ficar no 1 a 1 com o Flamengo, em partida disputada no Luso Brasileiro. Os últimos 90 minutos de luta por uma vaga na decisão nacional estão previstos para o próximo dia 6 de novembro, às 15h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

Coloradas jogarão pela vitória no jogo de volta, previsto para 6 de novembro/Foto: Adriano Fontes/C.R.Flamengo

Bianca Martins abre o placar aos 10 minutos

Como de costume em confrontos eliminatórios, os primeiros minutos de partida transcorreram de maneira equilibrada, com as duas equipes se estudando no gramado do Luso Brasileiro. Apostando em um time ofensivo, que misturava técnica e velocidade, David da Silva armou as Gurias com uma volante de origem (Giulia Giovanna), duas meio-campistas de qualidade – Danny Teixeira e Joana – e três atacantes rápidas, casos de Iasmin, Aninha e Gabi Inácio.

Letal, o Inter aproveitou a primeira chance que criou. Aos 10 minutos, Giulia Giovanna cobrou dois escanteios consecutivos. O primeiro, batido pela esquerda, saiu fechado e quase surpreendeu a zaga, que afastou pela linha de fundo. No segundo, a volante cruzou na medida para o testaço de Bianca Martins. Quatro dias depois de marcar o seu primeiro gol como profissional, a defensora voltava a balançar as redes para o Clube do Povo – agora, no Sub-20!

Juntando Sub-20 e profissional, Bianca marcou o segundo gol em quatro dias/Foto: Adriano Fontes/C.R.Flamengo

O Flamengo pressionou nos movimentos que sucederam o gol colorado. No melhor momento mandante, a atacante Mariana bateu pressionada pela zaga, e Mari Ribeiro, atenta, espalmou pela linha de fundo. Com o passar do tempo, o nervosismo se tornou protagonista na atuação das donas da casa, enquanto o Inter, bem postado defensivamente, se mostrava pronto para incomodar nos contragolpes.

Aos 37, Iasmin fez fila, invadiu a área e apostou no chute rasteiro diante da saída da goleira. Sem direção, ela saiu em tiro de meta. Quatro minutos mais tarde, Joana também levou perigo em batida frontal de falta. Já às vésperas do intervalo – prolongadas por generosos cinco minutos de tempo adicional -, o Flamengo tornou a pressionar, mas o cerco à grande área do Inter, embora intenso, não resultou em maiores problemas para a goleira Mari Ribeiro.

Giulia Giovanna foi a dona da assistência para o gol colorado/Foto: Adriano Fontes/C.R.Flamengo

Flamengo empata no final

O roteiro de erros do ataque mandante e espaços para o contragolpe colorado foi mantido na primeira metade da etapa final. As oportunidades claras, porém, custaram a ser criadas. Atacando contra forte vento, o Inter teve boa chance aos 23. Lançada por Ketlin, Joana surgiu nas costas da zaga e bateu forte, com a perna direita, para milagre de Isa Cruz.

A resposta rubro-negra foi rápida. Anna Luiza, aos 24, recebeu passe rasteiro de Mariana e teve liberdade para finalizar de primeira, mas sem direção. O jogo de xadrez nas casamatas, a partir de então, ganhou os holofotes, à medida em que David da Silva promoveu as entradas de Piauí, Nathália, Pietra, Myrelle, Fridrich e Milenna nos lugares das extenuadas Iasmin, Gabi Inácio, Joana, Danny Teixeira, Erica e Giulia Giovanna. Comandante do Flamengo, Filipe Torres também processou as seis trocas a que tinha direito.

Partida foi intensamente disputada até o último minuto/Foto: Adriano Fontes/C.R.Flamengo

A pressão rubro-negra cresceu nos últimos instantes. Núbia, aos 43, até subiu livre, mas cabeceou para fora. Três minutos depois, a arbitragem indicou falta duvidosa para as donas da casa. Na cobrança, Mariana surgiu com espaço, na segunda trave, e completou para as redes, dando números finais ao confronto. Com o empate de 1 a 1, as Gurias jogarão por vitória de qualquer escore, na semana que vem, para ficar com a vaga na final do país. Vamos, Coloradas!


Ficha técnica:

Flamengo (1): Isa Cruz; Bruna (Emilly), Giovanna Barraca (Carol Martins), Nubia e Diovanna (Letícia); Duda Cerqueira (Larissa), Laysa (Dudinha) e Anna Luiza (Ingrid); Mariana, Pimenta e Duda Rodrigues. Técnico: Filipe Torres.

Internacional (1): Mari Ribeiro; Ketlin, Carla, Bianca Martins e Erica (Myrelle Torres); Giulia Giovanna (Milenna), Danny Teixeira (Fridrich) e Joana (Pietra); Aninha, Iasmin (Yngrid Piauí) e Gabi Inácio (Nathália). Técnico: David da Silva.

Gols: Bianca Martins, aos 9’/1ºT (I). Mariana, aos 46’/2ºT (F).

Arbitragem: Jenifer Alves de Freitas, auxiliada por Beatriz Geraldini de Sousa e Karolaynne Martins Garcia. Quarta Árbitra: Luciana Leite. Quinta Árbitra: Jessica Brasil Guimarães.

Estádio: Luso Brasileiro-RJ.