Raio-X: Gurias decidem vaga na semifinal do Brasileirão A1

Gurias estão em vantagem nas quaras do país/Foto Nayra Halm/Staff Images

Tarde de duelo eliminatório no Beira-Rio! Em vantagem após vitória de 3 a 1 no jogo de ida, disputado no Rio de Janeiro, as Gurias Coloradas recebem o Flamengo, a partir das 15h desta segunda-feira (22/08), para a disputa da partida de volta das quartas de final do Brasileirão A1. Confira, a seguir, todas as informações sobre o confronto.

Serviço de jogo;
A força das Gurias no Gigante;
Transmissão;
Regulamento;
Preparação colorada;
Arbitragem;
De olho nas rivais;
Histórico do confronto;


Vem pro Gigante!

Gratuito tanto para sócios(as) quanto para colorados e coloradas em geral, o acesso à partida contra o Flamengo será liberado mediante doação de 1kg de alimento não perecível! Para confirmar presença no duelo, você tem até as 16h desta segunda-feira para clicar no botão abaixo, fazer o login na página, adquirir o ingresso sem custo e imprimir o e-ticket.


O Beira joga junto com elas

Coloradas já venceram duas do Brasileirão no Gigante/Foto: João Callegari

No Brasileirão de 2022, as Gurias estão 100% no Gigante! O primeiro jogo do Nacional que as coloradas disputaram no Beira-Rio integrou a terceira rodada. Na ocasião, o Inter, que àquela altura somava vitórias sobre Cresspom-DF e Esmac-PA, bateu o São Paulo por 2 a 0, e assumiu a liderança do país. Millene e Bruna Benites marcaram os gols do confronto.

Bruna marcou contra o São Paulo/Foto: João Callegari

Já a 14ª rodada nacional reservou emocionante duelo para as Gurias no Beira-Rio. Em uma tarde de quarta-feira, elas receberam o Santos, e saíram em desvantagem nos minutos finais do primeiro tempo. O gol paulista foi marcado por Brena, cobrando falta cometida por Sorriso, que pelo lance recebera o vermelho.

Mesmo com uma a menos, o Clube do Povo tratou de buscar a virada no segundo tempo, e o fez no embalo de Duda e Fabi Simões, alçadas a campo no intervalo, e das artilheiras Isabela e Millene. Logo no primeiro minuto, Sampaio cobrou escanteio fechado que Bela transformou em assistência para marcar o de empate.

Beal (6) empatou de cabeça/Foto: João Callegari

Mais tarde, Millene Fernandes acertou lindo chute no ângulo para colocar o Inter em vantagem no marcador. Já na casa dos 30 minutos, a camisa 14 balançou as redes mais uma vez, agora em lance de oportunismo, que contou com desarme na goleira Vivi e finalização segura para o gol aberto. Nos acréscimos, Cristiane ainda descontou para o Santos e deu números finais ao jogo: 3 a 2 para as Gurias.

Millene fez dois no Santos/Foto: João Callegari

Transmissão

Sempre ao lado do Futebol Feminino do Clube do Povo, a Rádio Colorada estará ao vivo, direto das cabines do Beira-Rio, a partir das 14h45. As redes sociais das Gurias (InstagramFacebook e Twitter) acompanharão o minuto a minuto da partida, enquanto o SporTV anuncia transmissão com imagens.

ProgramaçãoPlataforma
14h45Portões AbertosSite e APP do Inter
15hJornada EsportivaSite e APP do Inter
17hVestiário VermelhoSite e APP do Inter

Vantagem importante

A vitória no Rio de Janeiro, construída com dois gols de Lelê e outro de Maii Maii, permite que as Gurias percam o jogo desta segunda-feira pela diferença mínima. Caso o escore de semana passada seja repetido, independente do placar, a vaga nas semifinais será decidida nos pênaltis. Empate ou triunfo do Inter, por óbvio, classificam as coloradas. Quem avançar do duelo enfrentará o São Paulo nas semifinais.

Lelê foi a estrela da vitória no Rio/Foto: Nayra Halm/Staff Images

Pra cima, gurias!

No Rio de Janeiro, as Gurias fizeram história. Pela primeira vez desde 2019, ano em que estreou na elite do futebol feminino brasileiro, o Inter venceu o jogo de ida da fase de quartas de final do país. Depois do triunfo, o técnico Maurício Salgado dispôs de uma semana cheia para preparar o time que irá a campo no Beira-Rio.

Maii Maii balançou as redes na ida/Foto: João Callegari

A retomada dos treinos no Sesc Protásio Alves ocorreu na quinta-feira passada (18/09). Para além das tradicionais atividades regenerativas organizadas pelo preparador físico Douglas Libonorio, Salgado orientou quatro dias de trabalhos com bola para o grupo, incluindo exercícios em campo reduzido, com foco nas finalizações e em situações de um contra um, e jogo coletivo.

O gol marcado pelo Flamengo na partida de ida das quartas de final foi o 14º sofrido pelas Gurias no Brasileirão. Até aqui, elas têm, ao lado do Palmeiras, a terceira defesa menos vazada do país – apenas São Paulo e Corinthians estão à frente do Inter no critério. Ao mesmo tempo, o ataque colorado é o quinto mais positivo da competição, com 30 tentos anotados.

Inter tem excelente campanha até aqui/Foto: João Callegari

Arbitragem

Charly Wendy Straub Deretti (FIFA), da Federação Catarinense de Futebol, apita, auxiliada por Ariela Duarte da Silveira e Estefani Adriati da Rosa, dupla da Federação Gaúcha de Futebol. Quarta árbitra: Andressa Hartmann, também do Rio Grande do Sul.


Rival

Tradicional potência do futebol feminino brasileiro, o Flamengo investiu pesado nesta temporada, e deu fim ao jejum de dois anos sem disputar os mata-matas do país. Agora, a equipe do técnico Luís Andrade busca repetir 2019, quando superou o Inter para chegar na fase de semifinais do Nacional. Para isso, as campeãs de 2016 precisarão fazer o que só conseguiram uma vez em 2022: vencer como visitantes por diferença superior a um gol.

Flamengo não disputava as quartas desde 2019/Foto: Nayra Halm/Staff Images

Em busca da virada, as Meninas da Gávea também terão que superar uma baixa de peso no meio de campo, já que a volante Thaísa, com uma lesão no ombro direito, sequer viajou a Porto Alegre. O setor já está desfalcado por Cris e Kaylane, dupla que disputa a Copa do Mundo Sub-20. Assim, o Flamengo deve ir a campo com Natascha; Monalisa, Daiane, Cida e Jucinara; Kaylane, Leidiane e Duda; Crivelari, Sole Jaimes e Maria Alves.


Retrospecto

Histórico é de equilíbrio entre as equipes/Foto: Nayra Halm/Staff Images

Em sete jogos, duas vitórias para cada lado, além de três empates. Este é o histórico do confronto entre Gurias Coloradas e Meninas da Gávea, que até hoje teve apenas três jornadas disputadas com mando do Inter – duas encerradas em igualdade e uma com triunfo do rival. O saldo de gols do embate também é equilibrado, mas indica leve vantagem para as cariocas, que balançaram redes gaúchas em oito ocasiões, uma a mais do que o Clube do Povo.