Valdomiro

O recordista. De seu pé, partiu o cruzamento do Gol Iluminado de Figueroa, em 1975. Uma temporada depois, foi além, primeiro cobrando falta que originou gol de Dadá, depois anotando, também de bola parada, o segundo na final nacional contra o Corinthians.

Atleta que mais vezes vestiu a camisa colorada, somando 711 partidas pelo Inter, Valdomiro Vaz Franco entrou para a história alvirrubra também por seus gols, assistências e títulos, mas principalmente devido à biografia que ostenta. O camisa 7 do Tri brasileiro construiu carreira que em muito se parece à alma alvirrubra. De origem humilde, encarou com a cabeça erguida altos e baixos, destilou muito suor para chegar ao topo e, uma vez nele, não esqueceu de suas raízes.

Nascido em Criciúma, o ponta-direita chegou ao Inter em 1968, após boa passagem pelo Comerciário, time de seu município. Fora indicado, inclusive, por outra lenda colorada, Tesourinha. Inicialmente contestado a ponto de ouvir vaias em seu aquecimento, Valdomiro percebeu que não existia melhor resposta à desconfiança para com seu futebol do que o empenho. De tanto treinar, praticar e melhorar, passou a aterrorizar defesas com seus cruzamentos de efeito, chutes indefensáveis e intensa velocidade. Assim, com muita paciência e determinação, acumulou rótulos como homem Gre-Nal, decacampeão gaúcho e tri brasileiro. Com estes, eternizou-se em nossa história.

Saiba mais sobre os números do recordista Valdomiro! (abre numa nova aba)”>> Saiba mais sobre os números do recordista Valdomiro!

Conheça os jogos em que Valdomiro fechou centenas de partidas! (abre numa nova aba)”>> Conheça os jogos em que Valdomiro fechou centenas de partidas!

Os principais gols do ídolo! (abre numa nova aba)”>> Os principais gols do ídolo!

Homem Gre-Nal! (abre numa nova aba)”>> Homem Gre-Nal!

> Os números, craques e hat-tricks que marcaram a trajetória no Inter!

> Os feitos de Valdomiro!

Ficha técnica:

Posição: Atacante
Data de Nascimento: 17/02/1946
Naturalidade: Criciúma (SC)

Carreira:
Internacional: 1968 – 1980
Millionarios: 1980 – 1981
Internacional: 1982 – 1982

Títulos:
Campeonato Gaúcho – 1969 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1970 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1971 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1972 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1973 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1974 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1975 – Internacional
Campeonato Brasileiro – 1975 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1976 – Internacional
Campeonato Brasileiro – 1976 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1978 – Internacional
Campeonato Brasileiro – 1979 – Internacional
Campeonato Gaúcho – 1982 – Internacional

A primeira taça pelo Inter