“Conseguimos um título inédito, que vai ficar na história”, destaca técnico David da Silva sobre a conquista da SeleInter na Sérvia
O futebol feminino brasileiro se sagrou campeão, no último domingo (19/09), dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15! Treinada por David da Silva, comandante das categorias Sub-14 e Sub-16 das Gurias Coloradas, a Canarinho esteve representada por cinco atletas do Clube do Povo na competição, número que só não foi maior devido à lesão de Lídia, defensora alvirrubra que empunharia a braçadeira de capitã no torneio. Ao todo, a campanha da SeleInter contou com 19 gols marcados e apenas um sofrido nas quatro partidas disputadas – e vencidas – na Sérvia.
Entrevistado pela Rádio Colorada nesta quinta-feira (23/09), David comemorou o protagonismo exercido pelo Inter na conquista brasileira. De acordo com o comandante, que confiou às atletas coloradas o posto de titulares nos jogos mais complicados, o torneio deixa um rico legado para a carreira das jogadoras, aprendizados esses que serão aproveitados principalmente pelas próprias, mas também pelo Clube, que passa a contar com promessas ainda mais gabaritadas.
“Conseguimos montar uma boa categoria Sub-15, com várias meninas, um terço da equipe, aqui do Internacional. Lamentavelmente, a Lídia, que seria nossa capitã, machucou, mas as demais fizeram por merecer. Tivemos a goleadora do Campeonato, a Aline Bergmann, que é Sub-16. Veio, nesse ano, para fazer parte do elenco, descoberta no Paraná. Todas as Gurias foram titulares nos jogos importantes, o que soma para elas, e também para o Clube, que tem meninas, com essa idade, já com uma bagagem tão boa para o futuro.”
David da Silva
A estreia do Brasil nos Jogos de Belgrado, realizada diante da França, serviu de prévia perfeita à importância que as Gurias teriam na caminhada rumo ao título. Disputada no dia 13 de setembro, a partida foi encerrada com vitória canarinho por três a zero, gols de duas atacantes coloradas: Aline, dona de doblete, e Gaby Tomé. O placar do confronto de abertura foi reeditado na rodada seguinte, quando a alvirrubra Karolayne, a Karolzinha, marcou um para o time de David.
A terceira jornada do Brasil também contou, é claro, com gols colorados. No 7 a 0 brasileiro sobre a França, Karol Pavarin marcou um, enquanto Gaby Tomé anotou mais dois para sua conta particular. Classificadas para a final, as brasileiras levantaram a taça após novo atropelo sobre a Ucrânia. Aline Bergmann e Karolzinha, uma vez cada, participaram do 6 a 1 canarinho, resultado que garantiu taça inédita para nosso país, feito especialmente comemorado pelo técnico.
“Foi a primeira vez na história que se realizou o campeonato nessa categoria.
E, bom, muito feliz pelo resultado.
Conseguimos levar somente um gol,
fazer vários, ser a equipe campeã indiscutível
e trazer esse título inédito para o Brasil, que vai ficar na história.”
David da Silva
Vale lembrar que, enquanto as atacantes coloradas brilhavam atordoando zagueiras adversárias, a retaguarda brasileira contava com a segurança implacável de Erica, polivalente defensora que ocupou papel igualmente fundamental no excelente retrospecto da defesa verde e amarela. Regido por David, o quinteto das Gurias, bem como as demais selecionáveis, ofereceu ao comandante uma inesquecível lembrança, que o profissional faz questão de compartilhar com o Clube do Povo.
“Desde que eu estou no Inter, consegui ter bastante conhecimento, não só da modalidade feminina, mas do futebol em si. Agora, também tive isso com a Seleção Brasileira. O que é bom, porque conheci meninas de outros estados e o trabalho dos seus clubes. Isso ajuda a absorver o que fazem de bom, e trazer para o Inter. Nosso trabalho já é maravilhoso, mas sempre podemos melhorar mais. Foi uma experiência boa, feliz, que tenho certeza que acrescenta a minha carreira, a poder colocar minhas qualidades aqui no Inter.”
David da Silva
O título com as cores do Brasil dá fôlego ainda maior para a base colorada, que lutará por títulos importantes nesta reta final de temporada. Vice-campeã brasileira, a categoria Sub-16 disputará, no próximo mês de dezembro, a Liga de Desenvolvimento da CONMEBOL, torneio que também será jogado pelo Sub-14 do Clube do Povo. Pra cima delas, Gurias!